Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, galera. Tudo bem com vocês?

Tenho internet Vivo Fibra 200 megas em um modem Askey RTF8115VW e utilizo um roteador Xiaomi AX6 como repetidor com fio em outro cômodo. 
Preciso bloquear conteúdos adultos em toda a minha rede, tanto cabeada, quanto wi-fi. 
Acontece que quando coloco o Xiaomi AX6 como repetidor, não consigo mexer nas configurações de DNS dele, apenas do modem da Vivo.

Já alterei o DNS do modem da Vivo para o Family Shield (208.67.222.123), o conteúdo na rede cabeada já está bloqueado, mas no wi-fi o conteúdo continua liberado.

O que posso fazer para solucionar o problema?
Agradeço a atenção de todos!

Postado

@bgustavohr Apenas não use como repetidor. Deixe como roteador e conecte via porta LAN ao modem da VIVO. Tudo ficará na mesma rede e não vai perder performance pelo duplo NAT. Postei um roteiro de como fazer há poucas semanas. Leva uns 10 min.

Postado

Nada muda em relação aos dispositivos conectados. Apenas no modo repetidor a performance é inferior, limitada pelo que ele consegue receber para poder repetir. Usar um repetidor é a última opção. Em especial se o aparelho puder funcionar em outros modos.

Postado

@arfneto mas deixa eu te perguntar, eu conecto o modem da Vivo e o repetidor (Xiaomi AX6) através de CABO ETHERNET CAT6. O modem da Vivo está no quarto do fundo e o Xiaomi AX6 no quarto do meio, configurado como repetidor com fios e conectado ao modem Vivo com cabo ethernet cat6. Isso não amplificaria o sinal da minha rede Wi-fi?

É melhor deixar no modo roteador comum mesmo? Vou ter o mesmo alcance de wi-fi?

Desculpe a ignorância, não entendo absolutamente NADA de redes.

Outra coisa, se for para deixar como roteador normal, é melhor configurar modo roteador ou modo bridge?

Postado

@bgustavohr cabos CAT6 não fazem a menor diferença para esses equipamentos, a menos que os cabos passem por uma parede de motores e transformadores ligados gerando uma interferência gigante, e eles tenham como 70-80m de comprimento.

No uso comum o e de Cat5e garante conexão estável até 1 gigabit para até 100m de cabo.

O modo de operação do Xiami nada vai fazer em relação ao alcance. O que determina o alcance é das antenas dele pra diante. Os dispositivos, quantidade, obstáculos físicos, metal, coisas assim.

Um roteador em modo bridge não é um roteador. É uma bridge, ponte. Nada vai rotear. Será apenas um modem, como nos anos 90.

Se o Xiami atender tudo que precisa pode usar o outro como bridge, mas é um óbvio desperdício. O aparelho da vivo tem mais portas LAN que pode usar. E tem uma performance wifi em duas bandas. Não tenho os números, mas imagine que tenha 300mbits em 2.4 e 600 em 5.0ghz por exemplo. Esse outro que você tem trafega até 1900mbits em 5ghz e 450 em 2.4. 

Como quase tudo roda a 2.4ghz se você desligar o da VIVO vai baixar muito o total de tráfego a 2.4, talvez pela metade, e não vai ganhar nada. E mesmo a 5ghz. E aquela TV que em geral fica logo acima do aparelho da VIVO? 🙂 

Postado

@arfneto Mas cara, se eu deixar o wi-fi do modem da Vivo ativado e o Wi-fi do modem da Xiaomi, isso gera uma certa interferência, não gera?
E como o sinal de wi-fi de um pode SOMAR ao sinal de wi-fi do outro? Pois, cada um terá suas redes separadas, não? Vivo 2.4Ghz, Vivo 5Ghz, Xiaomi 2.4Ghz, Xiaomi 5Ghz
Então qual seria a vantagem de deixar o wi-fi dos dois ligados e o xiaomi no modo roteador?

