Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows server - dhcp - scopo e superscopo


thiago.jj

Posts recomendados

galera

tenho uma rede ex: 192.168.1. 70 a 192.168.1.240 e talvez precise aumentar o range, mas sem alterar a sub mask 255.255.255.0 por conta do AD, DNS, DHCP estão no mesmo servidor e não sei o que pode acontecer se fizer isso, alem disso tem uma vpn com a matriz

 

caso eu crie um novo escopo ex: 192.168.2.1 a 192.168.2.1, informar o gateway, dns da rede atual 192.168.1.1(ira aceitar?)

 

fazendo isso ira distribuir os 2 ips na minha rede e funcionar? ou apos adicionar o segundo escopo preciso criar o superscopo?

 

por estar em producao não posso ficar testando.

 

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Presumindo que se trata de uma rede relativamente pequena e sem a utilização de maiores recursos do Windows Server, o método mais fácil para resolver essa situação é alterar a máscara de rede.

Naturalmente, precisará reconfigurar o DHCP, mas não haverá nenhum problema com o Active Directory ou o DNS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

apresenta problemas, obrigado pelo retorno.

 

não coloquei detalhes sobre o ambiente, mas o roteador/firewall não é administrado por nos e ja causaram dor de cabeça para incluir um segundo link para usarmos como backup, algo super simples, mas não fizeram...

 

por isso pensei na opcao que passei no post acima, não funcionaria da forma que falei?

 

obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então também não funcionará, pois você terá dois segmentos de rede distintos e, portanto, precisará fazer modificações no roteador.

Como sugestão, uma vez que você não possui autonomia sobre esse roteador, talvez pudesse avaliar a possibilidade de colocar toda a rede atrás de um outro roteador. Dependendo do teu cenário, não haveria nenhum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi, achei que criando outro scopo e fazendo como superscopo funcionaria.

 

qual a vantagem de usar esse superscopo ou criar um scopo diferente no mesmo ambiente?

 

o problema vai ser configurar o novo roteador ja que vai precisar dos dados da vpn e talvez outras coisas que não temos conhecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A utilização do superescopo ou de escopos adicionais serve para o propósito que você deseja, e também para que um único servidor DHCP atribua endereços IP em diferentes sub-redes. Mas de toda forma envolve a adição de rotas para essas outras redes.

Quanto à minha sugestão, não seria para substituir o roteador existente, mas sim colocar um novo equipamento, em cascata, através da porta WAN. Esse roteador já instalado ficaria responsável apenas pelo tráfego externo, e o outro, pelo tráfego interno, com total autonomia. Funcionará perfeitamente, desde que não exista alguma necessidade específica, como o acesso a esta rede através do outro lado da VPN, por exemplo - nesse caso, outras configurações seriam necessárias para esse roteador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente utilizam a vpn para o erp e acessam servidores de arquivos tbem.

 

O local não tem muitos usuarios mas como usam note(rede e wifi), alem do celular corporativo poderia contar 3 ips para cada usuario, os celulares com mac address dinamicos tbem atrapalha,

 

talvez consiga resolver essa questão com pequenos ajustes internos, mas ja queria estar pronto caso precise de mais ips na rede

 

no pior dos casos é entrar em contato com povo de fora e alinhar as configs.

 

Obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

apresenta problemas,

 

você comentou sobre não ter problema no meu servidor controlador de dominio ao alterar a subnet.

 

vou precisar atualizar algo no dns no servidor ad?

 

teoricamente teria que atualizar a submask dhcp, ip impressoras, firewall, AC e outros dispositivos com ip fixo.

 

obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você alterar apenas a máscara de rede, e não os endereços IP, não precisará alterar nada no serviço DNS.

Quanto ao AD, apenas precisaria atualizar a sub-rede em "Serviços e Sites do Active Directory", caso configurada. Se não foi feita essa configuração, deixe como está.

E, claro, como você mencionou, fazer as alterações no escopo DHCP e nas interfaces dos dispositivos com IP estático, e etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!