Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal! Estou aproveitando essa época do ano para fazer um upgrade no PC

Setup atual:

CPU Ryzen 5 1600AF @ 3.20 GHz

GPU XFX RX 470 4 Gb 

placa-mãe: B350-DS3H V2

2x8 GB 1333Mhz

Corsair CV550 80 Plus Bronze

Esse é o upgrade que pretendo fazer no momento:

placa-mãe: MSI MAG B550 Tomahawk

Ryzen 5 5600 @ 3.5GHz 

Placa de vídeo: RTX 3070 ou RTX 3070ti

Vocês tem alguma recomendação de qual GPU seria melhor? Pretendo continuar no FullHD por alguns anos ainda. O orçamento é de até 6500 reais (com frete incluso)

• Membro VIP
Postado

@Luibs Memória DDR4 só pode ser 2666MHz. 

3 minutos atrás, Luibs disse:

placa-mãe: MSI MAG B550 Tomahawk

Ryzen 5 5600 @ 3.5GHz 

Placa de vídeo: RTX 3070 ou RTX 3070ti

Eu não gastaria com placa-mãe, a não ser que queira fazer overclock.

Vai precisar de uma fonte pra qualquer uma dessas RTX.  A Seasonic 650 Core está em promoção: 420 reais. Ou pode partir pra um modelo 750W, melhor dimensionado pra 3070 ti / 3080, como a XPG Core Gold.

Postado

Você não precisa trocar a placa-mãe, a sua atual suporta um 5600. Gaste esse dinheiro comprando um cooler melhor ou um SSD, caso não tenha.

Cuidado também com a placa de vídeo, uma 3070 com uma CV550 é... questionável. Suas opções seriam comprar uma fonte nova também, o que é um baita disperdício considerando que você tem uma perfeitamente boa, baixar a GPU, ou esperar sair uma 4xxx menos beberrona.

Postado
1 hora atrás, Math.Pi disse:

@Luibs Memória DDR4 só pode ser 2666MHz. 

Eu não gastaria com placa-mãe, a não ser que queira fazer overclock.

Vai precisar de uma fonte pra qualquer uma dessas RTX.  A Seasonic 650 Core está em promoção: 420 reais. Ou pode partir pra um modelo 750W, melhor dimensionado pra 3070 ti / 3080, como a XPG Core Gold.

Não sei sobre as memórias, apenas relatei o que tem no cpuid

1 hora atrás, Imakuni disse:

Você não precisa trocar a placa-mãe, a sua atual suporta um 5600. Gaste esse dinheiro comprando um cooler melhor ou um SSD, caso não tenha.

Cuidado também com a placa de vídeo, uma 3070 com uma CV550 é... questionável. Suas opções seriam comprar uma fonte nova também, o que é um baita disperdício considerando que você tem uma perfeitamente boa, baixar a GPU, ou esperar sair uma 4xxx menos beberrona.

A mudança da placa-mãe eu acho interessante pelo slot pci-e 4.0, a atual só vai até 3.0 mas não sei dizer até que ponto a performance é comprometida

Vou ver sobre as fontes, vocês tem recomendações?

Screenshot_1.png

Postado
10 minutos atrás, 1lokos disse:

Na maioria dos jogos não perde mais que 2% continuando no PCI 3.0 - mesmo com uma RT 4090; a exceção é em jogos como o Warhammer. 

.

Obrigado! Então acho que vou manter a placa-mãe atual mesmo, não tenho intenção de fazer overclock nem nada do gênero. Mas será que a atual não precisaria de atualização do BIOS para usar o novo processador?

Postado
1 hora atrás, Luibs disse:

A mudança da placa-mãe eu acho interessante pelo slot pci-e 4.0, a atual só vai até 3.0 mas não sei dizer até que ponto a performance é comprometida

Isso só importa se você for usar uma RTX 4090 com um processador consideravelmente melhor que o seu. Qualquer coisa menos, é irrelevante.

Postado

Sim, precisa atualizar o BIOS, o Ryzen 5600 foi lançado em Abril deste ano.

No caso para a versão F52g  que é a mais recente.

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-AB350M-DS3H-V2-rev-11/support#support-dl-BIOS

Como sempre, lembrando de formatar em FAT um pendrive de boa qualidade - Sandisk, Kingston, HP< Samsung (não use pendrive Ching Ling como Multilaser e marcas "gamer") para extrair o arquivo do BIOS baixado. Um pendrive de 8GB é o ideal para isso.

Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

Sim, precisa atualizar o BIOS, o Ryzen 5600 foi lançado em Abril deste ano.

No caso para a versão F52g  que é a mais recente.

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-AB350M-DS3H-V2-rev-11/support#support-dl-BIOS

Como sempre, lembrando de formatar em FAT um pendrive de boa qualidade - Sandisk, Kingston, HP< Samsung (não use pendrive Ching Ling como Multilaser e marcas "gamer") para extrair o arquivo do BIOS baixado. Um pendrive de 8GB é o ideal para isso.

Eu nunca fiz esse tipo de coisa.. Tem risco de dar problema né?

2 horas atrás, Imakuni disse:

Isso só importa se você for usar uma RTX 4090 com um processador consideravelmente melhor que o seu. Qualquer coisa menos, é irrelevante.

Entendi, então vou manter a placa-mãe.

E em relação às fontes? Sugestões?@Math.Pi

Postado
2 horas atrás, Luibs disse:

Eu nunca fiz esse tipo de coisa.. Tem risco de dar problema né?

Tem, se faltar energia durante o processo, pode "bricar" o chip do BIOS e ai precisa regravar com gravador externo.

Mas não tem como evitar, mesmo comprando placa-mãe nova na maioria dos casos tem atualizar o BIOS porque o 5600 foi lançado em Abril deste ano, portanto depois de qualquer placa-mãe AM4.

Por isso faça a atualização fora dos horários de pico de consumo de energia, mais sujeito a quedas, por exemplo de madrugada.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!