Ir ao conteúdo

Adaptador SSD NVMe para PCI-Express x1 vs SSD SATA

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, amigos. Estou pensando em adicionar mais um SSD no meu computador com o objetivo de transferir meus jogos do HD para o SSD, tendo a possibilidade de melhores tempos de loading e etc. Como minha placa-mãe (MSI B450M PRO-VDH Max) só tem um slot M.2 e eu já estou utilizando com um XPG S11 Pro de 1TB, minhas únicas opções são adquirir um SSD SATA ou recorrer a um adaptador que funcione em PCI-Express x1. Estou ciente que um SSD NVMe no PCI-Express 2.0 x1 ficaria limitado a velocidade sequencial de um SSD SATA comum ou até mais lento, mas em geral os SSD NVMe possuem melhor velocidade sustentada, melhores velocidades de acesso aleatório e vezes até melhor TBW.

Gostaria de saber a opinião dos colegas, se seria melhor pegar um SSD SATA mesmo ou investir num SSD NVMe + adaptador, o que seria mais prático de instalar e possibilidade de ser reaproveitado numa futura placa-mãe com dois slots M.2. Como estou pensando em pegar um SSD de 1TB, provavelmente ficaria com um Crucial BX500 na opção SATA, e se for um NVMe seria o Kingston NV2 1TB com esse adaptador. Se alguém já teve experiência com esse adaptador ou similar, gostaria de saber como foi.

• 3 meses depois...
  • Solução
Postado

Bom, acabei ficando com a alternativa do SSD NVMe com adaptador PCI-Express x1. Comprei o SSD e o adaptador na China, o SSD foi do modelo Netac NV3000 1TB. Essas são as velocidades registradas com o Crystal Disk Mark:

61777888__SSDNetacNV3000(PCI-E2.0x1).png.ce4c3a6d9ba9ccafa56e6d068d28ebb5.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...