Ir ao conteúdo

Ryzen 9 5900X - OVERCLOCK, ESTÁ ESTÁVEL?

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Boa Noite

Setup: ASUS Tuf x570 Plus BR

Ryzen 9 5900x

Memória 16gb 2x8 Crucial 3200mhz CL16

RX 6900 XT

Air Cooler Noctua NH D14

Fonte 750w Gold

Pessoal, não entendo NADA de Over, porém resolvi pesquisar sobre e em uma breve pesquisa achei um '' tutorial '' de como fazer um over básico no meu processador, o resultado que consegui foram os das fotos, ficou até melhor em questão de consumo de energia e de corrente do que o do vídeo, esses resultados podemos dizer que são de um over estável? (rodei o prime95 por uns 5 min, a principio nenhuma tela azul ou PC reiniciando)

imagem_2022-10-16_030345327.png

imagem_2022-10-16_030420435.png

imagem_2022-10-16_030453564.png

imagem_2022-10-16_030514473.png

Postado
4 horas atrás, Rafael Zamiani disse:

Edit: Deu Tela Azul no Cine, subi a tensão para 1.30 e o problema se resolveu rsrsrs. Temp Maxima no Cine foi de 85 Graus. O que vocês acham e me recomendam?

Primeiro de tudo, não use o gerenciador de tarefas. Você não precisa dele para overclock nenhum.

Segundo, também não use o HWMonitor, ele não é tão confiável. Use o Info64 na parte dos sensores.

Terceiro, pelo print do gerenciador de tarefas, você colocou para rodar Prime95 Large, mas esse preset não é para verificar OC do processador, tanto que deu tela azul no cinebench. O que você tem que usar é o Small, e assim  que colocar para rodar, vai ver que sua temperatura vai subir beeeeem mais.

Outra coisa, cuidado com o nível de LLC. Se você coloca "1.25v" no processador, ele não vai necessariamente receber isso, dependendo de alguns fatores. A parte VID (ou VDD) é apenas o que o processador está pedindo da placa-mãe, mas o quanto está sendo entregue de fato é VCORE, na parte da placa-mãe, e ele pode ser tanto maior ou menor que o que você configurou, dependendo da carga e do nível de LLC. No caso, o ideal é configurar para, em uma carga pesada, ele fique levemente acima do que você colocou na BIOS..

image.png.86e604819bebf62db006b2f39b726b7c.png

Postado

@Imakuni Boa Tarde! Compreendi, verifiquei no info64 o meu esta sendo entregue de vcore 1.304, no caso o LLC quanto maior eu colocar mas ele vai entregar acima da tensão configurada de acordo com a carga que o processador estiver trabalhando isso? Rodei um Cine antes de printar.

OBS: Desculpe minha ignorância, qual seria esse ''small'' bench?

imagem_2022-10-16_141240529.png

Postado
1 hora atrás, Rafael Zamiani disse:

@Imakuni Boa Tarde! Compreendi, verifiquei no info64 o meu esta sendo entregue de vcore 1.304, no caso o LLC quanto maior eu colocar mas ele vai entregar acima da tensão configurada de acordo com a carga que o processador estiver trabalhando isso? Rodei um Cine antes de printar.

Não exatamente. Quando o processador entra em carga, a tensão cai por causa das leis da física. A placa-mãe tenta compensar isso jogando uma carga extra; a uma dada carga, se não aumentar o suficiente, a tensão cai, mas se aumentar de mais, fica acima do que você pediu.

LLC é o quão agressivo é esse extra.

OBS: Desculpe minha ignorância, qual seria esse ''small'' bench?

Quando você liga o Prime95, ele pergunta qual teste você quer rodar. E um deles é Small (o que você escoheu antes foi o Large ou o Blend).

• Solução
Postado

porém existe algum jogo que chegue perto do nivel de estresse desse teste?

Não, e é justamente esse o ponto de fazer um teste de stress tão pesado: se passa nele, vai passar em qualquer outra coisa, e se não superaquece (mesmo que a temperatura chegue no limite), não vai superaquecer em nenhuma outra coisa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!