Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos.

Meu PC é usado para jogos principalmente, mas também para trabalho e estudos com programas pesados, a algum tempo estou começando a sentir uma leve perda de desempenho nos jogos novos, algumas travadas e perda de FPS, recentemente por indicação de um membro eu fiz a aquisição de um Disco M2 para o SO, aumentei as memórias para 32GB e coloquei um air cooler novo no processador,

gostaria de saber de vocês que entendem mais o que mais seria interessante trocar imediatamente.

Eu estive pesquisando uma possível troca de processador para Ryzen 5 5600 e pensei em trocar a GPU, mas não sei qual pegar, e deixar a MB para mais a frente,

meu PC atualmente é esse:

• Processador: AMD Ryzen 5 1600, 3600 MHz;
  • Placa-mãe: ASUS Rog Strix B350 F Gaming Am4;
  • Placa de vídeo: ASUS ROG Strix-GTX1060-O6G-Gaming
  • 32gb Ram, 2x Memória Kingston Fury Beast, RGB, 16GB, 3200MHz, DDR4, CL16, Preto - KF432C16BBA/16);
  • Disco Sólido Interno Xpg Spectrix S40g As40g-512gt-c 512gb
  • SSDs: SanDisk SDSSDA120G (120 GB, SATA-III);
  • HDs: WDC WD10EARS-00Y5B1 (1 TB, SATA-II), WDC WD10EARS-00Z5B1 (1 TB, SATA-II), ST2000DM006-2DM164 (2 TB, 7200 RPM, SATA-III);
  • Fonte: Fonte Corsair 550W 80 Plus Bronze CX550;
  • Air Cooler Rise Mode Gamer G800
  •  

Agradeço qualquer dica.

Postado

É, você está bem no ponto em que não adianta trocar processador ou placa de vídeo, o outro vai limitar.

Em todo caso, sua placa-mãe está ótima e não precisa de troca. No seu lugar, eu tentaria ir em um 5700x direto para durar um pouco mais e ganhar umas migalhas de desempenho, mas se decidir ficar no 5600, também é muito bom; use a economia para comprar um SSD melhorzinho, esses de 120, além de pequeno, tem desempenho reduzido.

Sobre a placa de vídeo, vai do bolso.

Postado
2 minutos atrás, Imakuni disse:

É, você está bem no ponto em que não adianta trocar processador ou placa de vídeo, o outro vai limitar.

Em todo caso, sua placa-mãe está ótima e não precisa de troca. No seu lugar, eu tentaria ir em um 5700x direto para durar um pouco mais e ganhar umas migalhas de desempenho, mas se decidir ficar no 5600, também é muito bom; use a economia para comprar um SSD melhorzinho, esses de 120, além de pequeno, tem desempenho reduzido.

Boa noite amigo justamente preciso tentar pegar os dois para não se limitar, meu medo da MB é não aceitar processador mais potente, quanto ao SSD como disse ali eu não uso mas ele para SO, eu comprei um M2 que é bem mais rápido Xpg Spectrix S40g de 512gb, a placa de vídeo quero tentar gastar até no máximo R$2400 na GPU mas to sem noção de qual seria melhor que a minha.

Postado
1 minuto atrás, Nando_Rodrigues disse:

Boa noite amigo justamente preciso tentar pegar os dois para não se limitar, meu medo da MB é não aceitar processador mais potente,

Pode ficar tranquilo que ela aguenta sossegado um 5700x. É uma b350 bem construída, e agora você está ganhando os benefícios de ter investido um pouco mais anos atrás.

2 minutos atrás, Nando_Rodrigues disse:

a placa de vídeo quero tentar gastar até no máximo R$2400 na GPU mas to sem noção de qual seria melhor que a minha.

Uma RTX 3060 ti usada está nessa faixa dos 2200. Fica no limite da sua fonte, mas ainda dá para usar.

Postado
9 minutos atrás, Imakuni disse:

Pode ficar tranquilo que ela aguenta sossegado um 5700x. É uma b350 bem construída, e agora você está ganhando os benefícios de ter investido um pouco mais anos atrás.

Uma RTX 3060 ti usada está nessa faixa dos 2200. Fica no limite da sua fonte, mas ainda dá para usar.

Ah sim vou tentar comprar esse processador então, já quanto a placa eu tenho muito medo de comprar esse tipo de coisa usado pois o valor eh alto para o risco, acha que uma GTX 2060 super não vale a pena?

9 minutos atrás, 1lokos disse:

A ASUS ROG Strix B350 F Gaming tem VRM de 6 fases e 75 amperes, então atualizado o BIOS poderá usar CPU AMD AM4 até o 57000X em stock. Vide a lista:

https://rog.ASUS.com/br/motherboards/rog-strix/rog-strix-b350-f-gaming-model/helpdesk_cpu/

Da para arriscar um 5800X3D mas pode haver "power throttle" limitando o clock.

Ahh obrigado, vou tentar pegar um 5700x para evitar riscos

Postado
4 minutos atrás, Nando_Rodrigues disse:

á quanto a placa eu tenho muito medo de comprar esse tipo de coisa usado pois o valor eh alto para o risco, acha que uma GTX 2060 super não vale a pena?

Se o preço fosse parecido... beleza, compre novo.

Mas a diferença é gritante. Sério. Você pega desempenho de 3200 R$ pagando 2200, é muito dinheiro. Vai por mim, vale a pena ir num usado, ainda mais sendo uma placa relativamente recente como a 3060 / 3060 ti. Inclusive, melhor comprar uma 30xx usada do que uma 20xx "nova" que na realidade foi fabricada vários anos atrás.

