Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Minha placa-mãe é uma ASUS prime B450M gaming br, eu vi que ela possui uma entrada “RGB Header +12V GRB(4pinos)”. No site e na caixa fala que suporta fitas de LED mas não fala nada sobre ela suportar o RGB de fans ou outros componentes de 4 pinos.

Alguém que tem uma placa dessas ou sabe melhor sobre esse tipo de pino consegue me dizer se pode ligar fans nesse conector ou se só serve pra fitas de Led mesmo?

Ganhei essa placa-mãe mas estou pensando em comprar outra melhor se for o caso. Se tiverem recomendações de placas melhores eu também agradeço. Meu processador é um Ryzen 5 5600g.

Obrigado!

Postado
18 minutos atrás, holtzz disse:

No site e na caixa fala que suporta fitas de LED

19 minutos atrás, holtzz disse:

se pode ligar fans nesse conector ou se só serve pra fitas de Led mesmo?

Observe a pinagem e as tensões. Se o encaixe estiver correto. Funciona. Precisa atentar para a polarização do positivo e negativo. Se os ventiladores forem 12 V, tranquilo, só conferir onde negativo e positivo se encaixam. O RGB nada mais é do que a interposição de tensão em quatro pontos, onde 1 é comum e 3 são interpostos pela controladora. Se ligar um por vez, terá uma cor única e sólida (Vermelho, verde e azul). No entanto, e é ai que vem a pegadinha, a controladora altera a tensão em 3 saídas, que é o pulo do gato para mudar as cores. Se conseguir fixar a tensão, terá 12 V em uma das saídas, terá um funcionamento estável. Logo, essa saída deve coincidir com a tensão que ventilador precisa e não pode ser alterada.

https://eletroenergia.com.br/led/led-RGB-entenda-como-funciona/

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...