Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, galera!

Minha situação é a seguinte: eu estaca utilizando 2 pentes de memória 8Gb cada (um de 3000Mhz e outro de 3200Mhz). Hoje eu substituí esses dois por 4 de 8Gb, todos a 3600Mhz, mesma marca e mesmo chip. O computador ligou normalmente, fiz todas as atividades normalmente e tal...

O problema começou quando tentei ativar o XMP para alcançar os 3600Mhz (até então elas estavam rodando a 2400Mhz padrão). Inicialmente, eu ativei o XMP, salvei e saí da BIOS, mas quando iniciava o Windows o XMP não estava ativo. Repeti esse processo umas três vezes e sempre iniciava com o padrão 2400Mhz.

Então eu desliguei o PC e liguei com um tempo depois (uns 30min, por aí) e o perfil XMP ativou. Entrei num jogo para fazer o teste e, logo na inicialização, eu percebi uns travamentos, com cortes no som e tal. Já na tela de jogo, percebi que os FPS estavam oscilando bastante (meu monitor é 75hz e eu deixo o Vsync ligado para poder pegar essa taxa e sempre ficava cravado nos 75 FPS, mas com essa oscilação ele caía para 40, 20 e pouco e não ultrapassava os 60).

Até vídeo no youtube, e a inicialização do windows apresentaram essa instabilidade. Inclusive, algumas vezes que eu entrei no youtube para pesquisar algo a respeito, o computador reiniciou. Em outro momento, apresentou uma mensagem como se tivesse restaurando algo (não lembro a mensagem), e noutro deu aquela tela azul que aparece para restaurar o windows (mas não restaurei. Cliquei em reiniciar mesmo e reiniciou).

Achei que poderia ser o driver de vídeo, então reinstalei, mas o problema persistiu. Reiniciei o computador novamente e desativei o XMP, voltou a funcionar normal. 

Daí fui fazer novo teste ativando o XMP e a instabilidade continua, reiniciando quando tento acessar o youtube, por exemplo.

Recentemente eu atualizei do Windows 10 para o 11 e isso gerou um problema na minha velocidade de internet (tava entregando apenas a metade da velocidade de download). Daí eu atualizei o Driver de Rede e voltou ao normal, mas depois que atualizei o Driver de Vídeo, o problema da internet voltou a aparecer.

Não sei se está tendo alguma incompatibilidade do próprio Windows 11 ou se as memórias estão com defeito, ou se é problema no XMP ou qualquer outra coisa. Alguém sabe o que pode ser?

O Windows 11, inclusive, está dando uma mensagem de erro de "ene.sys" toda vez que o computador é reiniciado. Eu pesquisei e vi que poderia ser com coisas relacionadas a RGB, então desinstalei o PolyChrome da ASRock e o G HUB da logitech achando que resolveria, mas ainda assim a mensagem de erro aparece.

Já pensei em retornar para o Windows 10 pra ver se essas coisas estão sendo causadas pelo 11, mas não quero formatar o PC antes de tentar entender isso (o período de retornar automaticamente já passou. Rs).

Se alguém tiver uma solução, agradeço.

Minha configuração é a seguinte:

- Placa-mãe ASRock Steel Legend B450m (BIOS 4.30, atualizei há cerca de uns 3 a 4 meses);

- Processador AMD Ryzen 7 3700X;

- Placa de Vídeo RX 6650 XT;

- SSD NVMe 128Gb e SSD Sata 480Gb (ambos Kingdian);

- Memórias que eu estava utilizando era Team Group;

- Memórias que passei a utilizar são Asgard Valkirye 5;

- Fonte Super Flower LEADEX III 650W, 80 Plus Gold.

Obs: exceto com atualização da BIOS da placa-mãe e ativação do XMP, nunca mexi em nada nas configurações padrão dos hardwares (overclock ou qualquer coisa do tipo, nada). 

