Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos, essa semana chegaram minhas novas memórias compradas no Aliexpress, o modelo é da gloway 2x16gb como deixo na imagem a seguir, até aí tudo ok, porém o PC começou a reiniciar a cada 20,25 min de uso, independente do uso!

Sei que é até comum a questão de incompatibilidade, de ter que ir ajustando na BIOS etc, principalmente dos Ryzen 2gen (Possuo um R7 2700), passei por isso com minhas memórias Gskill Trident Z RGB 2X8gb 3000mhz, porém depois de uns 3 dias consegui utilizar elas em 2933mhz com XMP ativado. Sou completamente leigo pra mexer em tensões, timings etc, precisava de ajudar pra estabilizar essas Gloway.

Minha Config atual: 
placa-mãe - MSI Tomahawk Artic B350

CPU - Ryzen 7 2700 (Em Stock)

RAM - 2x16gb 3200mhz Gloway CL 18-22-22-42 1.35v

GPU - GTX 1660 Galax

RAM Anterior - 2x8 3000mhz Gskill Trident Z RGB CL 16-18-18-38 1.35v

Coisas que tentei fazer com o pouco que entendo: Ativei XMP como mostrado na imagem, ativei ele e deixei no perfil com 3200mhz, deixei também em 2933mhz, testei com XMP desativado também, testei com tensão fixa em 1.35v e XMP ativado e desativado. Em todas reiniciou ... Deixei todando também um teste no memtest5 e não acusou problema nenhum nem reiniciou. Sinceramente não sei o que fazer mais.

Tem hora que exige essa mensagem de Kernel e tem hora que exibe mensagem de Memória. Como a única coisa que alterei foi a RAM tenho certeza de que o problema é esse

WhatsApp Image 2022-09-22 at 18.45.25.jpeg

WhatsApp Image 2022-09-22 at 18.45.25 (1).jpeg

WhatsApp Image 2022-09-22 at 18.45.26.jpeg

WhatsApp Image 2022-09-22 at 18.45.27.jpeg

Postado

@Daan_Amorim sugiro você atualizar a BIOS para a última versão e ver no que dá. Tem uma versão BETA lançada uns dois meses atrás, enquanto a última BIOS estável é de janeiro de 2019 ainda (provavelmente a que você está usando agora). A plataforma da AMD tem muito isso de dar problema com versão da BIOS e as vezes uma atualização melhora as coisas. A situação complica um pouco mais usando essas memórias mais baratas que provavelmente nem são otimizadas para funcionar 100% em todas as plataformas, custo baixo é a única prioridade.

Postado
4 minutos atrás, Daan_Amorim disse:

@GuilhermeGB Então, com as antigas Gskill depois de um tempo mexendo, invertendo posição e taus ficou tudo ok. Mas vale a pena atualizar mesmo sendo uma versão Beta? Muita chance de problemas?

Não sei te dizer, mas se for a única opção é melhor do que nada. Provavelmente essa BIOS ainda está em BETA porque o chipset B350 hoje em dia é bem pouco usado e não recebe muita atenção, e por falta de testes mais aprofundados ou feedback da comunidade para considerar a BIOS estável, eles simplesmente deixam lá pra quem quiser arriscar.

Postado
19 minutos atrás, Daan_Amorim disse:

@GuilhermeGB Poxa, valeu pela ajuda, já me dá uma luz, esse processo é reversível? Caso dê algum problema é possível depois voltar pra BIOS de 2019?

Infelizmente não posso te dar certeza sobre isso. Qualquer coisa você pode tentar contato com a MSI e verificar, pois na página de download da BIOS não vi nenhum tipo de alerta sobre downgrade. Já vi em algumas placas-mães que o fabricante alerta em uma versão específica de BIOS que depois de fazer aquele update não será possível mais retornar para versões anteriores.

• 3 semanas depois...
Postado

@GuilhermeGB Voltando após vários dias de testes, o último teste que fiz foi no Memtest86, uma das memórias passou sem erro nenhum, mas a outra apresentou 4 erros, isso é uma certeza de defeito? Porque mandei essa foto no Aliexpress e o vendedor mesmo assim recusei estorno

image.png.acc1e1f0663d69adae0095b40614713b.png

Postado

@Daan_Amorim erro não é bom sinal, pode ser defeito na memória sim, ou se você tiver com XMP ativado, pode ser que a memória não está estável com o XMP (o que seria um problema também, pois deveria funcionar). Você testou os dois módulos no mesmo slot e individualmente, correto?

Garantia no Aliexp*** é melhor esquecer, a não ser que você encontre um vendedor gente boa que esteja disposto a resolver seu problema. Você tem alguma chance de receber o dinheiro de volta quando o anúncio oferece devolução grátis, porque esse tipo de devolução manda o produto para algum armazém aqui no Brasil (menor custo de transporte pro vendedor), mas também tem um certo prazo pra devolver.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...