Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, estou querendo dar um upgrade no meu computador. Utilizo ele principalmente para jogos (CSGO e DOTA2) e para outras utilidades mais básicas.

O principal motivo que estou querendo fazer esse upgrade é porque estou precisando de um computador melhor para eu trabalhar no meu escritório. Normalmente eu faço isso, faço upgrade no meu computador de jogos e as peças que eu utilizava nele eu aproveito para montar o meu pc de trabalho. Ou seja, nesse meu pc de jogos eu iria aproveitar a placa de vídeo,a fonte, HD e o gabinete, sendo que o restante eu iria colocar nesse meu pc do trabalho e comprar as peças que faltam.

Segue a configuração do meu pc de jogos:

Gabinete: ATX Cooler Master Dominator 690 II Advanced;

Processador: Intel(R) Core(TM) i5-8400 CPU @ 2.80GHz

Cooler Processador: Cooler Master Hyper H412R, 92mm, Intel-AMD, RR-H412-20PK-R2

Placa-mãe: placa-mãe ASUS TUF B360M-Plus Gaming/BR

memória Ram: 2x 8GB Ballistix DDR4 3000mhz

Placa de Vídeo: GeForce RTX 2070 Gigabyte

HD: 01 HD de 1 Terabyte e 01 SSD de 240gb

Fonte: Corsair CX 600M

A minha ideia seria trocar a placa-mãe, processador, memória e SSD.

Estou querendo pegar um i5 12400. A minha primeira dúvida é referente a placa-mãe. Vocês acham que eu deveria pegar H610 e B660? Ainda sobre o processador, tenho preferência por um que tenha vídeo integrado.

Já sobre as memórias, tenho visto umas mais baratas de marcas que eu não conheço, tais como Geil Orion, Geil Evo Potenza, XPG, entre outas. Qual marca seria uma marca com um bom custo e benefício?

Sempre utilizei no meu PC 16gb de memória, mas pensei dessa vez em colocar 32gb (2x16gb) em razão da diferença de preço ser pequena, o que vocês acham?

Pesquisei agora algumas peças e valores, vou colocar aqui e gostaria que vocês me falassem se está tudo certo e podem ficar a vontade para dar novas indicações de peças:

I5 12400 por R$ 1.2400,00 https://www.pichau.com.br/processador-intel-core-i5-12400-6-core-12-threads-2-5ghz-4-4ghz-turbo-cache-18mb-lga1700-bx8071512400

placa-mãe por R$ 940 https://www.terabyteshop.com.br/produto/20886/placa-mãe-ASUS-tuf-gaming-b660m-plus-d4-chipset-b660-intel-LGA-1700-matx-DDR4-90mb1940-c1bay0

memória R$ 660,00 https://www.terabyteshop.com.br/produto/23048/memória-DDR4-kingston-fury-beast-RGB-16gb-3200mhz-preto-kf432c16bba16

SSD R$ 339,00 https://www.terabyteshop.com.br/produto/19949/SSD-wd-blue-sn570-NVMe-m2-500gb-pcie-gen3-x4-NVMe-v14-leitura-3500mbs-e-gravação-2300mbs-wds500g3b0c

Sobre o computador de trabalho que eu iria montar com as peças que vou trocar do meu pc de jogos, essa fonte e esse gabinete são compatíveis com o restante das peças?

Fonte R$ 290,00 https://www.pichau.com.br/fonte-corsair-cv-series-cv550-80-plus-bronze-550w-cp-9020210-br

Gabinete R$ 100,00 https://www.pichau.com.br/gabinete-office-aigo-j3

Não tenho um valor específico ainda que posso gastar, mas essas peças que coloquei acima estão dando R$ 3.569,00 à vista. Gostaria apenas de montar um computador para jogos com peças de bom custo e benefício. Vocês podem indicar outras peças concorrentes que sejam com valores um pouco superior, e se possível, explicando o porque vale a pena investir essa valor um pouco a mais para pegar essa determinada peça.

Obrigado pela ajuda.

Postado

Opa mano, boa noite!!
a kabum e outras lojas, estão com promoçao de processadores e placa-mãe, sendo sincero, não recomendo pegar um processador da intel, por mais famosa que seja.
Recomendo, se quiser, dar uma pesquisada nos processadores da AMD, que tenha placa de vídeo integrada (se quiser também) que vale mais a pena que um intel, e uma fonte de 800-1000w pra não ter problema, questão do gabinete, não acho necessario trocar

Postado

@Kewv1n Opa, boa noite! Valeu pela resposta.

