Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Preciso da ajuda de vocês pra reestruturar uma empresa ultrapassada que tem resistência a mudanças.

Me chamam de Thiago, sou técnico de redes (desatualizado) e há 4 anos estou trabalhando numa pequena empresa (100 funcionários / 50 computadores) com uma estrutura ultrapassada¹, que vive dando problemas, mas que não consigo solucionar definitivamente porque exigem mudanças que precisam de tempo e planejamento e o segundo nome do meu chefe é "Pra Ontem".

Pretendo ficar mais alguns anos nessa empresa e alcançar um status de respeito, num nível de gerente de TI e, talvez, aposentar aqui mesmo, assim como 80% do quadro de funcionários.

Mas pra permanecer aqui preciso diminuir a quantidade de problemas imprevistos e recorrentes, pra trabalhar cada vez menos. Mas não sei nem por onde começar.

Detalhes: Meu chefe beira os 60 anos, tem uns 20 de empresa, uma formação de 1980 que contempla banco de dados, SQL, PHP, Cobol e pouquíssimo conhecimento geral de TI e gestão. Por isso, há 13 anos ele tem um terceirizado contratado que faz (não faz) o trabalho que eu poderia fazer.

¹ A estrutura atual deve ter sido montada entre 1990 e 2000. Teve algumas mudanças recentes, porque as coisas já não estavam mais funcionando.

• O ERP e o WMS rodam num DELL PowerEdge T640 com 2x Intel Xeon Silver 4208, 128GB com Windows Server 2019 e SQL Server 2019.
  • O servidor de arquivos é um DELL PowerEdge T110 II com Intel Xeon E3-1220, 8GB; Windows Server 2008 R2 e Server 2008.
    • As pastas, diretórios e permissões são uma bagunça, inclusive no AD.
  • O Firewall é um pfSense rodando numa máquina comum, bem velha. Não consegui verificar, mas beira um Celeron 2 com 2Gb de Ram DDR2 (exemplo).
  • A empresa tem 2 planos de internet contratado, mas não tem load balance pra redundância.
  • A rede é distribuída através de um único switch (DELL Power Connect 2848) e tem vários cascateamentos com hubs nos departamentos (umas vez desconfiaram que um ponto de rede estava derrubando a rede toda. Solucionaram desligando cabo por cabo e religando).
  • O cabeamento é velho, passa por fora das estruturas e na maioria das vezes preso com fita hellerman. Não tem keystone, espelho, patchcord ou documentação.
  • Durante toda extensão da empresa (escritório, almoxarifado, fábrica, expedição e estoque/pulmão) tem 6 redes de wi-fi muito lentas, que vivem caindo e cada uma com um ID e "range" de IP diferente (192.168.1.1 / 192.168.2.1 / 192.168.3.1 / ...)
  • A maioria dos computadores tem Windows 10, 8GB e SSD 240; sem antivírus, só Windows Defender. Vivem com a rede caindo e a maioria eu não consigo acessar pelo IP ou hostname, mesmo as vezes conseguindo pingar.
  • Aqui tem praticamente uma impressora por funcionário e todas locais, ligadas por USB.

Como disse, não sei nem por onde começar, nem o que estudar, nem o que pode ser feito pra melhorar, nem como provar a causa dos problemas. Mas tenho o conhecimento pra identificar que tem coisa errada e pra buscar o que precisar pra arrumar.

Quem tiver sugestões ou precisar de mais informações, agradeço.

• Membro VIP
Postado

Como o maior problema parece estar na rede, o ideal é mapear o que você possui hoje.

Efetuar um AS BUILT, pra saber como funciona a rede atual.

Identificar locais de melhoria/falha e realizar projeto, orçamento e por fim execução.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, dwatashi disse:

Como o maior problema parece estar na rede, o ideal é mapear o que você possui hoje.

Efetuar um AS BUILT, pra saber como funciona a rede atual.

Identificar locais de melhoria/falha e realizar projeto, orçamento e por fim execução.

Existe alguma ferramenta que eu consiga dados de funcionamento da rede?

Já ouvi falar de Wireshark, mas nunca usei e nem sei se é pra isso.

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, thivgofvrivs disse:

Existe alguma ferramenta que eu consiga dados de funcionamento da rede?

Acredito que agora, você precise levantar em loco como está configurada a rede.

Porque como existem switchs comuns, eles não informam como trafegam os pacotes.

Se fosse algo gerenciado, ou planejado, poderia usar um packet tracer

2 horas atrás, thivgofvrivs disse:

Já ouvi falar de Wireshark, mas nunca usei e nem sei se é pra isso.

Wireshark serve para identificar os pacotes, mas você não consegue levantar facilmente como está instalada a rede. Porque ele marca que o pacote saiu do servidor para uma estação por exemplo, mas não mostra qual o caminho físico ele percoreu.

Ele pode servir pra identificar que tem máquina enviando/recebendo muitos pacotes na rede.

Postado
1 hora atrás, dwatashi disse:

Acredito que agora, você precise levantar em loco como está configurada a rede.

Porque como existem switchs comuns, eles não informam como trafegam os pacotes.

Se fosse algo gerenciado, ou planejado, poderia usar um packet tracer

Wireshark serve para identificar os pacotes, mas você não consegue levantar facilmente como está instalada a rede. Porque ele marca que o pacote saiu do servidor para uma estação por exemplo, mas não mostra qual o caminho físico ele percoreu.

Ele pode servir pra identificar que tem máquina enviando/recebendo muitos pacotes na rede.

Eu conheço os caminhos que o cabeamento passa e sei que estão todos cheios de problemas.

Mas demonstrar com dados me ajudaria bastante a convencer que o cabeamento precisa ser refeito.

Identificar as quedas, lentidões, perda de pacotes, etc.

Postado

quando o lugar é assim a mudanca so ocorre quando tem a troca de gestao seja o chefe atual contratando alguém abaixo dele ou ele saindo... pra ele você falando é so mais um querendo gastar dinheiro, esta com preguica de trabalhar e por ai vai...

diz que ira chamar algumas empresas de consultoria(mesmo que não feche ninguem) para ter uma opinião de fora, faca ele participar das reunioes quando falarem sobre equipamentos, rede antiga, etc, etc.... dessa forma pode ser que ele comece a abrir o olho e a aceitar o investimento.

qualquer coisa comece com que custa menos, contrate antivirus(mcafee, kaspersky) mesmo que seja para usuario final, tem planos que você paga 1 licenca e pode usar em N computadores.

feito isso tente ir fazendo a infra aos poucos(isso gera dor de cabeça), mas algo estruturado para tirar esse monte de hubs perdido pela empresa.(talvez comecar por eles)

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, thivgofvrivs disse:

Mas demonstrar com dados me ajudaria bastante a convencer que o cabeamento precisa ser refeito.

Teria que usar um testador tipo Fluke LinkiQ, porque geralmente o teste via software até pode indicar a perda de pacotes, mas não mostra quais pares estão funcionando, qual a resistência, etc.

Tem empresa que faz o levantamento prévio abatendo o custo depois da implantação nova, mas geralmente é contrato fechado. Ninguém faz um bom trabalho que demandaria horas "pró-bono".

Conforme citado, melhor entrar em contato com empresas que vendem e/ou fazem implementações para pedir orçamentos.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!