Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qled Cpu da placa-mãe acessa em alguns momentos, superaquecimento ?


Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Olá,

 

Tenho a seguinte configuração:

 

ASUS Tuf Gaming B660m Plus D4

I5-12400F

Gabinete Kazan 2 RGB com 4 Ventoinhas (https://www.pichauarena.com.br/hardware/gabinete-pichau-kazan2/)

RTX 3060

 

Ontem à noite fui jogar Fortnite nas configurações gráficas recomendadas pelo jogo e quando fui mudar para o modo de jogo Salve o Mundo, ao entrar na tela de loading acendeu uma luz vermelha na placa-mãe. Achei estranho mas, ela acendeu e depois que saiu da tela de loading sumiu essa luz.

Quando voltei para o modo Batttle Royale novamente ao carregar a tela de loading acendeu, dessa vez por mais tempo, a luz de novo na placa-mãe. Acendeu uma ou duas vezes durante a partida mais rapidamente apagava.

Fiquei intrigado e fui pesquisar na internet e no manual da placa-mãe, descobri que era a luz de indicação da CPU.

Dentro do próprio site da ASUS achei esse vídeo do Youtube deles sobre essas luzes, neste vídeo (vou inserir o link abaixo) eles indicam tirar o cooler do processador para ver se não tem algum pino torto na placa-mãe.

Fiquei na dúvida se era exatamente isso e fui checar a temperatura da cpu. Abri o HWMonitor e o CPU-Z no começo do teste de estresse do processador (coloquei pra estressar tudo, não sei se fiz certo) em menos de 30 segundos já bateu 100 graus.

 

Quando fui instalar o cooler da intel sem querer tirei um pouco da pasta pré aplicada com o dedo.

E quando fui pegar a placa-mãe pelo cooler instalado para instalar dentro da cpu e não ficou fixo totalmente, embora todos os pinos tenham encaixados na placa-mãe chequei atrás dela para ter segurança do cooler não cair na hora que ligasse o computador.

 

Depois dessa explicação as minhas dúvidas:

 

1. Esse problema mencionado nas duas últimas frases pode ser o que está ocasionando o 100 graus do processador ?

2. Essa luz acesa da CPU na placa-mãe pode ser de superaquecimento ou é de algum pino torto na placa-mãe como mostra o vídeo ?

3. Para eu remover o cooler do cpu para checar se entortou algum pino tenho que ter uma bisnaga de pasta térmica para reaplicar antes de colocar o cooler ?

4. Necessito de álcool isopropílico para remover a pasta antiga ?

5. Caso seja mesmo um problema de aquecimento, um Air Cooler resolveria o problema ?

6. Quais indicações de Air Cooler para o LGA 1700 ?

 

Vídeo da ASUS sobre a luz acesa da placa-mãe: https://youtu.be/86s2l65Gw1Y?t=253

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
Citação

Quando fui instalar o cooler da intel sem querer tirei um pouco da pasta pré aplicada com o dedo.

 

Dependendo de quanto tirou da pasta térmica - que vem numa camada fina, pode ter prejudicado o assentamento do dissipador, ficando com area sem contato.

 

Como o gabinete Kazan 2 tem boa ventilação era para o CPU ficar no máximo a 80 graus, como mostram testes com o cooler box.

 

 

Citação

E quando fui pegar a placa-mãe pelo cooler instalado para instalar dentro da cpu e não ficou fixo totalmente, embora todos os pinos tenham encaixados na placa-mãe chequei atrás dela para ter segurança do cooler não cair na hora que ligasse o computador.

 

Aqui não ficou claro o que não "ficou fixo totalmente", foi o CPU cooler ou foi a placa-mãe nos suportes?

 

Em ambos os casos tem que ficar bem fixo e firme, sem nenhuma folga.

 

Confira a montagem, mas evite tirar o CPU do soquete, pois esta arriscando danificar os pinos do soquete - vide o "acidente" com a pasta térmica. 

 

No máximo solte a trava, pressione o CPU para baixo com um dedo e feche a trava com a outra mão. O sistema de pinos plásticos da Intel é bem chato de travar. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, 1lokos disse:

Aqui não ficou claro o que não "ficou fixo totalmente", foi o CPU cooler ou foi a placa-mãe nos suportes?

 

Fui montando o pc seguindo videos (conceituados) de como montar, na hora de erguer a placa-mãe pelo cooler do processador ele não soltou a trava da placa-mãe mas, ficou solto. Por segurança para não cair dentro do gabinete apertei os pinos de fixação do cooler do processador e instalei a placa-mãe no gabinete.

 

Será que o cooler do processador não está totalmente fixado no processador por isso não esteja ventilando totalmente o processador ?

 

O processador não fica totalmente em 100º, em alguns momentos quando se exigi esforço um pouco maior do processador ele sobe até 100º mas, se estou usando computador na internet não passa de 55 a 60º.

 

Neste momento que estou escrevendo essa frase ele está em 45 a 50º

 

Só queria ter a certeza de ser somente um problema de falta de refrigeração e não de algum problema na placa-mãe ou processador pois, pretendo adquirir o quanto antes um Air Cooler

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, 1lokos disse:

No máximo solte a trava, pressione o CPU para baixo com um dedo e feche a trava com a outra mão. O sistema de pinos plásticos da Intel é bem chato de travar. 

 

Não entendi o que é pra fazer nessa parte:

CPU é o cooler do processador ?

@1lokos

 

Nesse link abaixo tirei fotos e um vídeo de como está fixado o cooler box do processador

 

https://imgur.com/a/E9d8tdh

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!