Ir ao conteúdo

i31200f por R$ 1650,00 ou Ryzen 5 5600 por R$ 700,00?

Ir à solução Resolvido por Saulo Bitencourt,

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera.

Estou montando um pc e estou em duvida sobre qual processador e placa-mãe escolho. Queria recomendação e a opinião de vcs.

Estava pensando em pegar o Ryzen 5 5600 com uma a520m ASUS TUF, os 2 juntos ssairia por cerca de 1650.

Mas surgiu a ideia de pegar um i312100f que está por 700 reais e uma placa-mãe top que ainda n sei ql seria, precisaria de recomendações.

Qual seria a melhor opção?

Postado

Se o preço é o memo Ryzen 5600, a performance dele é equivalente ao i5-12400F.

Porém estão te cobrando caro nesta segunda opção, o i3-12100F + placa-mãe custa mais barato que o 5600+placa-mãe.

• Obrigado 1
Postado

@1lokos Opa, obrigado pela resposta.

O preço não seria o mesmo, estava vendo o i3 na kabum e ele tá custando 690, enquanto o Ryzen 5 5600 ta custando 1000. Não sei qual é o valor de uma placa-mãe equivalente a ASUS TUF A520M , mas acho que os i3 + a placa-mãe, sairia mais barato, e um melhor custo beneficio, não? Quanto perderia de FPS do i3 para o Ryzen 5600?

Poderia dizer algumas placas mães boa que no quesito de qualidade sejam equivalentes a ASUS TUF A520M?

Desde já agradeço.

Postado
7 horas atrás, Saulo Bitencourt disse:

@1lokos... o i3 na kabum e ele tá custando 690,

Não sei qual é o valor de uma placa-mãe equivalente a ASUS TUF A520M ,

Quanto perderia de FPS do i3 para o Ryzen 5600?

O equivalente das AMD A520 são as Intel H610, porém não tem TUF - linha de melhor construção;  para H610.

As H610 mais "baratas" no momento são:

Gigabyte H610M H - 599,99

ASUS prime H610M-E - 639,90

ASUS Prime H610M-A - 689,99 - "promoção" pois estava acima dos 800,00. Esta H610M-A é considerada pelos gringos a melhor das H610.

Considerando que o Ryzen 5600 tem performance próxima do i5-12400F, baseado neste teste pode-se extrapolar para uns 10% acima do i3-12100F - isso com uma RTX 3080, com VGA inferiores a diferença pode ser menor.

O i3-12100F tem performance melhor que o Ryzen 5500, que também custa mais.

i312100f.thumb.jpg.48c5d8b8cb5219ed9d247b480b0357fb.jpg

Review do i3-12100F

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@1lokos @1lokos Novamente, muito obrigado pela resposta.

No caso, eu vou usar um desses processadores com uma MSI RTX 2060.

O i312100f + ASUS Prime H610M-A o valor é1380 reais.

O Ryzen 5 5600 + ASUS TUF A520M o valor é 1660 reais.

Agora uma ultima duvida, por essa diferença de preço, qual realmente compensa mais?

Desde já agradeço pela ajuda 🙂

Postado

Questão complicada, afinal a diferença - R$ 280,00; quase paga 16Gb de memória.

De qualquer forma esta ASUS H610M-A supostamente poderá usar o i5-13400F - que ainda vai ser lançado;  poderia pegar o i3 agora e lá pelo final do ano que vem, ou no seguinte, vende-lo e pegar um 13400F.

• Obrigado 1
Postado

@1lokos Obrigado por toda ajuda amigo.

Não tenho muita pretensão de fazer upgrades no futuros. Pensando nisso, vale a pena pagar 280 por um desempenho um pouco maior?

45 minutos atrás, 1lokos disse:

com VGA inferiores a diferença pode ser menor.

Pensando nisso, o Ryzen 5 5600 teria um desempenho realmente maior? Vendo testes no youtube, não vi muita diferença dele para o i312100f.

Em questão de temperatura, qual se sai o melhor? De inicio, vou usar apenas o Coolerbox que vem junto do processador. O gabinete vai ser o Apus com 3 FANS que você mesmo tinha me indicado em outro post haha. 

Outra vez, obrigado por sua ajuda!!

Postado
6 minutos atrás, Saulo Bitencourt disse:

@1lokos Obrigado por toda ajuda amigo.

Não tenho muita pretensão de fazer upgrades no futuros. Pensando nisso, vale a pena pagar 280 por um desempenho um pouco maior?

