Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala Turmaaaaaa.

Estou pensando em trocar meu processador, mas não sei se é tanta vantagem assim ou se valeria a pena guarda esse dinheiro e mais pra frente comprar nova geração de processadores Ryzen junto com DDR5.

Estou cogitando pegar R7 5800x.

Computador é mais utilizado para jogos, God of War, Homem aranha, BF 2042 e por ai vai.

Atualmente tenho 

Ryzen 5 3600

GIGABYTE B450M DS3H

2 x Fury color Preto 16 gh 2400 MHz. DDR4

ASUS RTX 3070 TUF 8 GH 

Water cooler H100X

Agradeço já pela atenção de todos.

Postado

O ganho só seria mais considerável em aplicações multi-tarefas, em jogos vai ser a mesma coisa que pegar um Ryzen 5 5600 e não vai ser um ganho tão grande em vista o gasto que você terá.

O Spider Man mesmo é um jogo um pouco mais otimizado para usar múltiplos threads do processador com Ray Tracing ativado, mas mesmo assim você não verá muita diferença, como pode conferir no gráfico abaixo. Média de 78 FPS para o Ryzen 5 3600, 91 FPS para o Ryzen 5 5600X (mesma coisa do 5600) e 92 FPS para o Ryzen 7 5800X:

image.thumb.png.ab1b7249209242fdde87bd5c7567e7a1.png

Postado
12 horas atrás, luan_lm disse:

@GuilhermeGB Pois é cara, mas achas que vale a pena, ou guardo esse dinheiro e deixo pro up geral futuro?

Ou você guarda para um up com um melhor processador no futuro ou você espera mais um tempo até um Ryzen 7 5000 ficar mais em conta.

Postado

Olha, minha opinião, Ryzen série 5600g ou x ou qualquer do 5600 esquece se for pegar, você já tem um 3600 que é 6/12, você tem um desempenho drástico ai pela baixa frequência da sua memória, você pode tentar dar um overclock nela, pois essa frequência nos Ryzen o desempenho dele quase dorme.
quais processadores sua placa suporta, procure os que tenha 8/16 núcleos pra cima, 5700x ou G pra cima.

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B450M-DS3H-rev-1x/support#support-cpu

Hoje DDR4 pra DDR5 não ta tendo boa diferença, pelo alto preço ainda não compensa, basta ver os testes em varios testes, e o preço ainda que baixou bastante a DDR5, mas não compensa o alto custo.

Resumindo, um bom Ryzen série 5 e melhorando essa frequência das memórias você va ter uma senhora maquina pra muitos anos.

Postado

não vejo porque trocar a placa-mãe, viu que ele ta usando 3200Mhz?

Postado
34 minutos atrás, luan_lm disse:

@Eduardo @Bruno Mendonça Andrade @GuilhermeGB

Pelo que verifiquei memória suportaria no máximo 2666 MHz que não daria diferença tão grande da minha.

Nisso eu teria que trocar placa-mãe também.

Engano seu, a controladora da memória não fica na placa-mãe e sim no processador, o Ryzen 5 3600 suporta nativamente 3200MHz, com overclock ou XMP vai até mais longe. Eu uso meu Ryzen 5 3600 com dois pentes de 3600MHz.

Postado

@Eduardo Comentei da troca da placa-mãe por causa da frequência da memória DDR.

@GuilhermeGB Achei que mandava no controlador da memória era placa-mãe e não processador, pois cheguei olhar memória compatível é só informava que máximo que suportava era 2933.

Postado

antigamente era a placa-mãe, hoje o controlador de memória ta no processador, veja o vídeo que te passei, da pra aumentar suas memórias, ou colocar umas melhores sim

Postado
1 minuto atrás, luan_lm disse:

@GuilhermeGB Achei que mandava no controlador da memória era placa-mãe e não processador, pois cheguei olhar memória compatível é só informava que máximo que suportava era 2933.

Essa frequência aí se refere ao suporte via JEDEC, que seria uma padronização mais segura, que visa mais compatibilidade. A esmagadora maior parte das memórias DDR4 que compramos hoje trabalham com XMP, que é um perfil de overclock gravado no chip, então vai muito além desses valores. Também não dá pra seguir a risca as especificações do site do fabricante, pois geralmente são informações desatualizadas baseadas nas capacidades de processadores mais antigos. 

Uma coisa legal da MSI é que ela detalha bem esse tipo de coisa nas especificações, coisa que não vi outras marcas fazerem. Olha o que diz nas especificações da minha placa-mãe (B450M PRO-VDH Max):

Screenshot_3.thumb.png.7f0f58d3edf6bb7f5ea9f8983b8f7504.png

Quando você vê por aí pentes de memória de alta frequência, pode ter certeza que você só conseguirá alcançar essas especificações com o XMP ativado. Meus pentes mesmo rodam a 3600MHz via XMP, mas via JEDEC (modo de compatibilidade) apenas 2133MHz.

• Curtir 1
Postado

Se eu fosse você aumentaria esse clock das memórias, se não quer fazer overclock nelas que é fácil, coloque um kit  melhor DDR4 mínimo 3200mhz que já vai dar um acréscimo de desempenho, ai o processador um 8/16 núcleos, vais ter maquina pra muitos anos, DDR5 hoje não compensa, está muito caro para o que oferece.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...