Ir ao conteúdo

placa de vídeo RTX 3080 esquentando muito, devo me preocupar?


Ir à solução Resolvido por Alex Weiss,

Posts recomendados

Postado

Bom dia! Estou testando uma Placa de Vídeo RTX 3080 12GB da Galax SG com um processador i5 9600KF em 1080p (Com um gargalo maravilhoso).

Estou utilizando uma fonte CX 650W PLUS Bronze, estou com uma RM850 PLUS Goldo em outro setup (Que em breve vou trocar, eu fique com esta placa)

 

Sou a primeira pessoa a utilizar esta placa de vídeo, e percebi que ela esquenta muito em jogos e acaba aquecendo os componentes vizinhos.

 

Em NEED FOR SPEED HEAT com gráficos no alto e resolução de 150%, ela chega a uns 80°c em menos de 10 minutos de jogo. (Mesma configuração, mas sem a GPU: Com uma 1060 6gb Galax, ela chegava aos 74°c e mantém)

Já a CPU esquenta mais ainda! Chega a uns 80°c a 87°c. Acredito que por conta do calor que a GPU exala no gabinete a fan esta puxando ar quente e jogando para o dissipador. (Mesma configuração, mas sem a GPU: Com uma 1060 6gb Galax, o CPU não passa de 70°C) 

 

A memória RAM já passou dos 70°c (Mesma configuração, mas sem a GPU: Com uma 1060 6gb Galax, o memória RAM não passa de 50°C) 

 

 

No jogo Red Dead Redemption 2 com os gráficos todos no ultra, a GPU foi de 69°c para 75°c em 10 minutos de jogo. ( O mesmo para a CPU). Já a memória ram chegou aos 53°c. 

 

Observações: Esta placa de vídeo vem uma ventoinha a mais:image.png.44380267edeece432631ad33a80c3206.png

Esta ventoinha tem sua função de extrair o ar quente do dissipador da placa de vídeo para cima, jogando todo o ar quente nas memórias ram, porém nunca vi ela ligada, mesmo aos 82°C da GPU.

 

 

 

Esta parte, prefiro chamar de chapa preta ou ferro, esquenta o suficiente para passar minhas roupas: image.png.0f373fec1b71df6d6d547548b29d57b7.png

Mesmo tendo gargalo ou uma fonte não recomendada para a placa, de uma coisa de bom tem! O gabinete possui 7 fans com apenas 1 do dissipador do water cooler. Enviarei a foto para poderem me ajudar em qual o melhor ajuste para deixas as fans.

image.thumb.png.8a7348781d1043e863d04349ecf5adcc.png

 

 

 

A maior concentração de calor após abrir o gabinete e usar a palma da mão para sentir a temperatura por volta do gabinete: Por volta do NVMe e memória RAM esta muito quente, mais especificamente, a baixo da placa esta frio e a cima dela esta muito quente. Não verifiquei a temperatura do NVMe nos teste, mas acredito que ficou do tipo torradinho crocante.

 

 

Se esta temperatura for realmente fora do normal, não ficarei com a Placa de Vídeo, pois ela é nova, a não ser que realmente tem algum defeito ou algo relacionado ao gargalo. Pois meus componentes não chegam a esquentar muito com outras GPU em testes como este. 

Postado

@Você Vamos por partes

1-A GPU a 80c está normal, e não tem problema foi projetada pra trabalhar assim.,

 

Agora CPU chegando as quase 90c não é certo, precisa melhorar isso aí...  Ainda mais por não dar conta de levar a 3080 deve ficar em 100% de uso direto, daí a temperatura alta e daí o seu gargalo. 

 

Há um problema na sua "arrumação" das ventoinhas, 

O correto é as 3 frontais jogar vento pra dentro, e o resto jogar vento pra fora, fazendo a exaustão do calor.  

- O que se vê aí são 5 ventoinhas jogando ar pra dentro e apenas 2 fazendo a exaustão, então logicamente o WC vai sofrer com isso.  

 

soluções:

1-pode mover o WC para parte fronta, configurando a ventoinha para puxar ar fresco de fora e jogar no radiador.[radiador do lado de cá da chapa e ventoinha do lado de lá]. 

Pode também posiciona-lo na parte superior já que seu gabinete oferece espaço. Poderia deixar na posição 1 superior empurrando ar pra fora, aproveitando o ar fresco vindo das ventoinhas frontais que estão proximas ali.

