Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, estou em duvida em relação a temperatura do meu processador Ryzen 5 5600x.

Troquei recentemente para esse processador e uma nova placa de vídeo.

Antes era só um Ryzen 3 3200g sem placa de vídeo, entretanto nunca reparei na temperatura dele, mas quando troquei e liguei o computador abrindo a BIOS notei que a temperatura da CPU estava subindo muito, chegou até 95 graus e ali ficou.

Junto com ele comprei um cooler:

https://www.pichau.com.br/cooler-para-processador-mancer-vortex-rainbow-RGB-mcr-vor-01

Agora estou usando o cooler padrão da AMD.

Agora em minha duvida é se essa temperatura é adequada para continuar ou pode ser algum problema causando o aquecimento?

1.PNG

Postado

Primeiro de tudo, não use o HWMonitor. Use o HWInfo64, é mais confiável.

Segundo, qual o seu gabinete?

Terceiro, você controlou a tensão manualmente ou deixou a placa-mãe fazer o que quiser (ou seja, exagerar e tentar cozinhar seu processador)?

Postado

2°: TGT Raider.

3°: Quando chegou as peças só coloquei e liguei sem configurar nada. (Não faço ideia como controlar a tensão).

Postado
1 hora atrás, heyFinn disse:

2°: TGT Raider.

Uh... é, realmente não ajuda.

1 hora atrás, heyFinn disse:

3°: Quando chegou as peças só coloquei e liguei sem configurar nada. (Não faço ideia como controlar a tensão).

Veja alguns vídeos e tutoriais de overclock na sua placa-mãe, é o mesmo processo. Só que ao em vez de aumentar a tensão, você diminui,

Postado

Alterei algumas coisas na BIOS da placa-mãe, abaixou consideravelmente eu acho.... Vi pelo software que você recomendou (HWInfo64) mas não sei em qual temperatura é a real no momento. A que aparece como o nome do processador ou a de baixo, junto ao nome da placa-mãe.

Tirei 2 prints, o primeiro do software recomendado e o segundo no software que veio com a placa-mãe.

1.PNG

2.PNG

Nesse segundo print a temperatura chegou a ficar no minimo 50 graus e está variando até os 60 graus.

Postado

Comece ignorando o software da placa-mãe, e se possível desinstale também.

Sobre qual das temperaturas, pegue a que for maior. Tem vários sensores que medem coisas ligeiramente diferentes, mas no fim das contas, o que for mais quente é a referência.

Postado

Isso pode ser problema do Cooler novo?

Por exemplo: ele não está "aguentando" o processador.

Se eu trocar ele por um Air Cooler ajudaria em algo?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...