Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. Sou novo no fórum, então caso haja algo de errado com o post basta avisar e corrigirei. 
Gostaria de contar um pouco a minha história, resumidamente, pois estou meio perdido atualmente em como prosseguir e não tenho com quem conversar sobre pessoalmente.
Em 2016 comecei um curso tecnólogo de Gestão em TI, pois desde criança já sabia que queria computação na minha vida. Entrei tendo dificuldades e terminei em 5 anos um curso de 2.5 anos. Nos ultimos semestres eu já sabia como estudar, tirava boas notas e absorvia muito, mas nunca fiz networking a ponto de conseguir estagiar (e a pandemia atrapalhou).

Me formei em 2020, e desde então tenho estudado. Fiz um curso de C# na udemy, mas não prossegui estudando a linguagem pois na época era leigo e não fiz projetos. Por não conseguir emprego, comecei a estudar desenvolvimento web (atualmente estudando laravel e vueJs com o objetivo de criar um portfolio).

Tenho 24 anos e sinto que não estou me desenvolvendo, frustrado, apesar de não querer desistir da área de programação. Mesmo assim não tenho retornos quando me inscrevo para as vagas do Linkedin. Sinto que algo me falta, mas não sei o que. Tenho perfil no github que fica exposto no linkedin, tenho uns 8 projetos lá (simples) e mesmo assim não recebo respostas. Será que essa rejeição é por causa do dobro do tempo pra me formar? Será que eu realmente tenho que ter um site portfólio pra conseguir avançar? 

Postado

@TheNeuromancer

Respira fundo, irmão. Isso é que você tá sentindo é pura ansiedade.

As coisas na vida acontecem de maneira progressiva, um pouco de cada vez. Se você tá se dedicando, fazendo projetos, melhorando seu portfólio, seu diploma não tem nenhuma importância, muito menos o tempo que você demorou pra conseguir ele. Essa é a grande sacada, principalmente no front-end.

Você disse que tem 8 projetos simples no seu github, começa desenvolver projetos mais complexos. Isso faz com que você demonstre cada vez mais suas habilidades. Linkedin também é importante, pesquisa no Google como melhorar seu Linkedin que você encontra muito material ensinando. Para um minuto pra analisar os processos seletivos que você participou e tenta encontrar alguns pontos que pode melhorar, por exemplo, sua desenvoltura na hora de uma entrevista conta muito. Se você for uma pessoa mais tímida começa trabalhar esse seu lado pra conseguir ter um melhor desempenho nas próximas oportunidades.

Não sei se te consola, mas vou contar um pouco da minha história. Comecei trabalhar com manutenção de computador aos 15 anos e sempre gostei de programar. Aos 18 anos minha família me convenceu a entrar no curso de Agronomia (kkk), onde fiquei por 10 longos anos e sai sem um diploma. Depois de uma década perdida decidi entrar no curso de Sistema de Informação, mas eu tava mais ou menos que nem você, meio perdido e cansado. Fiz um semestre de SI e larguei tudo, fui morar na praia vendendo minha arte (literalmente). Fiquei no litoral da Bahia por 2 anos durante a pandemia. No final do ano passado voltei a estudar programação por conta própria, e desenvolvimento web faz alguns meses.

Hoje tenho 33 anos, não tenho diploma, mas tenho me dedicado muito. Nesse último ano já fiz alguns trabalhos voluntários, como forma de aprender e melhorar minhas habilidades. Fiz um sistema básico pra ajudar um amigo que tem um restaurante, um pequeno site de entrega pra outro colega. E assim as coisas vão fluindo.

Não tenha pressa, muda seu foco pra adquirir conhecimento e por em prática esse conhecimento. Aí é só uma questão de tempo pra você alcançar seu objetivo.

Postado

@TheNeuromancer Olá irmão, também fiz TI, passei e passo pelos mesmos problemas e desesperos que você.

pela sua historia devo ser um pouco mais novo que você, então sem enrolar muito: a dica que eu dou é não te desespera! e não te joga em tudo quanto é empresa/projeto/triagem sem pensar.

Faltando 1 ano para meu curso terminar comecei a me desesperar por estágio e experiência profissional, fiz todas as triagens tanto de emprego, laboratórios e o que fosse pela frente. até dos confins do inferno fui a procura de networking e experiência, além disso fiz muitos cursos sem pensar apenas para encher currículo..

Com muito esforço inútil eu consegui tirar algo dessa poça de conhecimento random e finalmente veio meu primeiro estágio mesmo sem networking, legal né? Mas nesse ponto eu já estava com saúde mental destruída e enfrentando problemas de memória por não ter cuidado de mim.

Nesse estágio eles gostavam de desafios e proatividade e eu amo isso.. mas adivinha qual foi o desafio de "fim de estágio" que me deram.. Desenvolver driver! (e não era para pc), uma parada que até hoje não tenho ideia de como se faz e ninguém sequer me deu um norte sobre isso nesse lugar, pense quanta saúde mental perdi procurando isso com os problemas que já estava.

Por isso, cuidado com aquela velha dica do "aceite e dps você veja se consegue", vá no seu ritmo, sem procrastinar. (Só cuidado para não passar fome)

ps: apesar de não ter aprendido a fazer os drivers eu consegui muito networking quando estava a procura, desde grandes professores a grandes profissionais da área.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!