2- pode fazer também se tiver +1 ventoinha disponível, um Push and Pull no radiador deixando uma ventoinha de cada lado, uma empurrando o ar para o radiador e outra retirando o ar do radiador, assim aumentando o fluxo de vento ali.

3- Deve mudar as 2 ventoinha de cima que estão jogando ar pra dentro para retirarem o ar quente. 

 

uma configuração que fica boa;

1- Deixar o WC na parte frontal, posição 1 de cima pra baixo, jogando ar pra dentro - as outras 2 ventoinhas de baixo também jogando ar pra dentro.

2- O restante das ventoinhas na parte superior e traseira todas jogando ar pra fora.

-seu fluxo de ar ficaria muito melhor organizado do que a bagunça que está agora.

 

*Calor sobe, não adianta forçar o contrario que você só vai acumular calor dentro do gabinete e logo nada mais consegue resfriar direito.

 

*As mangueiras do Radiador devem ficar viradas para baixo, e não pra cima como você tem agora. Assim você evita que se crie bolhas de ar que também vão prejudicar o resfriamento do CPU. Em alguns casos o liquido vem a coagular e o WC tem uma falha catastrófica, o usuário perde o componente pois não existe reparo para o mesmo. Isso quando não ferra o CPU junto por uma alta temperatura decorrente.

 

-*Qual o modelo da sua placa-mãe?

Confira também no manual da sua placa-mãe se o correto para Dual channel é mesmo usar os slots A1/B1[1 e 3], pois na grande maioria o indicado pelo fabricante é usar no A2/B2[2 e 4] para 2 módulos de memória.

Apenas por desencargo de consciência, se caso estiver errado já aproveita pra corrigir também. Se estiver certo pode desconsiderar.

  • Curtir 2
Postado

@Alex Weiss Aproveitei para fazer o teste e coloquei a RM850W, efetuei a opção 1, infelizmente não consegui colocar uma Fan aperto do WC, então coloquei uma abaixo da GPU/WC e onde estava o WC, coloquei a uma FAN para jogar ar para dentro do gabinete e as 3 de cima estão puxando ar para fora (As duas perto do gabinete saem ar quente, já a perto de onde era o WC não retira nenhum vento quente).

 

Joguei o Need For Speed Heat para testar, já que é o que esquenta mais... Infelizmente chegou aos 85°c a CPU e 82° GPU, porém demorou para chegar a essas temperaturas. 

 

Futuramente vou tentar pegar um i9 12900k ou Ryzen 9 5950x. Você acha que vai continuar esquentando ou devo me preocupar com um WC melhor?

Postado
6 minutos atrás, Você disse:

Aproveitei para fazer o teste e coloquei a RM850W, efetuei a opção 1, infelizmente não consegui colocar uma Fan aperto do WC, então coloquei uma abaixo da GPU/WC e onde estava o WC, coloquei a uma FAN para jogar ar para dentro do gabinete e as 3 de cima estão puxando ar para fora (As duas perto do gabinete saem ar quente, já a perto de onde era o WC não retira nenhum vento quente).

Está bem confuso rsrsr

Onde você colocou o WC? se possível envie uma foto novamente pra facilitar sua ilustração..

3 superiores jogando ar pra fora e a traseira também, esse é o Airflow correto. 

Não necessariamente vai ter que sair ar quente, mas tem que manter o fluxo e sentido da corrente de de ar. 

Não deve botar uma virada pra lá outra pra cá, aí realmente pode não ajudar ou prejudicar...

 

Sim, WC de 120mm é sofredor para processador que de praxe são esquentadinhos. Se planeja botar esses processadores você deve providenciar WC de 240mm ou 360mm.   

De momento um Air cooler exemplo: Gammax 400v2 vai entregar até mais dissipação do que esse WC de 120mm que usa hoje. 

Então Você pode investir num bom Air cooler robusto[que tem custo-benefício muito melhor do que os WC] e até usar ele depois com outro processador ou investir em um WC melhor, mas isso vai demandar um bom orçamento.  

  • Curtir 1
Postado

@Alex Weiss image.thumb.png.945255e04dd543ce6c8424318f046a61.png

Segue desta forma, a fan de baixo do WC não tenho onde colocar, o esquema do Push and Pull não tem como colocar também, pois o gabinete usa uma telinha para evitar poeira e não há espaço. Esta fan acima do do conector da CPU não esta tirando nenhum ar quente.

 

Qual WC você me recomenda? 280mm ou 360mm? Tem alguns que consigo por um bom preço.

