Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

nvme não da boot no windows


Posts recomendados

Bom dia pessoal.

Bom, acabei de instalar meu NVMe wd green de 480gb, porém, após muito sofrimento consegui instalar o windows nele e ele simplesmente não inicia o windows!

Já tentei mexer em tudo na placa-mãe e nada, tentei clonar ele no Macrium e também não deu, pois ele da o seguinte erro "o disco de destinho tem um tamanho de setor incompatível para esta operação".

Quando abro o "Meu computador" eu consigo armazenar coisas tranquilamente, também consigo acessar os arquivos do windows que instalei nele, o único problema é dar o boot nele pois ele sempre me retorna a mensagem falando para eu entrar na BIOS e selecionar uma unidade bootavel com o sistema.

Já tentei com o SSD desplugado e plugado, quando coloco o NVMe pra dar boot prioritário, ele simplesmente inicia o meu SSD ***** pra minha escolha kk.

Espero que possam me ajudar, caso necessitem de alguma print é só solicitar que estarei respondendo com menção aqui.

imagem_2022-08-10_163622485.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jefferson Denzer Você instalou o Windows junto com o outro SSD/HD ligado, né? 

 

A partição de boot está no outro disco, e não vai dar boot sem ela.

 

Como não tem nada no NVMe é melhor desconectar o outro disco, e formatar do 0.

 

Você poderia verificar no gerenciador de discos que provavelmente o NVMe só tem a partição D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jefferson Denzer Você poderia ir no MSConfig > Inicialização do sistema e verificar quantos sistemas operacionais aparecem na lista.

 

De fato a partição EFI está no disco D, mas também não foi instalada no disco a Partição de Recuperação. E não tenho certeza se o gerenciador de dispositivos mostraria que também há arquivos de Sistema se houvessem 2 windows instalados na maquina.

 

E em partes acho que o Windows no disco D estaria ocupando pouco espaço. Mas não tenho realmente ideia de quanto o Windows ocupa, uma breve pesquisa na internet diz que o Windows 10 64 bits ocupa cerca de 20Gb.

@Jefferson Denzer O SSD antigo tem que estar desconectado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada, deve ir no gerenciador de discos e ver o formato do partionamento dos dois discos(mbr ou GPT).

Aí não deu para entender: se você foi clonar os dois discos precisam estar ligados.

Caso opte por uma instalação limpa ou um pendrive de recuperação, aí sim é melhor desconectar o disco "velho"com partição Windows para evitar um vínculo.

E qual versão Windows ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui GC Então, também achei estranho o tamanho do windows, mas acompanhando a tela de instalação ele fez o procedimento completo, só não iniciou o windows após a instalação.

No msconfig só está aaparecendo um sistema (sistema operacional atual; Sistema operacional padrão)

Vou tentar novamente amanhã quando voltar do serviço, vou ver se consigo filmar para qualquer coisa ter um jeito mais claro de demonstrar o BO. Valeu chefia

@PedraX Então cara, atualmente o SSD está MBR e o NVMe gpt, tentei formatar com o NVMe MBR também e não consegui 😕

Para clonar os dois estavam conectados sim, mas este erro não consegui resolver de maneira nenhuma, nem em mbr e nem gpt, tentei formatar de todas as maneiras que sei (que são poucas kkk) e não consegui.

vou tentar novamente com o SSD desconectado pra ver, vou usar um outro pendrive de boot que tenho para testar.

É a versão windows 10 pro 64 bits baixado direto da microsoft e criado pendrive bootavel pelo yumi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jefferson Denzer Eu acredito que a instalação por algum motivo parou na metade da instalação, se só mostra um Windows instalado. Ao menos as vezes que instalei um SSD em um PC com HD com o Windows já instalado, quando eu conectava posteriormente aparece 2 opções do Windows 10 para escolha no MSConfig. Com um SSD Sata e um NVMe não deve ser diferente.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Jefferson Denzer disse:

SSD está MBR e o NVMe gpt,

nessas condições a clonagem não dá certo mesmo.Levando em conta que a recomendação do W10 e W11 é GPT e UEFI a sua melhor opção é fazer uma instalação limpa.

