Ir ao conteúdo

SSD M.2 NVMe com baixa leitura/gravação

Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

Tenho um SSD Adata XPG SX6000 Lite (https://www.kabum.com.br/produto/101636/SSD-128-gb-adata-xpg-sx6000-lite-m-2-NVMe-leitura-1800mb-s-e-gravação-600mb-s-asx6000lnp-128gt-c) com leitura/gravação de até 1800MB/s/600MB/s segundo o fabricante, porém fazendo os testes estou encontrando velocidade de leitura de 518 MB/s e gravação 290 MB/s.

image.png.793fd72b2d885fcdd64a5c9620c008b9.png

Minha placa-mãe é uma B450M Steel Legend com espaço para ultra M2 (PCIe Gen3 x 4), que foi onde eu coloquei. A temperatura está em 38ºC. Alguém sabe me dizer o porque desses valores baixos? Será que a fonte pode estar limitando o desempenho do SSD?

Meu Set Up:

- Processador: Ryzen 5 5600x

- Placa de vídeo: RTX 3060 Colorful Triple fan

- placa-mãe: B450M Steel Legend

- Fonte: corsair 600W 80 plus white

- 01 HD WD Blue 1TB

- 01 SSD Adata XPG SX6000 Lite 128GB

- Water cooler 240mm CoolerMaster

- 02 memórias RAM 8GB Kingston Fury DDR4

• Solução
Postado

@Rotoneck

Já tinha ouvido falar em 20%.. Mas isso depende do SSD e da construção dele, como tipo de memória, controladora, se tem ou não cache DRAM..

Se conseguir abrir um pouco de espaço nele, só pra testar isso..

• Curtir 1
Postado

@Rotoneck

Pois é.. SSDs usam parte da memória disponível como uma espécie de cache, pra gravação mais rápida.. Aí, pelo tanto de espaço ocupado, esse mecanismo tenha ficado comprometido e teve essa perda de desempenho..

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!