Ir ao conteúdo

memória RAM em dual channel só liga no segundo boot

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, fiz um post recentemente sobre meu computador só estar dando vídeo e funcionando normalmente no segundo boot. Não obtive muitas respostas, porém fui testar coisas sozinho e vi que só deixar o computador em single channel ele liga normalmente, mas o colocar a segunda ram no outro slot ele só dá o vídeo no segundo boot. Isso é um problema da placa-mãe, cpu ou memória RAM?

Tenho uma ASUS ex-460m-v5 com um i5 10400f e duas memórias ram de 8gb 2666mhz da juhor

Postado

@Juan Aleixo Poderia ser alguma instabilidade. Tente carregar na BIOS "Optimized Defaults", com ambas as memórias.

E talvez desativar o CSM na BIOS.

Postado

@Juan Aleixo Como exatamente você testou as memórias? Tentou ligar o PC separadamente com ambas as memória? E testou ambos os slots fazendo isso?

Porque temos que chegar na conclusão de que não é um problema físico na memória.

Poderia se fazer até um memtest86 para verificar se não encontra algum erro.

Postado

@Gui GC sim, já liguei cada uma separada, funciona normalmente. 

1 minuto atrás, Juan Aleixo disse:

@Gui GC sim, já liguei cada uma separada, funciona normalmente. 

No momento estou sem internet no computador para conseguir baixar esse memtest86

@Gui GC testei novamente para ter certeza e sim, cada uma funcionou normalmente em cada slot, a placa tem dois slots apenas, testei cada uma em cada um e bootou normalmente

Postado

@Juan Aleixo Pode usar o diagnostico de Memória do Windows, apesar de considera-lo pior do que o memtest86, é uma opção se usar o Windows 10 e talvez no 11 também;

E o perfil XMP está ligado ou desligado na BIOS?

E existe sim a possibilidade das memórias estarem causando instabilidade no sistema, as memórias chinesas da Killsre estavam causando instabilidade em sistemas da 10ª geração quando em dual channel. Mas funcionavam em single perfeitamente, e no tópico que foi relatado esse problema com memórias os problemas ocorreram em 3 builds Intel diferentes. E as memórias funcionavam perfeitamente em Ryzen.

As vezes não tem muito o que fazer, talvez brincar um pouco com a latência e clock na BIOS. Mas pode ser só um problema de instabilidade e mais nada de grave.

Postado

@Juan Aleixo É nas, especificações da placa-mãe não há de fato menção a OC de memória. Apesar de haver uma menção ao XMP, que talvez só esteja visível se a memória possuir perfil XMP/DOCP.

Se não tem como modificar latência e clock. Iria precisar testar com outra memória. Como não há problemas utilizando cada pente em separado, eu acredito que o problema deve ser instabilidade com os dois pentes juntos.

Postado

@Gui GC entendi, infelizmente só tenho essas duas pro teste no momento, mas obrigado pela ajuda, quando eu tiver com internet eu baixo o programa e testo no dual channel e vejo se tem algo estranho também. Infelizmente vou ter que usar no single channel mesmo e tentar dps comprar outras duas né? Obrigado pela atenção!

Postado
22 horas atrás, Gui GC disse:

@Juan Aleixo Pode usar o diagnostico de Memória do Windows, apesar de considera-lo pior do que o memtest86, é uma opção se usar o Windows 10 e talvez no 11 também;

E o perfil XMP está ligado ou desligado na BIOS?

E existe sim a possibilidade das memórias estarem causando instabilidade no sistema, as memórias chinesas da Killsre estavam causando instabilidade em sistemas da 10ª geração quando em dual channel. Mas funcionavam em single perfeitamente, e no tópico que foi relatado esse problema com memórias os problemas ocorreram em 3 builds Intel diferentes. E as memórias funcionavam perfeitamente em Ryzen.

As vezes não tem muito o que fazer, talvez brincar um pouco com a latência e clock na BIOS. Mas pode ser só um problema de instabilidade e mais nada de grave.

Rodei o teste e tive isso e resultado na primeira parte, devo deixar rodar as 4?

16594737752405006844325974814759.jpg

Postado

@Juan Aleixo Sim, existem erros que não são tão constantes e podem aparecer após horas de testes.

Agora alguma memória com problemas físico iria mostrar erros de forma constante.

Postado
2 horas atrás, Gui GC disse:

@Juan Aleixo Sim, existem erros que não são tão constantes e podem aparecer após horas de testes.

Agora alguma memória com problemas físico iria mostrar erros de forma constante.

Pronto, terminou e passou kkkkk tô entendendo mais é nada

16594839380521370230581577797904.jpg

• Solução
Postado

@Juan Aleixo É bem provável que seja instabilidade com a marca da memória e os processadores Intel.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!