Pensei em deixar a parte do Wi-fi toda para o Xiaomi, já que ele tem antenas muito mais poderosas, alcance muito melhor, etc. 
E no modem da Vivo eu deixaria o cabo ethernet do pc e o cabo para ligar no roteador da Xiaomi.
E a questão de deixar o modem da Vivo em bridge é que não teria um duplo NAT, correto? Isso não seria melhor?

Está errado?

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, bgustavohr disse:

E como o sinal de wi-fi de um pode SOMAR ao sinal de wi-fi do outro?

É só aritmética. Os sinais do wifi de um e de outro são mensagens TCP/IP trafegando na rede local. SOMAR porque nada tem a ver um com o outro.

Um aparelho não sabe da existência do outro. Estão na mesma LAN. Então se um pode atender 10 periféricos e o outro 25 então juntos vão atender.... 35. é só um número. Podem atender mais dispositivos. Ou menos dependendo do que está fazendo em cada conexão.

Pois, cada um terá suas redes separadas, não? Vivo 2.4Ghz, Vivo 5Ghz, Xiaomi 2.4Ghz, Xiaomi 5Ghz

Pois é: você respondeu.

Então qual seria a vantagem de deixar o wi-fi dos dois ligados e o xiaomi no modo roteador?

Exatamente essa. E outras: como eles podem estar um do lado leste da casa, outro do lado oeste. Estive numa casa assim ontem. 3 pisos, no meio tem uma parede estrutural ao lado da escada e que sustenta a casa toda. Puro ferro e bloqueia o wifi entre um lado e outro. Usando duas antenas tem 2 rádios. Conectadas via cabo as antenas cobrem 100% da casa com bom sinal, exceto na garagem onde tem outro rádio no forro ao lado da piscina.

Usando um de cada lado pode usar cabos ethernet mais curtos entre o roteador e os pontos de acesso (ethernet claro) ao invés de ter que levar todos os cabos para o mesmo lugar. E tem mais portas. SOMANDO as dos dois

Pensei em deixar a parte do Wi-fi toda para o Xiaomi, já que ele tem antenas muito mais poderosas, alcance muito melhor, etc. 
E no modem da Vivo eu deixaria o cabo ethernet do pc e o cabo para ligar no roteador da Xiaomi.

É sua decisão. Desde que funcione estará bem.

E a questão de deixar o modem da Vivo em bridge é que não teria um duplo NAT, correto? Isso não seria melhor?

NAT nada tem a ver com wifi. É um protocolo que roda do lado da WAN. Dependendo do roteador pode ser desabilitado. 

Se você tem múltiplo NAT é porque ligou errado (isso com qualquer roteador). Eu expliquei isso com números e exemplos de cenários aqui mesmo mais de uma vez. Por exemplo em 

Estou em uma instalação agora onde tem 9 desses aparelhos e não há duplo NAT por exemplo.

Postado

@arfneto Cara, desculpe incomodar novamente, mas ainda não consegui configurar meu modem e roteador... vou postar o tópico abaixo para ver se você consegue me ajudar:

Bom dia, galera. Tudo bem?

Tenho um plano Vivo Fibra 200 megas em um apartamento de 77m², a Vivo me forneceu o modem Askey RFT8115VW que tem um sinal wi-fi horrível (na minha sala a conexão nem funcionava), então acabei importando o roteador Redmi AX6 para lidar com essa parte do wi-fi.
Meu conhecimento em redes é 0, não entendo absolutamente nada. Como devo proceder para ligar e configurar o modem Vivo e o roteador Redmi?
OBSERVAÇÃO: Preciso bloquear todo conteúdo adulto em minha rede, tanto cabeada, quanto wi-fi (Pensei em fazer o bloqueio através de DNS na rede). São 2 televisões, 1 smartphone, 1 computador.
Antes eu estava utilizando o Redmi com repetidor com fios, mas não estava conseguindo bloquear o conteúdo adulto no wi-fi pelo DNS, apenas na rede cabeada.

As opções disponíveis para o roteador são:

Internet com IP Dinâmico
Acesso à Internet Banda Larga
Internet com IP estático
Repetidor Wi-Fi
Repetidor com Fios

Qual escolher e como ligar os fios?

E nas configurações, como devo proceder?