Um tempo atras eu pesquisei e vi que o i5 da 12ª geração estava melhor do que os Ryzen, mas me corrige se eu estiver errado.

Sobre a fonte, qual seria a necessidade em comprar uma de 800 a 1000w? Eu trocando apenas a placa-mãe, processador, SSD e memória já seria necessário a troca da fonte?

Postado
4 minutos atrás, SparkBr disse:

@Kewv1n Opa, boa noite! Valeu pela resposta.

Um tempo atras eu pesquisei e vi que o i5 da 12ª geração estava melhor do que os Ryzen, mas me corrige se eu estiver errado.

Sobre a fonte, qual seria a necessidade em comprar uma de 800 a 1000w? Eu trocando apenas a placa-mãe, processador, SSD e memória já seria necessário a troca da fonte?

to por fora em relação  a processador, mas em questão da fonte é mais pra ter estabilidade e segurança, porque você vvai ta utilizando um processador da ultima geraçao e creio q ele com a RTX vai puxar bastante

Postado
agora, Kewv1n disse:

to por fora em relação  a processador, mas em questão da fonte é mais pra ter estabilidade e segurança, porque você vvai ta utilizando um processador da ultima geraçao e creio q ele com a RTX vai puxar bastante

Entendi, vou esperar mais pessoas darem opinião sobre a fonte para depois decidir se troco ela mesmo ou não, mas por enquanto obrigado pela ajuda.

• Curtir 1
Postado

Supondo que sua razão para CPU com vídeo integrado seja poder destinar esse CPU para um PC de trabalho como no caso do atual 8400 pode pegar o i5-12400 pois o que o Ryzen, ex. 5600G tem de melhor no IGP - equivalente a uma RX 550 tem de pior no CPU.

O 5600G é um 5500 com IGP, embora tenha sido lançado primeiro, o nome foi malandragem do marketing da AMD.

O 12400 leva vantagem sobre o Ryzen 5600 em alguns programas e jogos e perde em outros. A principal vantagem do 5600 é o preço, hoje (16/11) custa - R$ 200,00 a menos.

Para o 12400 pode usar a ASUS Prime H610M-A que custa R$ 600,00 (preço promocional).

Para o 5600 a melhor custo/benefício no momento é a MSI MAG B550 Mortar R$ 750,00.

O gabinete "escritório" que escolheu não é adequado para o cooler CM HR412 torre que tem no 8400, pois não tem posição para fan frontal admitindo ar para esse cooler. Se tiver o cooler box será adequado.

Postado

@1lokos Obrigado pela resposta.

A princípio tenho preferência mesmo por processadores da intel, por isso devo acabar comprando o i5 12400. Sobre a placa-mãe, você acha mesmo que é suficiente essa H610? Eu teria algum ganho de qualidade com a B660?

Sobre memórias, essa "Memória DDR4 Kingston Fury Beast RGB, 16GB, 3200Mhz, Preto, KF432C16BBA/16" é boa? Pensei em comprar 2 pentes de 16gb que ficariam no valor de R$ 660,00.

Você acha que tem necessidade de trocar a minha fonte?

Pensei em colocar o CM HR412 no i5 12400 e o cooler box do i5 12400 no i5 8400, isso seria possível? E você tem alguma indicação de gabinete de aparencia básica e barato que eu poderia usar nesse computador do "escritório"?

Postado
20 horas atrás, SparkBr disse:

A princípio tenho preferência mesmo por processadores da intel, por isso devo acabar comprando o i5 12400. Sobre a placa-mãe, você acha mesmo que é suficiente essa H610? Eu teria algum ganho de qualidade com a B660?

Chipset não dá ou tira desempenho do CPU. O que se ganha com o B660?

Mais conectividade, mais portas USB - inclusive tipo C em algumas placas, mais portas SATA, slot NVMe PCI 4.0 - é limitado a PCi 3.0 no H610, e em alguns modelos, como a TUF da ASUS CODEC de som melhor (ALC 1300), e o principal - dependendo do modelo da placa; VRM com mais fases, com dissipador de calor.