Postado

@Você talvez eu devesse ter perguntado antes pra facilitar.. Qual é o modelo exato do seu gabinete? 

28 minutos atrás, Você disse:

Esta fan acima do do conector da CPU não esta tirando nenhum ar quente.

É por conta de que a traseira está jogando ar frio, e logo é sugado por ela então o ar ali nem chega a trocar calor e já é exaurido... o correto é virar a Fan traseira para jogar vento pra fora.. 

 

28 minutos atrás, Você disse:

a fan de baixo do WC não tenho onde colocar,

veja se não consegue empurrar as fans superiores mais pro fundo para sobrar um espaço para deixar o WC mais pra cima, assim daria um espaço para colocar as 2 fans abaixo do radiador. 

28 minutos atrás, Você disse:

o esquema do Push and Pull não tem como colocar também, pois o gabinete usa uma telinha para evitar poeira e não há espaço.

DO jeito que está agora a ventoinha do radiador está jogando ar pra fora, o que vai contra todo o sentido. 

* O lado da ventoinha que contém os braços[hastes] é o lado onde sai o vento* 

*O lado que as hélices ficam expostas suga o vento*

- O correto é: ventoinha na frente jogando ar pra dentro, depois o radiador preso no lado de dentro recebendo o ar fresco. 

Segue uma foto ilustrativa de exemplo.

 

airflow 3.png

Segue um diagrama do que é o recomendado de modo geral

[de modo improvisado para poder ilustrar mas fácil de entender rsrs]

airflow 2.png

Então você prende o radiador na ventoinha através da chapa de metal do gabinete com apenas os parafusos compridos, passando pela ventoinha - chapa de metal e aí prendendo no radiador. 

Dessa maneira que você instalou eu desconfio que possa até estar usando um parafuso inadequado pra prender o radiador no gabinete..

  • Curtir 3
Postado

O seu radiador é de 120mm, e na posição em que está fazendo papel de exaustor ainda com uma 3080 exaulando calor, o fluído vai aquecer muito rápido, perdendo a eficiência.

 

Como foi mencionado já aqui no post, seria necessário você trocar a posição desse radiador para a frente do seu gabinete, assim ao invés de trabalhar como um exaustor de calor, vai trabalhar como um ventilador. Assim sempre recebendo o ar frio, de fora. Push-Pull também ajuda bastante.

 

Na minha experiência o salto de um radiador de 120mm para 240mm é grotesco, mas quando vai para 360mm não é tanto... é obvio que tudo vai depender da marca e modelo, tendo muito impacto no material e na bomba.

 

Agora sobre a 3080, ela é uma placa que esquenta bastante mesmo, não é à toa que sempre que você ver uma, com certeza terá uma monstruosidade de cooler para ter um bom nível de arrefecimento.

 

Acredito, inclusive que essa geração de placas da Nvidia foi a que mais vi nos fóruns pessoas recorrendo a modificações com thermal pads e melhores pastas térmicas ou até mesmo metal líquido. Sendo mais raro a adaptação de blocos customizados para técnica de Water Cooler.

 

Não só a própria GPU demanda de bastante energia, como as memórias GDDR6X da Micron apesar de surpreendentes, alcançam temperaturas próximas dos 100c.

 

São placas incríveis mas produzem bastante calor, isso quando não mencionamos a 3090 que diferente da Ti possui metade dos chips de memória na parte superior que faz com que o backplate tenha que se virar com elas sozinho. Dá pra fazer um churrasco em cima dela no Cyberpunk. 

 

Eu possuo uma 3080 Ti também da Galax, porém é da linha HOF. Acredito que de todas que testei ela se saiu a mais fria, mas ainda assim fiz algumas modificações nela e ainda pretendo no futuro blockar ela. 

 

No entanto, essas modificações não se encaixam a todo mundo devido ser necessário ter um estudo prévio sobre o projeto da placa, espessuras de materiais e o pior de tudo ter a possibilidade de danificar algo. A Galax permite modificações mas caso você danifique ela, você perde o direto a garantia.

 

No seu caso seria interessante você conseguir melhorar o fluxo de ar entre os componentes e adquirir um Water Cooler com radiador maior e colocar na posição frontal, podendo também utilizar o método Push-Pull.

 

O gabinete também influencia bastante e pode levar em consideração o uso da tampa lateral de vidro temperado que atuará como isolante térmico e elevará bastante a temperatura.

