Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Primeiro computador que monto, valor em torno de R$ 6 mil ou um pouco mais


Posts recomendados

Boa tarde, pessoal. O objetivo do PC será para jogar em 2K no high/ultra (de preferência ultra) com, pelo menos, 60 FPS, atingir 70+FPS seria o ideal/interessante, porém 60FPS pra mim é suficiente, já que vai ser fluido e a gameplay vai ficar natural. Especificarei as peças e deixarei algumas dúvidas que gostaria que vocês, que definitivamente são mais experientes, respondessem.

 

Processor: Ryzen 5 5600

placa-mãe: Gigabyte A520M DS3H

Memória: XPG Gammix D10, 8GB 3200MHz (2x8 = 16GB)

SSD: SSD Crucial P3, 1TB, 3D NAND, M.2 NVMe, Leitura: 3500Mb/s e Gravação: 3000Mb/s

Placa de vídeo: Placa de Vídeo Gigabyte AMD Radeon RX 6700 XT Eagle, 12GB

Fonte: Fonte XPG Core Reactor, 650W, 80 Plus Gold Modular

 

Gostaria de debater alguns pontos, como falado acima:

 

1 - O Ryzen 5 5600 está por R$929,99, o Ryzen 5 5600x está por R$1149,99. Eu não acho que vale a pena pegar a versão X, mas o que vocês acham? A diferença é de R$220.

2 - A fonte de 650W é suficiente? Está com boa folga?

3 - A placa-mãe A520M DS3H possui alguma limitação que não estou conseguindo enxergar? Porque, por exemplo, a Gigabyte B450M GAMING Rev 1 é mais cara que a A520M DS3H, porém o que vejo de diferença entre elas é em termos de conectividade (mais USB 3.1, por exemplo).

4 - Há alguma incompatibilidade que não estou enxergando entre os diversos componentes?

 

Vocês trocariam alguma peça? Fariam alguma mudança?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Lotts disse:

3 - A placa-mãe A520M DS3H possui alguma limitação que não estou conseguindo enxergar? Porque, por exemplo, a Gigabyte B450M GAMING Rev 1 é mais cara que a A520M DS3H, porém o que vejo de diferença entre elas é em termos de conectividade (mais USB 3.1, por exemplo).

@Lotts Sim, Não possuir suporte para Overclock e ser uma construção mais básica no geral, não vai aguentar um 5700X/5800X3D por exemplo.

 

8 minutos atrás, Lotts disse:

Placa de vídeo: Placa de Vídeo Gigabyte AMD Radeon RX 6700 XT Eagle, 12GB

Por quanto está saindo essa GPU? Saiba que as Radeon são "inúteis" para Ray Tracing e Produtividade, mas agora se quer poder bruto para jogos, são boas opções.

No geral, ótima configuração, só gostaria de perguntar que gabinete e que cooler vai usar com essa build, pois podem influenciar na temperatura geral do PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@Lotts Sim, Não possuir suporte para Overclock e ser uma construção mais básica no geral, não vai aguentar um 5700X/5800X3D por exemplo.

Não pretendo nem tão cedo comprar outro processador, mas o que você quis dizer com "não vai aguentar". No site da Gigabyte diz que o 5700X é suportado.

 

4 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

Por quanto está saindo essa GPU? Saiba que as Radeon são "inúteis" para Ray Tracing e Produtividade, mas agora se quer poder bruto para jogos, são boas opções.

No geral, ótima configuração, só gostaria de perguntar que gabinete e que cooler vai usar com essa build, pois podem influenciar na temperatura geral do PC.

O objetivo é jogos mesmo. Rodar 2K high/ultra 60+FPS. Tá saindo por R$2799,99. O gabinete ainda estou analisando, porém será um com suporte para 6 fans (3 frontais, 1 traseira e 2 topo), com coolers de 120mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sua placa-mãe não tem suporte para os Ryzen 5000 na versão inicial da BIOS, somente na F14, então compre ela atualizada para evitar maiores problemas

outra coisa, sua placa-mãe tem pcie 3.0 e sua gpu é 4.0 então você teria uma perda de desempenho mínima, ai você decide se vale a pena ou não

14 minutos atrás, Lotts disse:

No site da Gigabyte diz que o 5700X é suportado.

uma coisa é encaixar e dar vídeo, outra é funcionar bem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Red X disse:

uma coisa é encaixar e dar vídeo, outra é funcionar bem

Perfeito. Compreendi melhor as diferenças tanto quanto em relação ao processador e também o PCI 4.0. Troquei a placa-mãe para uma Gigabyte B550M DS3H.

Ela tem suporte inicial para serie 5000, como também PCI 4.0. Esta é uma boa escolha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Lotts disse:

Perfeito. Compreendi melhor as diferenças tanto quanto em relação ao processador e também o PCI 4.0. Troquei a placa-mãe para uma Gigabyte B550M DS3H.

Ela tem suporte inicial para serie 5000, como também PCI 4.0. Esta é uma boa escolha?

sim, mas ela não tem suporte para essa cpu na BIOS inicial

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/B550M-DS3H-rev-10-11-12-13/support#support-cpu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Lotts disse:

Ela tem suporte inicial para serie 5000, 


"Suporte para serie 5000" não quer dizer que vai funcionar com o Ryzen 5600 - isso é definido pela versão BIOS, pois este CPU foi lançado (Abril de 2022) depois da placa.

 

Em todo caso você pode atualizar através do botão Q-Flash, sem usar CPU e memória.

 

Veja na lista de CPU suportados qual versão do BIOS é requerida pelo 5600 e já deixe um pendrive - de boa qualidade, ex. Sandisk, preparado caso precise.

 

Citação

O gabinete ainda estou analisando, porém será um com suporte para 6 fans (3 frontais, 1 traseira e 2 topo), com coolers de 120mm.

 

Mais importante que o numero de fans, é o gabinete ter a frente que favoreça a entrada de ar, sendo os melhores para isso os modelos "mesh".

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, 1lokos disse:

Mais importante que o numero de fans, é o gabinete ter a frente que favoreça a entrada de ar, sendo os melhores para isso os modelos "mesh".

Compreendido. Irei prestar atenção nisso.

 

5 minutos atrás, 1lokos disse:

Em todo caso você pode atualizar através do botão Q-Flash, sem usar CPU e memória.

É o meu plano. Fazer a atualização da BIOS.

 

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!