Ir ao conteúdo

Falha em Dual Channel com XPG Spectrix D41 TUF, RGB, 16GB (2x8GB)

Ir à solução Resolvido por Caique Salheb,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, é o seguinte:

Estou usando a placa-mãe ASUS TUF B450M-PLUS GAMING com o processador Ryzen 3 3200G

Anteriormente eu usava a RAM Patriot Viper Elite 4x4GB, 2666MHz, CL16 (comprei dois kits 2x4GB em momentos diferentes), somando 16GB. Com essa memória, o CPU-Z acusava o Dual Channel certinho, mesmo antes de eu comprar o segundo kit, e, além disso, eu conseguia alocar 2GB dela para o vídeo pela BIOS.

Há algum tempo, troquei as memórias pela XPG Spectrix D41 TUF, RGB, 16GB (2x8GB), e recentemente descobri que elas não estavam em Dual Channel, conforme a seguintes imagens printadas do CPU-Z:

image.png.eb7aae30804c5720f36f33af8cc1ea30.pngimage.png.98e541009e997db73a50d3bf34375af9.pngimage.png.2345f1c88ec758b3cded28816469181c.png

Inicialmente eu as usava nos Slots #2 e #4 por conta do cooler box que interferia no Slot #1, e acreditava ser essa a causa. Porém, hoje fiz uma limpeza geral no PC e removi o acabamento do cooler, liberando esse espaço. Então passei a usar o os Slots #1 e #2 mas nada mudou, como pode ser visto nas imagens acima.

Além disso, eu tentei utilizar os padrões D.O.C.P. de 3000MHz e 3200MHz pra elas, o que o meu Ryzen 3 3200G não permitiu. Então deixei tudo no AUTO lá na BIOS e tentei deixar alocado os 2GB, mas também gerou instabilidade e o PC não ligou. Só ligou quando deixei tudo no AUTO, inclusive a alocação de memória.

Eu troquei a antiga memória só pra dar um "boost" no meu vídeo integrado, mas acabei piorando a situação, já que continuo com os 16GB a 2666MHz só que com um CL maior e sem o Dual Channel...

Alguém tem um pista do que pode estar acontecendo?

Obs.1: quando eu inverto os módulos, o PC não liga também. Só funciona quando o módulo com número de série EE0E0400 está no Slot #1 e o de número de série A1070400 está no Slot #3.

Obs.2: já tentei as duas combinações usando os Slots #2 e #4 e ambas ficam em Single Channel.

• Solução
Postado

@ch4pol1n Quando eu usava as Patriot, nessa caixa aparecia "Dual".

Na aba "SPD", na caixa "Ranks" também aparecia "Dual". Agora, aparece "Single" nas duas. Alguma observação quanto a isso?

*****ATUALIZAÇÃO*****

Rapaz, acredito que o "problema" seja na atualização do CPU-Z. Parece que ele mudou as nomenclaturas pra indicar Dual Channel e confundiu uma galera...

Baixei um outro software de identificação de hardware que me diz que as memórias estão trabalhando em Dual Channel sim (e que a alocação automática de memória pro vídeo tá entregando 2GB também, amém). Segue:

image.thumb.png.bb2f98b69bb84bb2956345a0cd4f457d.png

Não *****, CPU-Z kkkkkk

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!