 

Pesquise um pouco também sobre Undervolt no YouTube, acredito que irá lhe ajudar bastante, ainda mais com a 3080.

 

Boa sorte. 👍

  • Curtir 1
Postado

@Alex Weiss Ótimas dicas! Mas infelizmente não consegui colocar desta forma. Meu gabinete Corsair 470T mesmo empurrando WC para cima não consigo colocar outra FAN abaixo dele. Tentei colocar a FAN do WC do outro lado, para jogar ar de fora para dentro, porém ele possui uma tela para evitar poeira dentro do gabinete... Algo que em menos de uma semana já tem um pouco de poeira acumulada.

@MauricioBMS

 

Você acham que Water Cooler de 240mm ou 360mm bem instalado pode normalizar a temperatura desta CPU? Se for o caso posso providênciar, pois em alguns meses estou pensando em pegar um Kit Upgrade para um I9 12900K ou Ryzen 9 5950x para aposentar o processador atual que esta dando tudo de si. Por hora, tentarei achar um jeito em que WC receba ar de fora do gabinete. 

 

Joguei NFS Heat com alguns amigos e tirei um print do após entrar na garagem consegui capturar umas estatísticas do game com a configuração no médio. E percebi que realmente o CPU esta absorvendo o calor de outros componentes, sendo que no stress ele não chega a casa dos 70°c.

 

image.thumb.png.456156e194dbe981fa0a5949f3bcf19c.png

Postado

@Alex Weiss Ótimas dicas! Mas infelizmente não consegui colocar desta forma. Meu gabinete Corsair 470T mesmo empurrando WC para cima não consigo colocar outra FAN abaixo dele. Tentei colocar a FAN do WC do outro lado, para jogar ar de fora para dentro, porém ele possui uma tela para evitar poeira dentro do gabinete... Algo que em menos de uma semana já tem um pouco de poeira acumulada.

@MauricioBMS

 

Você acham que Water Cooler de 240mm ou 360mm bem instalado pode normalizar a temperatura desta CPU? Se for o caso posso providênciar, pois em alguns meses estou pensando em pegar um Kit Upgrade para um I9 12900K ou Ryzen 9 5950x para aposentar o processador atual que esta dando tudo de si. Por hora, tentarei achar um jeito em que WC receba ar de fora do gabinete. 

 

Joguei NFS Heat com alguns amigos e tirei um print do após entrar na garagem consegui capturar umas estatísticas do game com a configuração no médio. E percebi que realmente o CPU esta absorvendo o calor de outros componentes, sendo que no stress ele não chega a casa dos 70°c.

 

image.thumb.png.456156e194dbe981fa0a5949f3bcf19c.png

 

 

 

Att

 

Resolvi testar alguns games depois de tentar arrumar as FANS... Estava um pouco decepcionado com a nova Placa de Vídeo esquentando meu gabinete todo, quando resolvi abrir Forza 5. 

Utilizei as configurações no Extremo para efetuar os testes e descobri que talvez não seja problema da refrigeração/aquecimento. Need For Speed Heat anda utilizando a CPU em 100% fora do jogo com a configuração no médio, levando as temperaturas nas corridas a (CPU: 84°C) e (GPU: 80°C).

 

Já no jogo Forza 5, com as configurações no Extremo, CPU não chegou na casa dos 70°C, variando entre 55° a 68°, enquanto a GPU ficou na faixa dos 50°C. Registrei um print fazendo uma corrida pelo mapa para mostrar as estatísticas.image.thumb.png.e7d901b56a0142a32ed402f19e764f22.png

  • Solução
Postado
10 horas atrás, Você disse:

Tentei colocar a FAN do WC do outro lado, para jogar ar de fora para dentro, porém ele possui uma tela para evitar poeira dentro do gabinete..

Ok, mas como você faz a fixação das fans frontais? provavelmente você teve que abrir a parte da frente para parafusar o radiador certo?[isso por que é padrão em praticamente todos os gabinetes exatamente para podermos fazer essas instalações. A menos que o seu seja realmente um peso morto pra essa função exencial.]  então, ao invés do modo como está da 2ª foto que mandou. Você coloca primeiro a ventoinha com a mesma direção das outras e depois o radiador, aí é só passar os parafusos pela chapa do gabinete atravessando  a ventoinha e prendendo o radiador.   Se você manter desse jeito que esta na sua foto vai continuar pegando o calor da GPU além de que está totalmente ao contrário do fluxo correto. 

