Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Falha em Dual Channel com XPG Spectrix D41 TUF, RGB, 16GB (2x8GB)


Ir à solução Resolvido por Caique Salheb,

Posts recomendados

Pessoal, é o seguinte:

 

Estou usando a placa-mãe ASUS TUF B450M-PLUS GAMING com o processador Ryzen 3 3200G

 

Anteriormente eu usava a RAM Patriot Viper Elite 4x4GB, 2666MHz, CL16 (comprei dois kits 2x4GB em momentos diferentes), somando 16GB. Com essa memória, o CPU-Z acusava o Dual Channel certinho, mesmo antes de eu comprar o segundo kit, e, além disso, eu conseguia alocar 2GB dela para o vídeo pela BIOS.

 

Há algum tempo, troquei as memórias pela XPG Spectrix D41 TUF, RGB, 16GB (2x8GB), e recentemente descobri que elas não estavam em Dual Channel, conforme a seguintes imagens printadas do CPU-Z:

 

image.png.eb7aae30804c5720f36f33af8cc1ea30.pngimage.png.98e541009e997db73a50d3bf34375af9.pngimage.png.2345f1c88ec758b3cded28816469181c.png

 

Inicialmente eu as usava nos Slots #2 e #4 por conta do cooler box que interferia no Slot #1, e acreditava ser essa a causa. Porém, hoje fiz uma limpeza geral no PC e removi o acabamento do cooler, liberando esse espaço. Então passei a usar o os Slots #1 e #2 mas nada mudou, como pode ser visto nas imagens acima.

 

Além disso, eu tentei utilizar os padrões D.O.C.P. de 3000MHz e 3200MHz pra elas, o que o meu Ryzen 3 3200G não permitiu. Então deixei tudo no AUTO lá na BIOS e tentei deixar alocado os 2GB, mas também gerou instabilidade e o PC não ligou. Só ligou quando deixei tudo no AUTO, inclusive a alocação de memória.

 

Eu troquei a antiga memória só pra dar um "boost" no meu vídeo integrado, mas acabei piorando a situação, já que continuo com os 16GB a 2666MHz só que com um CL maior e sem o Dual Channel...

Alguém tem um pista do que pode estar acontecendo?

Obs.1: quando eu inverto os módulos, o PC não liga também. Só funciona quando o módulo com número de série EE0E0400 está no Slot #1 e o de número de série A1070400 está no Slot #3.

Obs.2: já tentei as duas combinações usando os Slots #2 e #4 e ambas ficam em Single Channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@ch4pol1n Quando eu usava as Patriot, nessa caixa aparecia "Dual".

Na aba "SPD", na caixa "Ranks" também aparecia "Dual". Agora, aparece "Single" nas duas. Alguma observação quanto a isso?
 

*****ATUALIZAÇÃO*****

 

Rapaz, acredito que o "problema" seja na atualização do CPU-Z. Parece que ele mudou as nomenclaturas pra indicar Dual Channel e confundiu uma galera...

Baixei um outro software de identificação de hardware que me diz que as memórias estão trabalhando em Dual Channel sim (e que a alocação automática de memória pro vídeo tá entregando 2GB também, amém). Segue:

 

image.thumb.png.bb2f98b69bb84bb2956345a0cd4f457d.png

 

Não *****, CPU-Z kkkkkk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!