Ir ao conteúdo

Computador desliga ao abrir jogos pesados


Ir à solução Resolvido por TheDemonLena,

Posts recomendados

Postado

Olá, boa noite. 
Recentemente estou tendo alguns problemas com meu computador, onde em determinadas situações ele desliga, como por exemplo, ao entrar em algum jogo pesado.

Começou a um tempo, jogando ARK com mods, e é um jogo bastante pesado, porém, não tinha problema algum pra rodar em framerate estável, mas em alguns pontos do mapa, meu pc desligava e ligava novamente, semelhante a quando se vai iniciar o pc porém a memória RAM da algum tipo de erro. A príncipio, achei que era problema derefrigeração, abri o gabinete e joguei jogos extremamente pesados, que levavam o pc a 100% de uso, porém com um ventilador virado pros componentes, e a temperatura não passava de 45°, o problema foi resolvido temporariamente, mas voltou a desligar mesmo com o ventilador, descartando assim o problema de super aquecimento, troquei minha placa de vídeo (apesar de saber que não tinha relação ao problema, só aproveitei uma promoção), e a memória RAM (que a príncipio achei que era a principal causa dos desligamentos), porém não funcionou, fazendo alguns testes mais aprofundados, percebi que apenas o 1° e o 4° slot de memória RAM funciona normalmente, tenho 2 pentes de 8 gb, e quando coloco no 2° e 3°, o pc não inicia, mas se coloco no 1° e 4° ele inicia normalmente. Após vários testes, limpezas de contato da placa-mãe, ram, etc, o problema foi limitado a alguns componentes: A fonte, na qual comprei uma pela internet, com selo 80 plus, gold, etc, uma que sobra no meu setup e tem uma qualidade excelente.
Outro componente que tenho dúvidas é o CPU, talvez ele possa estar causando algum problema, mas não tenho certeza.
A minha principal suspeita é a placa-mãe, justamente por ela não iniciar corretamente nos slots 2° e 3° de memória, mas tenho minhas dúvidas, pois seguindo a lógica, se ela estivesse com problema nos conectores de RAM, era pra ela desligar em momentos aleatórios, não só quando forço o pc um pouco a mais do que o normal, ou até mesmo não iniciar.

Complementando, jogo League of Legends normalmente, e raramente ele desligou no meio das partidas nesse tempo, mas se eu inicio um jogo mais pesado, em gráficos altos, assim que carrega o mapa, o pc desliga instantaneamente.

Preciso de ajuda, pois estou confuso em relação ao que pode acontecer, e desde já, obrigado.

 

placa-mãe: Kllisre X79 LGA 2011  M-ATX

memória RAM: Testei com 3 marcas diferentes de memória RAM, e em outros computadores elas funcionam perfeitamente mesmo em alto uso.

Placa de Vídeo: ZOTAC RTX 2060 Super (Anteriormente uma rx 460 2gb, muito mais fraca, então a falta de energia pode ser descartada também)

Fonte: LOGIN ATX 500W (marca meio genérica, apesar de eu nunca ter tido problemas de energia com ela antes, ainda acho que talvez seja ela)

CPU: Xeon e3-2640 v3 lga2011

SO: Windows 11 (Porém formatei em inúmeros sistemas e formas, então pode ser descartado também.)
 

  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Você está pondo todo o seu setup em risco por causa dessa fonte, e bem provavel que ela entregue menos de 300w, diria que está no rank: Troque assim que possível... Achei uma imagem desta fonte... não sei dizer ao certo, mas parece falar que sua potência nominal é 110W

Postado
17 minutos atrás, TheDemonLena disse:

Você está pondo todo o seu setup em risco por causa dessa fonte, e bem provavel que ela entregue menos de 300w, diria que está no rank: Troque assim que possível... Achei uma imagem desta fonte... não sei dizer ao certo, mas parece falar que sua potência nominal é 110W

O problema provavelmente é ela, certo? Como disse, comprei uma fonte nova, é a Seasonic Core GM-650W, Gold com o selo 80, e assim que chegar vou testar, porém, tenho minhas dúvidas na placa-mãe, mas acho que se fosse algo relacionado aos slots o pc nem iniciaria, certo?

  • 5 semanas depois...
Postado

Atualização: Depois de um mês e alguns problemas de entregas, minha fonte chegou. Comprei uma de qualidade alta, com selos de qualidade e etc, e rodou normalmente.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!