 

Segue mais exemplos, *as setas representam a direção do fluxo de ar*

1488863963_airflow1.png.e9b94fa74c57c78990f6b92b47d5aa83.png

Esse é o modo correto que deve instalar.

 

Abaixo o esquema que você pode fazer o Push and pull com a ventoinha que está sobrando. [este esquema eu mesmo utilizo no meu WC de 120mm. Então sei que é possível.]

*as setas representam o fluxo de ar*

283215725_airflow3.png.e0126925d42ee2a6fbc61079c277bfe0.png

são apenas rascunhos, mas completamente possível de entender o modo correto. 

Com isso não conseguir posicionar corretamente para puxar o ar frio de fora então não adianta mais rsrs.

20 horas atrás, Você disse:

image.thumb.png.945255e04dd543ce6c8424318f046a61.png

S

Do jeito que está aqui você continua pegando ar quente de dentro do gabinete então é logico que não vai conseguir temperaturas melhores. 

De todo modo o WC de 120mm também não ajuda, mas deve corrigir a instalação errada da ventoinha.

10 horas atrás, Você disse:

Water Cooler de 240mm ou 360mm

Para os processadores que você planeja, 360mm. 

Seu gabinete oferece suporte para até WC360mm tanto na frontal quanto superior. 

Quando for instalar faça corretamente respeitando o fluxo de ar para ser eficiente e não um forno.

10 horas atrás, Você disse:

Need For Speed Heat anda utilizando a CPU em 100% fora do jogo com a configuração no médio, levando as temperaturas nas corridas a (CPU: 84°C) e (GPU: 80°C).

Sim, com as configurações gráficas baixas o jogo fica mais leve, por consequência a taxa de FPS aumenta e por consequência o Uso% de CPU sobe.  

Quando usa configurações de alta qualidade o Uso% cai por conta da taxa de FPS ser menor e a carga estar mais distribuída para GPU.    

Afinal é uma 3080, se você usar configurações de gráfico baixas ela vai empurrar FPS com força e quem gargala é o CPU, por isso levando aos 100% e temperatura alta.   

 

  • Curtir 2
Postado

https://www.corsair.com/br/pt/Categorias/Produtos/Gabinetes/Gabinetes-ATX-Mid-Tower/470T-RGB/p/CC-9011215-WW

seguindo as informações o próprio gabinete não oferece uma boa abertura na parte da frente, apenas metade da tela furada. 

De acordo com esse modelo, você pode remover a parte da frente para parafusar corretamente, então a instalação certa do WC é possível, mesmo que fique para o lado de dentro do gabinete.

  • Curtir 1
Postado

@Alex Weiss Consegui realizar a forma do primeiro desenho! Comprei alguns parafuso que ajudou bastante, e também + FAN para realizar o Push and Pull, porém os parafuso não deram muito certo para realizar os procedimentos com a nova FAN. Enfim, tive ótimos resultados... Mas isso não tira o fato do Need For Speed Heat ser uma lenha com gasolina e isqueiro dentro do meu gabinete! Esta forma que você me informou ajudou muito na circulação de ar no meu gabinete, não achei que faria tanta diferença, mas isso realmente me surpreendeu muito! Sou muito grato por sua ajuda! Em breve vou comprar um WC 360mm ou 240mm Espero que me ajude onde instalar também! Haha

 

Estava com um monitorador de temperatura aberto, infelizmente eu tive que suspender o computador e acabou zerando tudo! Mas eu verifiquei as temperaturas durante o jogo!

 

CPU: Entre 68°C a 76° Não chegou nos 80°C.

GPU: Entre 70°C a 75°C Não chegou aos 78°C

 

Fiz a mesma jogada teste e ficou por essas estatísticas abaixo:

 

image.thumb.png.ed3b16a6f6d6b8d32c07de8d652db16c.png

 

Dentro do gabinete as fãs ficaram exatamente iguais as dos desenhos, deixando uma ótima circulação de ar!

image.thumb.png.f955c9a1951e345fa32f425b91ac0f9d.png

 

 

 

  • Obrigado 1
Postado
9 horas atrás, Você disse:

Espero que me ajude onde instalar também! Haha

Oopa! só chamar rsrsr

 

9 horas atrás, Você disse:

Dentro do gabinete as fãs ficaram exatamente iguais as dos desenhos, deixando uma ótima circulação de ar!

Que bom meu amigo, fico feliz em ter ajudado a solucionar. 

Até.

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!