Pensando nisso, o Ryzen 5 5600 teria um desempenho realmente maior? Vendo testes no youtube, não vi muita diferença dele para o i312100f.

Em questão de temperatura, qual se sai o melhor? De inicio, vou usar apenas o Coolerbox que junto do processador. O gabinete vai ser o Apus com 3 FANS que você mesmo tinha me indicado em outro post haha. 

Outra vez, obrigado por sua ajuda!!

Olha, você chegou em um ponto que, independente de qual processador você for pegar, terá performance sobrando na parte de processador, já na parte de GPU ela provavelmente será o seu maior gargalo, não falando que não irá rodar jogos e tal, mas ambos processadores terão mais performance que a GPU, sabe? Ai você pode escolher na plataforma que mais vai te oferecer o custo/benefício, seja por conexões na placa-mãe, por exemplo o NVMe, Threads no processador, L1/L2 cache. Mas ambos são ótimas escolhas.

• Obrigado 1
Postado
30 minutos atrás, Saulo Bitencourt disse:

@Maccuci Obrigado pela resposta irmão.

Em sua opinião, visando custo-benefício, qual você acha melhor? 

E pensando no futuro e em upgrade, a ASUS TUF A520M suportaria um Ryzen de 7 e uma RTX 3060? 

Obrigado desde ja.

Mano, a placa-mãe em si não interfere na questão da GPU tlgd? Só na barragem PCIe. Mas se você quer pegar um Ryzen 7, recomendaria placas mãe da série B e X, para aguentar a eficiência energética do processador, além dos mais das B e X serem mais robustas pra dissipação, mais conectores e etc. Sobre a RTX 3060, uma bela escolha de GPU, o Ryzen 7 ira conseguir tirar toda a performance dela.

• Obrigado 1
Postado

@Maccuci Opa, obrigado novamente pela resposta.

Então se tratando de upgrade, essa placa aqui sera melhor?  placa-mãe ASUS PRIME B450M-GAMING II, DDR4, SOCKET AM4, M-ATX, CHIPSET AMD B450, PRIME B450M-GAMING II  

E se tratando da configuração que pretendo pegar atualmente, no caso o Ryzen 5 5600 e a rtx2060, a Placa-Mãe ASUS TUF GAMING A520M-PLUS II, AMD AM4, mATX, DDR4 seria melhor?

Visto que as duas tem o mesmo preço, em geral, qual seria a melhor placa-mãe?

Desde ja agradeço.

Postado
30 minutos atrás, Saulo Bitencourt disse:

@Maccuci Opa, obrigado novamente pela resposta.

Então se tratando de upgrade, essa placa aqui sera melhor?  placa-mãe ASUS PRIME B450M-GAMING II, DDR4, SOCKET AM4, M-ATX, CHIPSET AMD B450, PRIME B450M-GAMING II  

E se tratando da configuração que pretendo pegar atualmente, no caso o Ryzen 5 5600 e a rtx2060, a Placa-Mãe ASUS TUF GAMING A520M-PLUS II, AMD AM4, mATX, DDR4 seria melhor?

Visto que as duas tem o mesmo preço, em geral, qual seria a melhor placa-mãe?

Desde ja agradeço.

Com esses dois modelos fica difícil dizer qual, o modelo A ta mais robusto que esse outro modelo b450m, acho que eu iria no modelo A mesmo, por ser mais robusto e etc...

• Obrigado 1
Postado

Baseado na tabela de VRM do Gabriel Ferraz tanto a B450 como a A520 tem VRM 4+2+1 capaz de 75 amperes (sem refrigeração forçada).

Se você esta comprando hoje um Ryzen 5600, o único upgrade AM4 lógico para ele é o 5800X3D - da um ganho médio em jogos de +20% sobre o 5600. 

Esse CPU chega a picos de 220 Watts em multithread quando em carga, mas não achei informação sobre a corrente consumida, se os 75 amperes são suficientes. 🤔

A TUF A520 suporta memória em overclock até teóricos 4866MHz, a B450 só ate 3466MHz (depende do CPU utilizado).

• Obrigado 1
Postado
5 horas atrás, 1lokos disse:

Baseado na tabela de VRM do Gabriel Ferraz tanto a B450 como a A520 tem VRM 4+2+1 capaz de 75 amperes (sem refrigeração forçada).

5800X3D

Esse CPU chega a picos de 220 Watts em multithread quando em carga, mas não achei informação sobre a corrente consumida, se os 75 amperes são suficientes. 🤔

Achei, no teste do Blender o 5800X3D puxou exatamente 75 amperes. 😉 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...