1) Servidor DHCP no modem Vivo ligado ou desligado? Servidor DHCP no roteador Redmi ligado ou desligado?
2) Devo alterar o IP do modem Vivo ou roteador Redmi? E a máscara de rede?
3) Devo redirecionar alguma porta no modem da Vivo ou no roteador da Redmi?
4) Como devo deixar a parte de "DMZ" no modem Vivo e no roteador Redmi? Ativado ou desativado? E "UPnP"? E "DDNS"?
5) Wi-fi no modem Vivo ligado ou desligado?
6) E o firewall, devo ativar no modem Vivo? E no roteador Redmi?
7) E em "modo de WAN" no modem Vivo, devo deixar como "Router (Padrão)" ou "Bridge"?
😎 Devo deixar o modo IPV6 no roteador Redmi ligado ou desligado? E o QoS? E na parte de VPN, devo mexer em algo?

Postado

@bgustavohr você leu o artigo que te passei? Lá tem o roteiro do que precisa fazer, passo a passo. Leva uns 10 minutos

Nesse outro expliquei o que pode sair errado por fazer de outro modo

Isso é o simples para o jeito em que se usa isso hoje em dia. Acabou a época em que o wifi era só pra acessar a internet

Postado

@arfneto Cara, me desculpe a ignorância, mas li os 2 tópicos inteiros que você mandou:

Não entendi como esses casos se aplicam a minha rede. Eu só quero entender como devo fazer a ligação e as configurações entre modem Vivo e roteador Redmi AX6.
Você já me falou para utilizar o Redmi AX6 no modo "Roteador normal" ao invés de utilizar como "Repetidor com fios". Essa parte já entendi e já executei.
Agora o restante que ainda não entendi, principalmente as configurações, como devo setar, etc.
Devo desligar o DHCP da Vivo ou do Redmi? Devo ligar na porta WAN do Redmi e porta Lan do modem Vivo?

Redes é quase falar alemão para mim. Estou tentando pesquisar tudo na internet, mas quanto mais leio, menos entendo.

Postado
45 minutos atrás, bgustavohr disse:

Não entendi como esses casos se aplicam a minha rede. Eu só quero entender como devo fazer a ligação e as configurações entre modem Vivo e roteador Redmi AX6

Não sei o que dizer. É exatamente a mesma coisa.

45 minutos atrás, bgustavohr disse:

Devo desligar o DHCP da Vivo ou do Redmi? Devo ligar na porta WAN do Redmi e porta Lan do modem Vivo?

Apenas siga o roteiro. Leva uns minutos.

Não precisa pesquisar. Tem um roteiro. Teria lido isso:

O que eu sugiro:

Antes de tudo: eliminar todo possível cascateamento. Quantos dispositivos acha que pode ter na rede? É importante saber.

• Conecte um switch ao modem da CLARO/NET, 16 ou 24 portas tanto faz. Não precisa ser gerenciavel. E ligue TODOS os outros roteadores no roteador da claro (uma porta ja foi para o switch, restam 3) ou nesse switch. É um aparelho barato.
  • Separe uns endereços fora do DHCP para endereçar TODOS os dispositivos de rede. se o CLARO está em 192.168.0.1 deixa o DHCP a partir de 20 por exemplo. Deixe um prazo pequeno para o DHCP, uns 10 minutos algo assim. Se sua rede mesh não pode ser interligada via cabo sugiro simplesmente trocar os aparelhos
  • WIFI nada tem a ver com a internet ou com DHCP ou TCP. É outra camada. Use as rede todas com nomes diferentes ao menos no início para poder ver as diferenças de sinal por exemplo e poder medir a cobertura. Qualquer celular com um app tipo wifi Analyzer ou Open Signal vai te dizer muito sobre as redes e a performance. Telefones daquela marca da maça por exemplo tendem a insistir numa conexão quando o sinal vai caindo e não passam logo para outra mesmo que a antena fique ao lado dele. Se tiver o mesmo nome fica difícil de testar isso...
  • Ligue todos esses dispositivos via porta LAN. Essa é a infraestrutura da rede. Tudo via cabo. A partir daí pode concluir que precisa mesmo de um roteador, tipo esses da CISCO para pequenas empresas ou da Ubiquity, mas pode ser que  nem seja o caso. Pode até descobrir que PRECISA mesmo de uma rede mais rápida, como 5 ou 10G, se sua casa for muito muito grande ou tiver centenas de dispositivos, ou 6 dúzia de TVs rodando vídeo a 4K ou 8K a partir de servidores na própria rede 😉
  • Coloque todos os dispositivos  lá do lado do modem numa mesa e vá endereçando em .2 .3 .4 .5... Assim poderá acessar todos da mesma tela de qualquer lugar da casa DEPOIS. Desative o DHCP em todos eles. Pode ter que voltar a isso, mas num primeiro momento nem tente.
  • Com os POD mesh ligados ao mesmo ponto na infraestrutura o transporte das conexões sem derrubar fica bem tranquilo, vai notar.