Postado

4 pentes rodando em 3600mhz não é algo exatamente fácil para o processador.. há uma boa chance que se reduzir para 16gb, o problema some. Aliás, você nem deveria ter comprado tanta RAM, podia muito bem continuar com os pentes antigos...

Mas enfim. A outra solução é ativar o DOCP e diminuir um pouco a frequência. Verifique também que Mem_clock, U_clock e F_clock estão todos iguais; a placa-mãe deveria fazer isso automaticamente, mas com frequências mais altas, às vezes ela joga seguro e reduz pela metade.

Postado

@Imakuni Bom dia! Não é fácil para esse meu processador em específico rodar com 4 pentes ou qualquer processador?

Tipo, se a placa possui 4 slots e existe os variados tipos de frequência (acho que inclusive maiores dos que os 3600Mhz), qual seria o problema em ter memória a mais?

Pelo que pesquisei, DOCP é o mesmo que XMP, mas o primeiro é coisa da ASUS, procede? Se sim, a minha placa-mãe é ASRock e o XMP já está ativado, mas esse problema persiste.

Grato! 

Postado
1 hora atrás, JogaJota disse:

@Imakuni Bom dia! Não é fácil para esse meu processador em específico rodar com 4 pentes ou qualquer processador?

Tipo, se a placa possui 4 slots e existe os variados tipos de frequência (acho que inclusive maiores dos que os 3600Mhz), qual seria o problema em ter memória a mais?

O processador tem um controlador de memórias. Quanto mais pentes, mais difícil é para esse controlador, e quanto maior a frequência, também mais difícil. No caso, você tem um Ryzen de 3a geração, que embora já tenha melhorado muito desde a primeira, ele não é tão bom quanto os de 5a ou da Intel.

Não é exatamente esperado que um 3700x não rode a 3600, mas também não é absolutamente inacreditável que seu chip em específico não consiga.

Pelo que pesquisei, DOCP é o mesmo que XMP, mas o primeiro é coisa da ASUS, procede? Se sim, a minha placa-mãe é ASRock e o XMP já está ativado, mas esse problema persiste.

Quase. DOCP é o nome de overclock de memória para amd, XMP para intel. São essencialmente a mesma coisa.

Em todo caso, faça o que eu falei. Ative e depois diminua manualmente a frequência. Veja se assim liga.

Postado

@Imakuni Entendi! Obrigado!

Quanto à redução da frequência... O XMP está ativado já, nesse caso a 3600Mhz. O computador tem ligado, normalmente. O problema está na instabilidade de vídeo mesmo.

Nesse caso, a redução que tu fala é tipo de 3600Mhz para 3200Mhz, por exemplo? (No menu da ASRock aparecem algumas opções. Tentei há pouco tempo diminuir para a primeira opção abaixo de 3600Mhz, acho que era 3553Mhz, mas aconteceu o mesmo quando tinha acontecido ontem: ele seta, eu salvo e saio da BIOS, mas quando inicia o Windows ele volta aos 3600Mhz. Parece que não está salvando).

Postado

Nesse caso, a redução que tu fala é tipo de 3600Mhz para 3200Mhz, por exemplo? (No menu da ASRock aparecem algumas opções. Tentei há pouco tempo diminuir para a primeira opção abaixo de 3600Mhz, acho que era 3553Mhz, mas aconteceu o mesmo quando tinha acontecido ontem: ele seta, eu salvo e saio da BIOS, mas quando inicia o Windows ele volta aos 3600Mhz. Parece que não está salvando).

Eu tentaria o primeiro nível abaixo mesmo, 3533 ou 3466 parece bom. Faça a mudança e poste print do CPUZ.

Postado

@Imakuni Cara, consegui colocar para 3533Mhz e testei com dois jogos. Até então, está estável. Vou acompanhar mais um tempo para ver se dá mais algum erro, espero que não. 🙂
Segue o Prin do CPU-Z.

CPU-Z.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...