Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá senhores, tenho o seguinte setup:

3070 RTX zotac;

I5 11400;

16 RAM (2x 8gb) crucial 2666mhz com xmp de 3200mhz;

placa-mãe aorus elite b560m;

fonte cougar bxm 700w;

water cooler pichau aqua.

desde que comprei esse PC, comecei a baixar jogos pesados, afinal acredito eu que me pc era pra aguentar, jogos como: elden ring, warzone 2.0, warzone 1 e etc.. porém depois de uma ou até meia partida o jogo apresenta problemas, e algumas vezes reinicia meu pc, porém noto que a temperatura da placa está em 70°C ( acho eu super normal), e o processador a 65° em média, então imaginei que seria a memória RAM. então entrei na BIOS do meu pc e tirei o xmp de 3200 MHz e deixei no padrão de 2666 MHz, e dai o unico jogo que testei foi elden ring, porém o mesmo não apresentou problemas, testei até resoluções maiores como 3200x 1440 e nada de crash. a minha duvida é a seguinte:  o problema está na memória RAM que é ruim ? ou no meu pc que não aguenta tal frequência? ou outra coisa?

Postado

Primeiro, a RAM está nos slots corretos (2 e 4, olhando da esquerda para a direita)?

Segundo, você só ativou / desativou xmp como deveria ou alterou a frequência diretamente?

Postado
21 horas atrás, Gabs. xgs disse:

A ram está nos slots 1 e 3, (gostaria de saber como isso afeta diretamente).

Resumindo, pela forma como as placas mãe são feitas, os slots mais longes causam interferência quando não estão populados. Por isso você deve sempre colocar nos slots 2 (o mais longe no canal A) e 4 (o mais longe no B).

E há uma boa chance de que só isso já resolva.

• Curtir 1
Postado
26 minutos atrás, Gabs. xgs disse:

@Imakuni Se não der certo posso considerar que o pente está com problema ou que minha placa não aguenta ?

Não esqueça de atualizar a BIOS para a mais recente. Se já tiver, resete para o padrão de fábrica depois de trocar.

Mas tem outras coisas que você pode fazer antes de acusar hardware ruim, só não é uma boa ir nelas se puder evitar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...