Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, bom dia! Espero que estejam todos bem.

É possível um cabo de rede que esteja com problema afetar apenas a velocidade de Download da internet? Pergunto isso porque, no momento, o problema no cabo me parece ser o motivo. Explico:

Semana passada eu estava assistindo um vídeo e me deparei com uma queda de qualidade, então fui medir a velocidade de minha internet e percebi que a de Download estava pela metade do que meu contrato prevê. Meu contrato é de 500Mb de Download e 250Mb de Upload, e a velocidade de download estava batendo cerca de 250Mb.

Liguei para a operadora, que fez uns reparos remotos e tal, mas, não obtendo êxito, fez um agendamento de um técnico, que esteve aqui e, inclusive, trocou o modem por um mais moderno. Mas o problema persistiu, e somente no meu computador que acesso via cabo (quando consulto a velocidade pelo celular os 500Mb batem direitinho).

Coincidentemente, ou não, isso começou depois que atualizei do Windows 10 para o 11, também semana passada. Tipo, se já estava acontecendo antes, eu não cheguei a perceber, pois não estava fazendo consulta da velocidade. E pesquisando na internet, achei algo que indicava algum problema no Windows 11 relacionado a essa redução da velocidade de internet e tal.

Minha placa-mãe é uma ASRock B450m - Steel Legend e as configurações de rede estão tudo ok, com 1Gbps. Uso um cabo CAT6.

Ontem eu resolvi fazer um teste atualizando o Driver de Rede da própria placa e, para minha surpresa, assim que finalizei a instalação, fiz um teste de velocidade e a mesma estava batendo os 500Mb. Assim eu pensei que tinha resolvido o problema e descartei a possibilidade de ser o cabo de rede.

Porém, logo depois eu atualizei o Driver de Áudio também e precisei reiniciar o PC para a finalização. Depois disso, quando fui consultar a velocidade um pouco mais tarde, a mesma já tinha voltado para a casa dos 250Mb, e novamente me veio a suspeita de que pode ser o cabo.

Hoje, antes de digitar essa mensagem, mais uma vez eu atualizei o Driver de Rede (no modo reparo) e a velocidade voltou a bater os 500Mb.

Eu acho que é o cabo porque fiz todas as atualizações e, embora após estas a internet volte ao normal, depois da reinicialização ela voltou ao problema. Talvez um mau contato ou algo assim. No entanto, também tenho dúvidas de que pode ser o cabo pelo fato de que esse problema só está afetando a velocidade de Download, visto que a de Upload está sempre estável. Então penso que se tudo está de acordo com a conexão de um mesmo cabo, não sei até que ponto isso afetaria apenas uma das velocidades.

Alguém sabe o que pode estar acontecendo?

Grato.

Postado
8 minutos atrás, JogaJota disse:

É possível um cabo de rede que esteja com problema afetar apenas a velocidade de Download da internet?

é possível que simplesmente um cabo inadequado afete o desempenho da conexao, digo isso pois aqui em casa usamos o roteador da empresa e a internet é uns 300mb porém ha um tempo atras a gente usava um cabo pra conectar a internet do modem ao roteador porém a velocidade da internet nunca passava de uns 90mb e então liguei na operadora e expliquei o problema, fiz os testes com a atendente e nada de chegar os 300mb e então o tecnico veio aqui em casa fez os testes e concluiu que era porque a gente usava um cabo antigo e não sabia e depois que ele trocou o cabo ai começou a vir os 300mb e ate mais

12 minutos atrás, JogaJota disse:

E pesquisando na internet, achei algo que indicava algum problema no Windows 11 relacionado a essa redução da velocidade de internet e tal

o pouco que entendo de informatica.. eu não recomendo usar o win 11 por enquanto ou pelo menos ate acabar o suporte da microsoft pro win 10 e porque? pelo simples fato de que o win 11 é um sistema instavel e chegou no mercado recentemente então se o seu pc for mais ou menos bom recomendo win 10 pro na qual é a versão mais completa

Postado

@tadzyo Então, sobre o cabo eu uso o CAT6, que elimina esse problema que tu citou sobre não ultrapassar os 100Mb. O meu problema é que minha velocidade contratada é de 500Mb e tá sendo entregue apenas 250Mb, entende? Se fosse um cabo antigo, ela não ultrapassaria nem os 100Mb.

Sobre o Windows, até pouco tempo eu estava usando o 10 pro mesmo. Mas resolvi atualizar para o 11 depois de ter visto algumas recomendações recentes da nova atualização. Sou usuário comum (tarefas do dia dia, jogos e tal) e até estou gostando, não cheguei a notar diferença ou problema (somente isso da velocidade mesmo, mas não tenho conhecimento suficiente para cravar que isso está relacionado ao Windows. Só vi uns comentários mesmo).

Mas obrigado pela atenção.

@Alexsandro Krzj Cara, antes desse cabo atual eu tinha outro que comprei sem saber. Ele é mais antigo e não ultrapassava os 100Mb. Só depois que percebi isso que fui buscar informação e descobri sobre os tipos de cabo. Infelizmente, CAT6 eu só tenho esse que estou usando mesmo. Meu PC está no quarto e o modem fica na sala. Talvez tenha o cabo que veio no próprio modem, mas para isso eu terei que levar o PC para próximo dele (normalmente vem aqueles cabos de 1,5m, se não me engano). Meu monitor está num suporte de mesa, e pra levar tudo para a sala vai dar um trabalhão de desmontar, e não queria perder tempo fazendo isso por agora. Mas se for a única alternativa, terei que fazer. kkk

Quando tu fala "Acho difícil existir um problema de falta de banda por causa de um defeito intermitente no cabo." quer dizer que o problema pode não ser no cabo mesmo? Tipo, se fosse o cabo também poderia afetar a velocidade de Upload, né?

Me explica melhor o que tu quis dizer com isso, por favor.

Grato!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...