Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite

Estou com i5 9400f , RTX 3060 12gb , 16gb ram ( 2x 2666mhz) , TUF B360 GAMING PLUS BR e 1 HDD

Qual a potência da fonte e qual fonte devo usar nesse pc?

Já possuo uma pichau nidus de 500w mas estou com receio de os 500w não suprir

Obrigado

Postado

Olá pessoal bom dia

Então é que estou com muito receio ( não da minha fonte ou da resposta de vcs) é que o pessoal fala muito que precisa de 650w pra cima e tal

Seria 170w da GPU , 65w do processador , o resto consumiria quanto?

também tenho 3 case fans e vou colocar um cpu cooler da T2 BLIZZARD

Eu sei que esses fans consomem pouco mas tirando a CPU e a GPU o resto do pc consome quanto?

é que tenho muito receio pois o pessoal fala q precisa 650 , 750 etc

As próprias máquinas da pichau vão com 650 w ( o i5 deles é o 10400f , então também tem esse detalhe)

Mas de 500w levaria tranquilo então ou tenho algum risco?

também vou colocar um SSD de 120 mais pra frente

Obrigado

Postado
6 minutos atrás, Matheuspc1995 disse:

Então é que estou com muito receio ( não da minha fonte ou da resposta de vcs) é que o pessoal fala muito que precisa de 650w pra cima e tal

Que "pessoal" fala isso? Nunca vi ninguém que realmente entende do assunto falando isso. Teoricamente uma RTX 3060 rodaria até numa fonte de 400W, isso se a fonte for de boa qualidade, só fazer os cálculos para sua configuração:

Core i5 9400F = 65W

RTX 3060 = 170W

Restante + Margem de folga = 100W

Total = 335W

10 minutos atrás, Matheuspc1995 disse:

As próprias máquinas da pichau vão com 650 w ( o i5 deles é o 10400f , então também tem esse detalhe)

A Pichau costuma enfiar em alguns dos PCs montados fontes de péssima qualidade (nem pra colocar a própria deles, que é decente), então não dá pra usar esse site como padrão de comparação.

Postado
8 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Que "pessoal" fala isso? Nunca vi ninguém que realmente entende do assunto falando isso. Teoricamente uma RTX 3060 rodaria até numa fonte de 400W, isso se a fonte for de boa qualidade, só fazer os cálculos para sua configuração:

Core i5 9400F = 65W

RTX 3060 = 170W

Restante + Margem de folga = 100W

Total = 335W

A Pichau costuma enfiar em alguns dos PCs montados fontes de péssima qualidade (nem pra colocar a própria deles, que é decente), então não dá pra usar esse site como padrão de comparação.

Entendi amigo

Então é que pesquisei diversos sites gringos

Os caras sempre falam q precisa de 650w no mínimo , que 500w dá problema , q fica no limite etc

é que acabei de comprar a placa e não queria fazer **********

Posso usar a minha nidus de 500w tranquilamente?

também aproveitando o tópico , eu teria muito gargalo pra jogar em 1080p 60 fps com esse i5?

Obrigado

Postado
agora, Matheuspc1995 disse:

Os caras sempre falam q precisa de 650w no mínimo

é

Justamente por isso eu recomendei..Participo de vários fóruns do tipo, e eu sempre digo "Melhor sobrar do que faltar"...

Postado
1 minuto atrás, Tiberio disse:

@Matheuspc1995 Sim, exagerei um pouco é mesmo assim não chega a 500w de consumo.

O problema da Nidus é que tem um projeto desatualizado ainda com regulação em grupo, não adequada para usar com placas modernas, recomendo que pegue pelo menos uma XPG Pylon 550w que é uma fonte moderna.

Mas desatualizado em qual sentido você diz? Me desculpe a ignorância pois não entendo com muita profundidade o assunto mas o formato das fontes não era padrão?

Obrigado

Postado
7 minutos atrás, Matheuspc1995 disse:

Mas desatualizado em qual sentido você diz? Me desculpe a ignorância pois não entendo com muita profundidade o assunto mas o formato das fontes não era padrão?