Postado
6 minutos atrás, Imakuni disse:

Se o preço fosse parecido... beleza, compre novo.

Mas a diferença é gritante. Sério. Você pega desempenho de 3200 R$ pagando 2200, é muito dinheiro. Vai por mim, vale a pena ir num usado, ainda mais sendo uma placa relativamente recente como a 3060 / 3060 ti. Inclusive, melhor comprar uma 30xx usada do que uma 20xx "nova" que na realidade foi fabricada vários anos atrás.

A ta bom vou pesquisar mais sobre essas e ver qual diferença das usadas para novas, achei na Kabum uma nova 3060 por 2500

https://www.kabum.com.br/produto/150657/placa-de-vídeo-RTX-3060-1-click-oc-lhr-galax-GeForce-12gb-gddr6-15-gbps-ray-tracing-dlss-36nol7md1voc

Postado
38 minutos atrás, Nando_Rodrigues disse:

A ta bom vou pesquisar mais sobre essas e ver qual diferença das usadas para novas, achei na Kabum uma nova 3060 por 2500

https://www.kabum.com.br/produto/150657/placa-de-vídeo-RTX-3060-1-click-oc-lhr-galax-GeForce-12gb-gddr6-15-gbps-ray-tracing-dlss-36nol7md1voc

Essa é a 3060 normal, que você pega usada na faixa dos 1800.

Não confunda com a 3060 TI, que é melhor (e mais cara).

Postado
54 minutos atrás, Imakuni disse:

Essa é a 3060 normal, que você pega usada na faixa dos 1800.

Não confunda com a 3060 TI, que é melhor (e mais cara).

Ahh entendi, mas tu acha que uma Ti usada por 2500 seria melhor que essa normal nova pelo mesmo preço?

• Solução
Postado
1 minuto atrás, Nando_Rodrigues disse:

Ahh entendi, mas tu acha que uma Ti usada por 2500 seria melhor que essa normal nova pelo mesmo preço?

Não por 2500, uma TI você pega nos ~2100.

E sim, claro. Placa consideravelmente mais poderosa e custando consideravelmente menos.

Postado
3 minutos atrás, Imakuni disse:

Não por 2500, uma TI você pega nos ~2100.

E sim, claro. Placa consideravelmente mais poderosa e custando consideravelmente menos.

Ta bom maninho muito obrigado, vou dar uma boa pesquisada

Postado
3 horas atrás, Imakuni disse:

Olá, esse é meu pc:

Processador AMD Athlon 3000G 3.5GHz, 2-Cores, 4-Threads, 4Mb Cache, AM4, Com vídeo integrado

placa-mãe MSI B450M PRO-M2 MAX, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4

Fonte Corsair CX450 450W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo

SSD Hikvision E100N 128GB 

Memória DDR4 Geil Evo Potenza 8GB 2666MHz

Porém, comprei um Ryzen5 4600g. Vai precisar mudar algo?

Postado
8 minutos atrás, Wolff Ravane disse:

Olá, esse é meu pc:

Processador AMD Athlon 3000G 3.5GHz, 2-Cores, 4-Threads, 4Mb Cache, AM4, Com vídeo integrado

placa-mãe MSI B450M PRO-M2 MAX, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4

Fonte Corsair CX450 450W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo

SSD Hikvision E100N 128GB 

Memória DDR4 Geil Evo Potenza 8GB 2666MHz

Porém, comprei um Ryzen5 4600g. Vai precisar mudar algo?

Assim né... e se eu disse que não é compatível? Ou que você fez uma compra ruim? Agora já era: você já comprou, não tem mais o que fazer. Para sua sorte, vai funcionar, mas fique de lição: pergunte antes de comprar, não depois.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, Nando_Rodrigues disse:

Mano comprar GPU da china compensa? vi muitos falando que compram, mas fico na duvida, saberia dizer ?

Não, a taxa faz ficar mais caro do que comprar aqui. Só quem recomenda é gente "esperta" que acha que a lei só se aplica pros outros.

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, Imakuni disse:

Assim né... e se eu disse que não é compatível? Ou que você fez uma compra ruim? Agora já era: você já comprou, não tem mais o que fazer. Para sua sorte, vai funcionar, mas fique de lição: pergunte antes de comprar, não depois.

Sério? Caraca...

Mesmo no site do fabricante dizendo que era suportável?

Postado
5 horas atrás, Wolff Ravane disse:

Sério? Caraca...

Mesmo no site do fabricante dizendo que era suportável?

O site do fabricante pode até dizer se funciona (em alguns casos), mas nunca vai ser capaz de dizer se é uma compra que vale a pena ou não.

Postado
41 minutos atrás, Imakuni disse:

O site do fabricante pode até dizer se funciona (em alguns casos), mas nunca vai ser capaz de dizer se é uma compra que vale a pena ou não.

Entendo.

Mas como já comprei, tem alguma coisa aí nesse setup que posso mudar pra funcionar a cpu?

Postado
1 minuto atrás, Wolff Ravane disse:

Entendo.

Mas como já comprei, tem alguma coisa aí nesse setup que posso mudar pra funcionar a cpu?

... tem certeza que você está lendo minhas respostas?

Mas tudo bem, vou tentar de novo: vai funcionar. Continua sendo uma compra ruim, eu nunca recomendaria ir atrás de um 4600g, mas pelo menos o PC liga.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...