O usuário seguiu isso e depois disse

image.png.9544a912531018acc75e31139fcae183.png

E você vai usar só dois pontos.

Postado

@arfneto Para facilitar, vou colocar aqui exatamente como configurei, se tiver algo errado, você me fala

Cabos: Porta WAN do Redmi AX6 para porta LAN do modem Vivo. Cabo Ethernet da porta LAN do modem Vivo para o PC (Desktop). 

Configurações:

DHCP Vivo ativada. DHCP Redmi Ativada.

Wi-Fi Vivo desativado. Wi-Fi Redmi Ativado.(IPV6 Redmi ativado)
DNS IPV4 específico para bloqueio de conteúdo adulto na Vivo. DNS IPV4 e IPV6 específico para bloqueio de conteúdo adulto no Redmi.
Firewall Vivo desativado. Firewall Redmi ativado.
Modo da WAN Vivo: ROUTER (Padrão)
DMZ, UPnP e DDNS Vivo e Redmi desativados.
QoS e VPN Redmi desativados.

Postado
6 minutos atrás, arfneto disse:

Ligue todos esses dispositivos via porta LAN. Essa é a infraestrutura da rede. Tudo via cabo. A partir daí pode concluir que precisa mesmo de um roteador, tipo esses da CISCO para pequenas empresas ou da Ubiquity, mas pode ser que  nem seja o caso.

Logo acima do que você escreveu está isso...

7 minutos atrás, arfneto disse:

Coloque todos os dispositivos  lá do lado do modem numa mesa e vá endereçando em .2 .3 .4 .5... Assim poderá acessar todos da mesma tela de qualquer lugar da casa DEPOIS. Desative o DHCP em todos eles. Pode ter que voltar a isso, mas num primeiro momento nem tente

Logo acima do que você escreveu.

DNS é irrelevante nesse caso. É só um número. Ou dois. E pode usar o que precisar. O DHCP vai repassar esses números para toda estação que receber um endereço. Claro que na estação o usuário pode preferir usar outro servidor.

Postado

@bgustavohr Eu te passei todas essas respostas...

Mas acho que quer algo bem personalizado mesmo.

Não leu isso nem naquele resumo de um dos dois posts? Nem logo na última resposta onde eu te expliquei de novo?

A maneira que eu expliquei e com desenhos e roteiro funciona para qualquer número de roteadores. Isso quer dizer que podem ser dois, como o seu caso. Faça apenas como está lá. Leva minutos.

Postado

@bgustavohr você achou uma solução para o seu problema?.

Estou com uma situação parecida, no qual o modem da operadora tem um sinal de wi-fi que não me atende na distância e qualidade. Ai comprei outro roteador apenas para essa função, deixando o modem sem modo bridge mesmo, apenas desabilitando o wi-fi do modem e deixando no roteador 

Postado

@arfneto Boa, eu li sim todo o que você falou. Como falei lá no outro tópico, só devo voltar na quarta feira +-, aí posso fazer algumas configurações lá. 

Estou só reunindo informações pra quando chegar ter menos dificuldade possível.

Naquele cenário meu, que o roteador ficará ao lado do modem, e só funcionara apenas para as questões de conexão sem fio, o modo de PA não seria a melhor escolha? 

