Ir ao conteúdo

ASUS RX580 O8G - temperatura / Ventoinhas

Ir à solução Resolvido por MauricioBMS,

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal,

Comprei essa semana uma ASUS RX580 O8G (https://www.ASUS.com/br/motherboards-components/graphics-cards/dual/dual-rx580-o8g/) só que por padrão a ventoinha só é ativada depois dos 53º.

Minha dúvida é, eu posso deixar esse padrão de 55º ou é melhor forçar a ativação da ventoinha constante direto pelo Adrenaline (versão 22.11.1) ?

No modo padrão ele não liga a ventoinha antes de 53º, como podem ver o print agora a placa esta com 52º e a ventoinha parada (fan speed 0%). Quando ativei a ventoinha forçada ele fica na temperatura padrão de 30º com 44% de velocidade da ventoinha

image.png.aafd7e03560e061df77e57b2ba48c0f6.png

• Solução
Postado

Fica ao seu critério. Na minha opinião, uma ventoinha trabalhando o tempo todo enquanto a placa de vídeo ligada reduz menos sua vida útil do que ficar parando e começando a girar diversas vezes.

Muito comum placas que utilizam fans hydraulic bearing, por exemplo, terem problemas cedo de ruído devido essa técnica de "Fan Stop". Pois, toda hora que a fan começar a girar será necessário bombear o fluído lubrificante, e como ela fará isso diversas vezes ao dia, terá um desgaste maior do mesmo.

Também tem pessoas que defendem que o desligamento da ventoinha aos 50c, por exemplo, evita ter uma diminuição da temperatura de forma muito rápida, onde iria contrair o material (silício, mais importante) de forma muito rápida.

Eu costumo fazer uma curva de ventoinha personalizada mesmo, no entanto, com ela sempre funcionando... mesmo que seja em pouca rotação. Fiz isso, pois já enfrentei problemas de ruído nas ventoinhas devido o "Fan Stop ou Zero RPM".

• Curtir 1
Postado

@MauricioBMS É, eu vi em alguns posts falando que a Rx580 tem esse sistema para evitar a variação térmica muito brusca, operando entre 50º~75º (em estresse). 

As fans eu acredito que são do modelo convencional e para te ser sincero os jogos que eu tenho jogado (Albion e LoL) não estão esquentando nem um pouco a placa de vídeo, Ela se mantém nos 50º~55º praticamente todo o periodo que eu jogo.

Acho que eu vou acabar deixando ela no modo automático talvez para preservar as ventoinhas, meu unico receio é o monitoramento da temperatura, vou instalar um monitorador na barra de taréfas para evitar sustos.

Obrigado pela resposta !

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...