Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, já agradeço os que virão ajudar. Tenho uma RX 5700 XT que comprei da aliexpress, marca MLLSE (51RISK) e ela atinge rapidamente a temperatura de 81 graus com as fans em 100%. Com o intuito de aumentar a longevidade da placa e também de suas ventoinhas, optei por fazer undervolt com principal intuito de abaixar a temperatura. Fiz pelo próprio AMD Adrenalin e obtive os seguintes resultados (todos no mesmo jogo, em condições idênticas, por exatos 3 minutos cada): 

1- Sem qualquer configuração (tensão 1181 e frequência 2100): temperatura 80º, ventoinhas em 94%, consumo 179W, limite de energia original, em 0%;

2 - Com Undervolt (tensão 970 e frequência 1999) : temperatura 77º, ventoinhas em 51%, consumo 134W, limite de energia aumentado para 50%;

3- Com Undervolt + Curva de fan (tensão 970 e frequência 1999) : temperatura 72º, ventoinhas em 64%, consumo 136W, limite de energia aumentado para 50%;

4- Com Undervolt + Curva de fan (tensão 1000 e frequência 1999) : temperatura 72º, ventoinhas em 64%, consumo 139W, limite de energia aumentado para 50%;

**5 - Com Undervolt + Curva de fan (tensão 1081 e frequência 1999) : temperatura 76º, ventoinhas em 76%, consumo 160W, limite de energia original, em 0%.

Obs: Uso constante da GPU em 97% em todos os casos

Sou leigo, então aprendi tudo pelo youtube, comecei fazendo como aprendi, testando e diminuindo a tensão até achar o ponto onde começa a aparecer pequenos bugs na tela (linhas pretas que aparecem/somem rapidamente), e esse ponto foi em 950 V +- então aumentei pra 970 e fiz o teste (resultado 2 e 3), não deu bugs e a temperatura ficou boa, porém decidi aumentar a margem e subi pra 1000 Volts (resultado 4) e percebi que a temperatura se manteve igual com uma margem maior ainda. *No ultimo caso (resultado 5) foi de um rapaz que vi no youtube falando que não era bom abaixar a tensão em mais de 100. Pra mim, aparentemente o melhor resultado é o de número 4, agora vem os questionamentos:

a- Fiz os procedimentos corretamente?

b- Esse tipo de procedimento, pode causar algum dano a curto ou longo prazo? 

c- Se não causar danos, quais parametros dos meus resultados devo escolher? 

d- Toda vez que reinicio o pc, o AMD Adrenalin reseta as configurações, tenho que ficar configurando toda vez que ligo ou há algum jeito de salvar?

z- Alguma sugestão de melhoria no undervolt ou na curva de fan? (em anexo)

Novamente, agradeço demais pela ajuda, mesmo que parcial ! Tudo agregará demais! Abraços e até logo.

fanmtítulo.jpg

Postado

Undervolt não tem qualquer possibilidade de causar danos à placa de vídeo, só pode causar instabilidades se não fizer a configuração correta. E não existe configuração correta para todas as placas de vídeo, mesmo as do mesmo modelo, cada placa é uma placa e cabe a você descobrir qual a melhor configuração pra sua.

• Curtir 1
Postado
5 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Undervolt não tem qualquer possibilidade de causar danos à placa de vídeo, só pode causar instabilidades se não fizer a configuração correta. E não existe configuração correta para todas as placas de vídeo, mesmo as do mesmo modelo, cada placa é uma placa e cabe a você descobrir qual a melhor configuração pra sua.

Primeiramente obrigado pela resposta. Eu entendi, mas o meu procedimento foi correto? Abaixar a tensão, aumentar limite de energia.... conforme expliquei no resultado 4

Postado
18 minutos atrás, Fuente disse:

Eu entendi, mas o meu procedimento foi correto? Abaixar a tensão, aumentar limite de energia.... conforme expliquei no resultado 4

Aumentar o limite de energia não está fazendo diferença alguma aí. Como você mesmo reportou, o consumo da placa caiu de 179W para menos de 140W. Você mexe no limite de energia aumentando quando vai fazer OC, para ter certeza que a placa vai ter margem, ou diminuindo quando você quer reduzir o consumo da placa sem necessariamente precisar mexer em clock ou tensão.

Sobre o seu problema de não salvar após reiniciar o PC, sugiro procurar alguma opção que aplica as configurações no boot. Eu não sei como funciona os programas da AMD, eu fiz undervolt na minha GTX 1660 Ti pelo MSI Afterburner e ativei a opção para aplicar no boot.

• Curtir 1
Postado
42 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Aumentar o limite de energia não está fazendo diferença alguma aí. Como você mesmo reportou, o consumo da placa caiu de 179W para menos de 140W. Você mexe no limite de energia aumentando quando vai fazer OC, para ter certeza que a placa vai ter margem, ou diminuindo quando você quer reduzir o consumo da placa sem necessariamente precisar mexer em clock ou tensão.

Sobre o seu problema de não salvar após reiniciar o PC, sugiro procurar alguma opção que aplica as configurações no boot. Eu não sei como funciona os programas da AMD, eu fiz undervolt na minha GTX 1660 Ti pelo MSI Afterburner e ativei a opção para aplicar no boot.

Ahh sim entendi, faz total sentido.. já deu uma boa clareada. Só pra eu entender melhor, um overclock seria aumentar a frequência da vram? 

Postado

@Fuente overclock é um aumento de frequência, seja na VRAM ou no chip gráfico. No seu caso não seria interessante porque a placa já está esquentando bem do jeito que veio de fábrica, provavelmente você pegou um modelo com refrigeração bem ruim para a fan ter que operar a 94% (imagino o ruído que deve ser isso...).

Eu tenho receio de comprar essas placas chinesas modificadas justamente por conta disso, o preço é bom, mas o custo disso às vezes é uma refrigeração de péssima qualidade.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Você tem total razão, pros jogos que eu jogo, sem over clock já está de ótimo tamanho. Fiz o undervolt e está limitando a 73 graus, e com a curva de fan para essa temperatura em 65%/70%, de head set quase impossível de ouvir... No meu gabinete cabe 2 fans em baixo da GPU, estou só esperando chegar pra instalar, creio que vá ajudar a refrigerar também... 

Obrigado e qualquer forma irmão, um ótimo dia pra você!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...