Postado

@Ewfcds provavelmente não. O simples é fazer como eu expliquei porque a perda é mínima.

Seria preciso ver a planta e a situação do lugar para ter uma ideia melhor de posicionamento, mas considere

wi-fi 2.4 GHz

O alcance é maior, mas a banda é pequena. Um roteador normal dual band hoje em dia (e de um preço normal) vai ter entre 300 e 600 mbits de banda para dividir entre TODOS os dispositivos nessa frequência.

Só que o roeador da operadora vai ter provavelmente a mesma coisa, ao menos 300.

Isso quer sizer que se desligar um vai perder a metade da banda. E se deixar ligado  eles vão negociar os canais para uma menor interferência e você vai poder usar toda a banda. 

wifi 5ghz

Vale o mesmo que para a faixa de 2.4 e tem outro lado: o alcance a 5ghz é medíocre comparado com 2.4. A velocidade é bem maior. Vários roteadores hoje entregam mais de 2gbps hoje em dia a 5ghz.

Só que como o alcance é medíocre é melhor deixar os dois roteadores ligados e usar a soma.

No geral o certo é colocar o outro roteador do lado oposto do ambiente em relação à maior interferência conhecida. O simples. Se você mora em uma casa de dois andares e sabe que a parede da escada é puro concreto então vai colocar o novo roteador do outro lado da escada e ligar por cabo 😉 

portas LAN

Em muitos casos ao configurar como ponto de acesso o roteador deixa de ativar as portas LAN. Ao usar como roteador e configurado como eu expliquei as portas LAN dos dois atuam como um switch e se cada um tem 4 portas por exemplo então você pode ligar 6 dispositivos via cabo e não apenas 3.

E simplifica muito a passagem dos cabos porque pode ligar ao roteador mais próximo: nesse caso em muitas casas (muitas mesmo hoje em dia) tem uma TV ao lado de cada um deles. E assim você pode ligar a TV da sala no roteador da operadora e a T do quarto lá do outro lado da casa, onde o wifi era uma m. em dois cabos e assim as TV param de competir pelo wifi com os celulares e tablets que não tem opção a não ser o rádio.

Postado
9 horas atrás, arfneto disse:

@Ewfcds provavelmente não. O simples é fazer como eu expliquei porque a perda é mínima.

Seria preciso ver a planta e a situação do lugar para ter uma ideia melhor de posicionamento, mas considere

wi-fi 2.4 GHz

O alcance é maior, mas a banda é pequena. Um roteador normal dual band hoje em dia (e de um preço normal) vai ter entre 300 e 600 mbits de banda para dividir entre TODOS os dispositivos nessa frequência.

Só que o roeador da operadora vai ter provavelmente a mesma coisa, ao menos 300.

Isso quer sizer que se desligar um vai perder a metade da banda. E se deixar ligado  eles vão negociar os canais para uma menor interferência e você vai poder usar toda a banda. 

wifi 5ghz

Vale o mesmo que para a faixa de 2.4 e tem outro lado: o alcance a 5ghz é medíocre comparado com 2.4. A velocidade é bem maior. Vários roteadores hoje entregam mais de 2gbps hoje em dia a 5ghz.

Só que como o alcance é medíocre é melhor deixar os dois roteadores ligados e usar a soma.

No geral o certo é colocar o outro roteador do lado oposto do ambiente em relação à maior interferência conhecida. O simples. Se você mora em uma casa de dois andares e sabe que a parede da escada é puro concreto então vai colocar o novo roteador do outro lado da escada e ligar por cabo 😉 

portas LAN

Em muitos casos ao configurar como ponto de acesso o roteador deixa de ativar as portas LAN. Ao usar como roteador e configurado como eu expliquei as portas LAN dos dois atuam como um switch e se cada um tem 4 portas por exemplo então você pode ligar 6 dispositivos via cabo e não apenas 3.

E simplifica muito a passagem dos cabos porque pode ligar ao roteador mais próximo: nesse caso em muitas casas (muitas mesmo hoje em dia) tem uma TV ao lado de cada um deles. E assim você pode ligar a TV da sala no roteador da operadora e a T do quarto lá do outro lado da casa, onde o wifi era uma m. em dois cabos e assim as TV param de competir pelo wifi com os celulares e tablets que não tem opção a não ser o rádio.

