Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
9 minutos atrás, Renato.88 disse:

Sim, nesse caso entra em curto. 

Mas quando eu disse sem resistor é deixar vazio mesmo. Tipo, vai lá e tira o resistor da protoboard. 

então nesse caso o resistor serve para  proteger o 4040 de receber tensão em suas saídas ao mesmo tempo que faz a função de pull up para o 4093 correto? Bem interessante o resistor tem duas funções importantíssimas no circuito.

10 minutos atrás, Renato.88 disse:

Precisa de um transistor ali no meio. 

Será que o famoso BC547 serve?

Fuçando aqui achei esse transistor no meio da sucata de TV

image.thumb.png.db1a99d5b7e598697bc30907fc74d585.png

mas pelo datasheet acho que serve e não serve ele só trabalha com até 3,5A mas resiste a 600V acho que não chega a 600V o pico de tensão nos terminais da bobina. mas 3,5A acho que a bobina consome mais do que isso :tw_confused:

image.png.b58eb638eec025be4ab2d064670c0dc2.png

Postado
57 minutos atrás, GustavoH93 disse:

então nesse caso o resistor serve para  proteger o 4040 de receber tensão em suas saídas ao mesmo tempo que faz a função de pull up para o 4093 correto? Bem interessante o resistor tem duas funções importantíssimas no circuito.

Ele é só pull up para o próximo integrado mesmo. 

O 2SD1554 serve sim. Eu uma vez fiz uma ignição eletrônica pro meu Fusca, usei um BU208 que também é de TV e é bem parecido com esse. 

Compare o datasheet deles pra você ver. 

O projeto de ignição eletrônica que eu fiz tirei da Revista Saber Eletrônica 111.

Postado
23 horas atrás, Renato.88 disse:

O 2SD1554 serve sim. Eu uma vez fiz uma ignição eletrônica pro meu Fusca, usei um BU208 que também é de TV e é bem parecido com esse. 

Compare o datasheet deles pra você ver. 

O projeto de ignição eletrônica que eu fiz tirei da Revista Saber Eletrônica 111.

entendi vi aqui o BU208 parece que suporta 700V e 5A, então é um pouco mais forte que o 1554 o 1554 suporta 3,5A o problema é que eu imagino que a bobina puxa mais do que isso, mas o módulo tem limitação de corrente em 8A, porém 3,5A seriam constantes, a bobina pode puxar mais, mas é intermitente não fica ligada continuamente...

Então o jeito é pegar o 1554 e testar mesmo no carro né?

E pra ligar ele tenho que colocar um BC547 no pino 11 do 4093 e do 547 ligar no 1554 e o 1554 interrompendo a fiação que liga a bobina, certo?

Postado

Estava pesquisando aqui e pra ligar o BC547 é só seguir este esquema né?

image.png.e8578283b90f5979e709a26e072d8a14.png

aí no lugar do D1 e do relê é só ligar a base do 2SD1554?

@Renato.88  depois que comentou que fez a ignição usando o circuito da revista descobri que no site do Newton tem o índice de todas as revistas:

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/iot/101-diversos/diversos/18140-indice-saber-eletronica-de-1976-a-1994.html

Tem alguns tipos de tacômetros nesse link e vi um que o próprio Newton C.Braga desenhou, nem imaginava mas acho que ele desenhava vários projetos para a revista publicar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!