Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei uma ASUS Tuf Gaming B660M Plus LGA 1700 e um processador Intel 13600k.
Estava com problema, pois o computador não dava vídeo de jeito nenhum.

Levei na assistência e me disseram que o problema provavelmente seria a BIOS desatualizada, pois os processadores de 13a geração são muito novos e minha placa-mãe não veio atualizada para os processadores de 13a.

Na assistência me disseram que para atualizar, seria necessário um processador de 12a geração, porém, enviei mensagem para todas as assistências e lojas de informática da minha cidade e nenhuma delas tem processadores dessa geração.

Tem alguma maneira de atualizar a BIOS sem usar o processador de geração anterior?? URGENTE.

Postado
15 horas atrás, Julia Vitoria disse:

Tem alguma maneira de atualizar a BIOS sem usar o processador de geração anterior?? URGENTE.

de forma pratica, pro usuário comum, não!..

a não ser q sua placa-mãe tivesse os botões de flash BIOS, ai sim.. mas nem todas as placas possuem esse recurso..

Postado
2 horas atrás, akko disse:

Sim, com gravadoras Eprom:

Gravador Programador Eprom Ch341a + Pinça Jacaré Soic8

2 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

de forma pratica, pro usuário comum, não!..

Nesse vídeo o gringo arrancou um resistor da placa-mãe com a pinça "jacaré" do gravador (aos 5:12). A mola da garra é bem forte.

Nesse ,o "Xeonzeiro" mostra como é o uso do gravador - CH341A, uma gambiarra danada, o cabo da garra "jacaré" é curto e sai arrastando a placa-mãe pelo chip do BIOS...🤣

O ideal é usar um notebook rodando o programa de gravação, assim a distância para o cabo fica menor.

E no fim a placa X79 dele não funcionou - mas já estava apresentando problemas antes do processo de gravação. 😛 

E na TUF B660M em questão o chip do BIOS é soldado na placa-mãe - e "para ajudar" tem uns resistores do lado esquerdo. :tw_tounge_wink:

image.png.4a5d53e3259f492e8d13d3b7c3b44158.png

Então será preciso usar a garra, ou levar numa assistência que tenha equipamento para dessoldar e soldar o chip - mas cobram caro por esse serviço, já vi caso do serviço ter custado mais de R$ 300,00

• Triste 1
Postado
37 minutos atrás, 1lokos disse:

Nesse vídeo o gringo arrancou um resistor da placa-mãe com a pinça "jacaré" do gravador. A mola da garra é bem forte.

Nesse ,o "Xeonzeiro" mostra como é o uso do gravador - CH341A, uma gambiarra danada, o cabo da garra "jacaré" é curto e sai arrastando a placa-mãe pelo chip do BIOS...🤣

O ideal seria usar um notebook rodando o programa de gravação, assim a distância para o cabo seria menor.

E no fim a placa X79 não funcionou. 😛 

E na TUF B660M em questão o chip do BIOS é soldado na placa-mãe - e tem uns resistores do lado esquerdo. :tw_tounge_wink:

image.png.4a5d53e3259f492e8d13d3b7c3b44158.png

Então será preciso usar a garra, ou levar numa assistência que tenha equipamento para dessoldar e soldar o chip - mas cobram caro por esse serviço, já vi caso do serviço ter custado mais de R$ 300,00

pois é, mas ai a pessoa fazendo isso se comprou a placa no BR, vai perder a garantia no caso de precisar tirar o chip da BIOS e etc

nem as próprias assistencias q foram mencionadas no relato da postagem sequer cogitaram essa possibilidade... 

logo, pro usuario comum e leigo, a forma mais adequada é comprando um processador mais simples só pra fazer isso.. vai gastar a mais, mas é o q resta.. comigo ja aconteceu igual! tive q comprar um celeron pra poder atualizar uma placa minha certa vez

agora se a pessoa tem alguma experiencia com computadores e sabe fazer o procedimento, otimo.. mas não parece ser o caso em tela

Postado

Pior é que o LGA 1700 mais barato é o i3-12100F que aqui custa R$ 639,99 e pouca coisa menos no Allii. Bom, pode vender depois.

@Julia Vitoria Se por acaso comprou essa placa-mãe da P'chau ou T'byte eles podem fazer a atualização, mediante uma taxa, ligue lá.

Se foi na K'bum... Inês é morta.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!