Ir ao conteúdo

placa-mãe a520m- A pro esquenta muito sem dissipador no VRM?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Então gente, comprei esse Ryzen 5 4500, porém comprei uma placa am4 a520m- A pro da msi sem dissipador e estou com medo do vrm esquentar de mais, será que vai rodar de boa? não sei se uso meu water cooler gamer storm 120T com uma fan ou uso o (cooler box que veio junto com o processador para conseguir ventilar no vrm)

• Membro VIP
Postado

@Roberto Ros Não tem nenhum problema o VRM esquentar. Isso vai depender muito do seu setup, se é uma configuração de entrada ou high-end. Claro que, quanto mais quente, mais instável o jogo pode ficar. Mas por que essa preocupação somente após a compra? 

Postado

@Math.Pi pois começou aparecer uns videos para mim de aquecimento e fiquei preocupado e comprei uma RTX 3060, queria ver se não seria muito pesado não ter dissipador de vrm, está seguro então mesmo se eu usar o water cooler?

• Solução
Postado

Nos últimos anos se criou muita história em cima de dissipador de VRM, a verdade é que dissipador não é a única coisa que importa, também importa a qualidade do VRM e si. Se você tiver MOSFETs de boa qualidade, eles vão esquentar menos que MOSFETs de baixa qualidade. E mesmo uma placa mais simples dessas marcas principais, como ASUS, MSI e Gigabyte, a falta de dissipador não é problema algum para um Ryzen 5, seja o modelo que for, o VRM não vai esquentar a ponto de causar problemas. Agora quando nós falamos de marcas ruins, como a Biostar, aí sim você precisa se preocupar, o mais indicado é ficar longe de marcas como essa.

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Nos últimos anos se criou muita história em cima de dissipador de VRM, a verdade é que dissipador não é a única coisa que importa, também importa a qualidade do VRM e si. Se você tiver MOSFETs de boa qualidade, eles vão esquentar menos que MOSFETs de baixa qualidade.

Exemplo disso é Biostar, alguns modelos tem o dissipador, usa alguns componentes de qualidade razoável, mas um projeto ruim, resultando num VRM ruim, que limita a alimentação do CPU quando o circuito esquenta a ~85º.

A ASUS Prime B450M Gaming II ganhou o dissipador, mas foi meio mal colocado, os comentários dos "analistas" deste vídeo são fracos, mas dá para ver o efeito do dissipador. O Teste do 3600 serve como referencia para o 5600.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Roberto Ros disse:

@GuilhermeGB Entendi e por mais que eu tenho uma RTX 3060 que vai puxar bastante ela vai ficar de boa?

A placa de vídeo não vai puxar nada da placa-mãe, o circuito VRM alimenta apenas o processador. Mesmo em situações onde o processador esteja em uso máximo, uma placa-mãe mais simples e que seja bem construída não terá problemas com um Ryzen 5.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!