E para converter um disco em GPT tem um aplicativo no proprio Windows chamado diskpart, ou outro que converte direto do MBR para GPT chamado MBR2GPT.EXE(mas só use se tiver certeza que tem um backup seguro dos dados importantes, com HD não se brinca)

https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/storage/disk-management/change-an-mbr-disk-into-a-gpt-disk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui GC tentei só com o NVMe ligado e isto apareceu agora, tô ficando louco com isso já :[

 

amanhã quando chegar do serviço vou tentar converter novamente o gpt mbr e ver o que dá, por acidente acabei de apagar o windows do pendrive e vou ter que fazer outro kkk

IMG_20220810_172656.jpg

@PedraX tentarei isso amanhã irmão, obrigado pela ajuda de vocês dois. ❤️

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jefferson Denzer Só exclua a partição.

@Jefferson Denzer Ou poderia ser que o pendrive estava e MBR. Até onde eu sei NVMe só é compatível com GPT, mas posso estar errado.

@Jefferson Denzer O NVMe só da boot se a BIOS, na aba BOOT, Storage Device ou algo assim estiver setado para UEFI. O que possivelmente não está, já que o SSD está em MBR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui GC @PedraXEntão meus queridos, consegui clonar utilizando o AOMEIBackup, ferramenta super simples de usar desde que você tenha um serial.

Porém, na BIOS não aparece a opção de setar o "MULTIBOOT.... NVMe", é um nome que foi atribuido ao meu NVMe após a clonagem, só aparece o nome antigo dele que resulta na inicialização do SSD normal e não do NVMe caso selecionado.

Teria algum software conhecido por vocês que pudesse auxiliar na seleção de boot? Levando em consideração que o novo nome sugerido não aparece disponível para listar como boot prioritário?

OBS: Quero fazer isso temporariamente, estou com um certo receio de apagar o SSD por completo por enquanto.

 

Agora irei dormir pra trabalhar, amanhã respondo qualquer coisa.


Novamente, obrigado pela ajuda de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jefferson Denzer Tem um problema de que NVMe só da BOOT se estiver com a BIOS em [UEFI]. E imagino que como seu SSD esteja em MBR o boot de storage device pode estar setado para [Legacy]. Suponho que seja por isso que a BIOS está forçando o SSD a dar BOOT ao invés do NVMe.

 

Ao menos o boot do windows normalmente é: [MBR + BIOS(Legacy)] ou [GPT + UEFI]. Enquanto outros sistema operacionais poderiam usar [MBR + UEFI], mas ai já entra em questões técnicas que eu não entendo muito bem.

 

E quanto ao nome eu acredito que só vai ficar com esse nome na partição, na BIOS ou você vai ver o nome do seu NVMe ou WIndows Boot Manager.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Jefferson Denzer disse:

Quero fazer isso temporariamente, estou com um certo receio de apagar o SSD por completo por enquanto.

Oras, crie um pendrive usando um Windows no site da Microsoft, tire o SSD SATA do PC e boote o pendrive sómente com o SSD M.2 NVMe instalado. Depois é montar o SSD SATA e copiar os arquivos que quiser de volta.

É o mais fácil a ser feito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui GC @PedraX tirei essas fotos rapidinho antes de deitar, é assim que está a parte dos nomes que mencionei.

 

Amanhã vou dar uma pesquisada mais a fundo sobre esse assunto que você falou do gpt+eufi.

 

De qualquer maneira, obrigado pela ajuda de vocês dois. ❤️

IMG_20220811_171919.jpg

IMG_20220811_171842.jpg

IMG_20220811_171853.jpg

@PedraX opa, se eu fizer isso o NVMe vai dar boot por padrão? Tenho medo de apagar o SSD e ele não bootar por algum motivo kk

 

 Na vdd nem testei ainda sem o SSD, tenho que acordar às 22 pra trabalhar e já deveria estar dormindo faz horas kkk 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!