Desconsidere alguns cenários. No meu caso é muito mais simples, é simplesmente para substituir o wi-fi do modem pelo roteador. Deixando o modem somente gerenciando e deixando as conexões sem fio para o roteador, o wi-fi lá hoje pega na casa toda mas as frequentes desconexões que são o problema, lá na casa somente 1 dispositivo é ligado via cabo e os outros 10(6 smartphone, 1 tv e 3 notebook)  são todos através da conexão sem fio( hoje através do wi-fi do modem). Nesse cenário atual, um PA/roteador no modo repetidor (via cabo) não é a melhor opção ? 

Postado
24 minutos atrás, Ewfcds disse:

No meu caso é muito mais simples

O que eu te disse é o simples: não vai perder nada nem terá efeitos colaterais como todos os que eu expliquei, que não são poucos. E são comuns. E deve ter outros de que não me lembrei.

Se está determinado a ligar o roteador de uma certa maneira apenas faça isso. Vai "funcionar". E também não vai 😄 mas não vou escrever tudo de novo ainda mais que você leu lá. Pode perder até metade da velocidade na segunda rede, vai ficar sem as portas LAN, não vai acessar por exemplo uma TV na primeira rede a partir do celular na segunda.. Se usar uma lâmpada smart vai ter um pesadelo e por aí vai. Pode ter auqeles problemas de desconexão do wifi por uns segundos, como se vê aqui nesse forum às dezenas...

29 minutos atrás, Ewfcds disse:

wi-fi lá hoje

Pode resolver para hoje sim. Com os efeitos colaterais, claro. E estará perdendo até metade da banda na segunda rede, como eu disse.

30 minutos atrás, Ewfcds disse:

Nesse cenário atual, um PA/roteador no modo repetidor (via cabo) não é a melhor opção ?

Não, não é. E já expliquei porque umas vezes. Com exemplos e desenhos. Leva minutos pra instalar. Um repetidor é uma causa perdida. Você só perde. Já te mostrei o que imagino ser suficiente. 

Se tem dúvida meça. Teste. Vai ver tudo o que eu disse acontecer. Se não tem dúvida 😉 apenas ligue do modo que quer.

Postado
1 hora atrás, arfneto disse:

Se está determinado a ligar o roteador de uma certa maneira apenas faça isso. Vai "funcionar". E também não vai 😄 mas não vou escrever tudo de novo ainda mais que você leu lá. Pode perder até metade da velocidade na segunda rede, vai ficar sem as portas LAN, não vai acessar por exemplo uma TV na primeira rede a partir do celular na segunda.. Se usar uma lâmpada smart vai ter um pesadelo e por aí vai. Pode ter auqeles problemas de desconexão do wifi por uns segundos, como se vê aqui nesse forum às dezenas...

Mas é isso, o problema é que sua premissa não é verdadeira. Acredito que  não existirá muitos problemas devido a não existir  uma segunda rede sem fio como você mencionou, no caso da tv ou em lâmpadas, porque só 1 wi-fi vai está ativo.

Sua explicações são pertinentes, mas a sua premissa ao meu caso não é verdadeira, acredito que voce costuma trabalhar em casos mais elaborados, como no exemplo do outro post com vários roteadores, casas com vários andares e com problema nessa estruturação de redes, etc..., Mas nesse caso tendeu a puxar pra ele lado com várias questões que no meu e acredito que no dono desse post , não se aplica. Mas obrigado pelo seu tempo dedicado nas explicações 

• Curtir 1
Postado
19 minutos atrás, Ewfcds disse:

mas a sua premissa ao meu caso não é verdadeira

Uma pequena parte da premissa: você vai perder quase metade da banda de tráfego com a primeira rede (e o tráfego com a internet que vem da prmeira rede)  apenas pelo duplo NAT no wifi. Trata-se da realidade, que acontece em todos os casos reais. Por isso é boa a hora de se poder contratar 500mbits e não 50 para uma dúzia de dispositivos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!