Porém, cuidado tem B660 da ASRcok, Biostar, Colorful... que tem construção pior que a ASUS Prime H610M-A, considerada a melhor das H610 - tem dissipador no VRm(Vcore), e extras como slot para cartão WiFi, conector ARGB (😏). O X da questão é que B660 boa é de R$ 1.000,00 para cima.

Sobre memórias, essa "Memória DDR4 Kingston Fury Beast RGB, 16GB, 3200Mhz, Preto, KF432C16BBA/16" é boa? Pensei em comprar 2 pentes de 16gb que ficariam no valor de R$ 660,00.

Memória ótima, a marca dá garantia maior que a vida útil da memória.

Você acha que tem necessidade de trocar a minha fonte?

Não, Corsair CX tem boa qualidade, e 600W é OK para a RTX 2070.

Pensei em colocar o CM HR412 no i5 12400 e o cooler box do i5 12400 no i5 8400, isso seria possível? 

O CM H412R é mais que suficiente para o i5-12400, porém tem o detalhe é que você precisa de um suporte para o LGA1700, que não existia quando comprou o cooler.  

A Cooler Master fornece o kit LGA 1700 para o H412R mediante pagamento do frete (era grátis até junho 2022) mas pede nota fiscal comprovando a compra, o que já pode ter jogado fora. 🙂 

https://www.coolermaster.com/br/pt-br/catalog/pages/cooling/coolers-preparados-para-cpu-intel-alder-lake-lga1700/

Tem gabinete "de escritório" que permite colocar um ou dois fans na frente, eu mais um na traseira cria um fluxo de ar entrando - saindo.

Esse escolhido só tem local de fan na lateral, na direção do cooler, então é adequado para cooler vertical (tipo box) mas não de torre, na K'bum tem dezenas de gabinetes "de escritório".

Postado

@1lokos Muito obrigado pela resposta!

Entendi sobre a placa-mãe, mas você acha que a que eu postei no início do tópico (placa-mãe ASUS TUF Gaming B660M-PLUS D4, Chipset B660, Intel LGA 1700, mATX, DDR4, 90MB1940-C1BAY0) é boa? Se você falar que ela é boa eu acho que vou acabar comprando ela pois a diferença dessa para ASUS Prime H610M-A é de R$ 300,00.

memória e fonte já estão definidos.

Agora uma última dúvida, você acha que esse i5 12400 vai ser bom e irá rodar os jogos em qualidade boa por um bom tempo ou você tem algum outro processador para me indicar que poderá ser melhor (pode ser AMD ou intel)? Sempre penso em pegar um i7 para eu não precisar fazer upgrade tão cedo, mas o valor dele é sempre MUITO maior.

Postado
9 minutos atrás, SparkBr disse:

@1lokos 

ASUS TUF Gaming B660M-PLUS D4, Chipset B660, Intel LGA 1700, mATX, DDR4, 90MB1940-C1BAY0) é boa?

Sim, é boa e tem VRM suficiente para futuramente usar nela um i5-13600K/F - que junto com o Ryzen 5800X3D (R$ 1.990,00) é no momento o melhor CPU custo/performance para jogos.

Citação

Sempre penso em pegar um i7 para eu não precisar fazer upgrade tão cedo, 

Ah, o "future proof"... 🙂

Bom, no momento o i5-13600K ainda esta com sobre preço de novidade - R$ 2.400,00, mas em todo caso custando mentos quem um i7-12700 (e menos ainda que o 12700K) e é mais "future proof", além de entregar alguns FPS a mais em jogos... hoje. 😉 

Postado

@1lokos Ótimo, acredito que já está tudo decidido então.

Muito obrigado pela sua ajuda!

@1lokos Uma última dúvida, a minha fonte Corsair CX 600M já tem aproximadamente 8 a 9 anos de uso. Para o computador do escritório eu iria comprar a Fonte Corsair CV Series CV550 80 Plus Bronze 550W, CP-9020210-BR por R$ 350,00. 

Estava pensando, será que já está na hora de eu trocar a Corsair CX 600M? Pensei em colocar ela no PC do escritório e comprar uma nova para o pc de jogos, desde que a diferença de valores não seja grande.

O que você acha sobre isso? Gostaria de indicação de alguma fonte para o pc de jogos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...