Obrigado

Tem esse tópico explicando a diferença, basta traduzir.👇

https://linustechtips.com/topic/1122694-why-group-regulated-units-shouldnt-be-boughtsold-in-2019-and-on/

veredito final.png

Postado
5 minutos atrás, Matheuspc1995 disse:

Então é que pesquisei diversos sites gringos

Os caras sempre falam q precisa de 650w no mínimo , que 500w dá problema , q fica no limite etc

Em sites gringos é comum ver esse tipo de coisa mesmo, pois lá a diferença de preço entre fontes é "troco de pão", e por lá eles tem uma variedade bem grande de fontes boas, então porque falar pro outro cara comprar uma fonte de 500W se tem modelo de 600W custando pouco?

A única coisa que há pra se preocupar com a RTX 3060 e praticamente qualquer placa de vídeo moderna e com os picos temporários de consumo, mas 500W ainda tem margem pra isso.

Postado
3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Em sites gringos é comum ver esse tipo de coisa mesmo, pois lá a diferença de preço entre fontes é "troco de pão", e por lá eles tem uma variedade bem grande de fontes boas, então porque falar pro outro cara comprar uma fonte de 500W se tem modelo de 600W custando pouco?

A única coisa que há pra se preocupar com a RTX 3060 e praticamente qualquer placa de vídeo moderna e com os picos temporários de consumo, mas 500W ainda tem margem pra isso.

Entendi amigo

Bom acho que vou manter então

Vi o preço das 600w e 650w e quase não compensou comprar essa gpu , coisa de 500 a 600 reais a fonte 

Postado

@Matheuspc1995 só pra comprovar meu ponto, o Alexandre do canal Iskandar Souza fez o teste de consumo do PC enquanto testava uma RTX 3060 numa live, no caso o medidor mede até o consumo do PC todo (incluindo o que é perdido internamente na fonte), e você pode ver que não passa de 300W, considerando a eficiência da fonte que deve estar na faixa de 85%, o consumo real do PC estaria por volta de 255W.

Screenshot_3.thumb.png.7bfc1131b0fe748b3a9e4d6c7ffdbe27.png

vídeo:

Eu me formei em engenharia elétrica alguns meses atrás, no meu TCC eu desenvolvi um medidor de energia que mostra os resultados através de um aplicativo no celular em tempo real via internet. Eu já usei ele pra testar o consumo do meu PC usando o processador e placa de vídeo ao máximo, o consumo total da fonte ficou na casa dos 200W, desconsiderando as perdas de fonte, consumo do PC por volta de 170W. Lembrando que eu fiz undervolt no processador e placa de vídeo, então eles estão consumindo menos do que em stock, mas em stock não passaria de 250W em estresse máximo também.

• Curtir 1
Postado

@Matheuspc1995 meu post ficou bloqueado por que coloquei o link de um vídeo que contem a palavra "Aliexp***", eu já passou um tempinho e ninguém aprovou ainda. Mas só repostando a parte mais importante, a imagem abaixo tirada de um vídeo do YT testando ao vivo uma configuração Ryzen 5 5600X com RTX 3060 mostra o consumo final da fonte em 300W rodando God of War. Se for desconsiderado as perdas internas da fonte, o consumo real do PC (o que o PC realmente consome da fonte), ficaria por volta dos 250-260W.

Screenshot_3.thumb.png.7bfc1131b0fe748b3a9e4d6c7ffdbe27.png

Postado
13 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Se for desconsiderado as perdas internas da fonte, o consumo real do PC (o que o PC realmente consome da fonte), ficaria por volta dos 250-260W.

O valor de 299,6w já seria o consumo real, já que para a fonte fornecer esses 299,6 ela precisa puxar da tomada cerca de 352,47, sendo 52,87w desperdiçado em forma de calor, caso a fonte tenha uma eficiência de 85%.

Postado
agora, Tiberio disse:

O consumo de 299,6 já seria o consumo real, já que para a fonte fornecer esses 299,6 ela precisa puxar da tomada cerca de 352,47, sendo 52,87w desperdiçado em forma de calor, caso a fonte tenha uma eficiência de 85%.

Amigo, o consumo que está sendo medido é o consumo da fonte, esse é um medidor de potência CA. Pra medir o consumo real do PC em corrente contínua, teria que ligar diversos medidores em série com os conectores da fonte ligados ao PC, e não seria um equipamento tão simples como esse aí, seria um equipamento de laboratório (tipo de coisa que só o TecLab teria).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!