Ir ao conteúdo

Qual o mais ideal? 2x16GB ou 4x8GB

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Então, tenho uma b550m ASUS tuf e um Ryzen 5600. Tenho 2 pentes de 8GB 3200mhz da gloway e gostaria de fazer um upgrade pra 32GB.

Gostaria de saber se teria problema em investir em mais 2 pentes de 8GB da mesma memória e frequência ou se seria mais ideal vender os dois pentes e comprar outros 2 de 16GB.

• Solução
Postado

Não há garantia que você conseguirá estabilizar 3200MHz utilizando quatro pentes. As especificações oficiais da AMD definem o padrão 3200MHz para até dois pentes, para quatro pentes é especificado 2933MHz para todas as memórias single-rank e 2666MHz se você tiver os quatro pentes ou pelo menos um par dual-rank.

Aqui no fórum já teve um usuário que não estava conseguindo rodar 3200MHz com 4x8GB com um Ryzen 7 5800X, só quando removia dois pentes. Ele só conseguia utilizar os quatro pentes com XMP desativado, que deixava as RAMs a 2133MHz.

Postado
48 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Não há garantia que você conseguirá estabilizar 3200MHz utilizando quatro pentes. As especificações oficiais da AMD definem o padrão 3200MHz para até dois pentes, para quatro pentes é especificado 2933MHz para todas as memórias single-rank e 2666MHz se você tiver os quatro pentes ou pelo menos um par dual-rank.

Aqui no fórum já teve um usuário que não estava conseguindo rodar 3200MHz com 4x8GB com um Ryzen 7 5800X, só quando removia dois pentes. Ele só conseguia utilizar os quatro pentes com XMP desativado, que deixava as RAMs a 2133MHz.

Então, minha dúvida era essa mesmo. Prefiro evitar dor de cabeça e partir pros 2x16 mesmo. Valeu meu querido.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...