Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pra quem ler, vou tentar ser o mais sucinto possível. Meu PC era:

R5 1600 AF (nunca fiz OC nele);

water cooler 120mm da Cooler Master, Masterliquid ML120L V2 RGB;

b450m Steel Legend (veio com a BIOS 3.30);

RAM 2x8 3200mhz da Team Group

SSD M.2 NVMe 128gb modelo MP33 Gen3, Team Group também;

SSD Sata 512gb modelo Vulcan, Team Group;

HD 1tb da Seagate;

RTX 3060 OC da Gigabyte;

fonte 600w da EVGA, modelo 600bq.

PC com 1 ano de uso já, ali por novembro/dezembro atualizei BIOS pra 4.30, pulando algumas versões. Eu nunca tinha mexido na BIOS nem nada, só pra setar as memórias em 3200mhz, mas deu tudo certo PC reiniciou e tava funcionando.

Troquei o 1600 AF por um 5600X, coloquei mais dois pentes de RAM e quando liguei apareceu a mensagem:

"New CPU installed. fTPM/PSP NV corrupted or fTPM/PSP NV structure changed.

Press Y to reset fTPM. If you have Bitlocker or encryption enabled, the system will not boot without a recovery key.

Press N to keep previous fTPM record and continue system boot. fTPM will NOT enable in new CPU, you can swap back to the old CPU to recover TPM related keys and data"

Eu apertei Y porque me pareceu o óbvio, já que eu nunca usei o Bitlocker, e daí pra frente só pra trás...

Na hora de formatar não pude instalar o Win10 porque meu SSD NVMe não aparece mais, já ativei e desativei algumas coisas na BIOS, seguindo uns tutoriais, mas nada de resolver.

Meu SSD sata e o HD são reconhecidos normalmente, os 4 pentes de RAM e o novo CPU também, tudo normal.

Coloquei meu NVMe em outra placa-mãe e ele é reconhecido, coloquei outro NVMe no meu PC e ele também não aparece...

Eu não sei o que pode ser, é como se a conexão M.2 do NVMe tivesse travada e não lê nada.

Se eu colocar de volta o 1600 AF consigo destravar isso? Ou colocar o SSD em outra máquina e tentar via Windows?

Se alguém souber me ajudar agradeço.

Postado
1 hora atrás, preguiça_atomica disse:

Se alguém souber me ajudar agradeço.

Nesse caso o mais prático é fazer um Clear CMOS na MB e recomeçar do zero.

PS: se nunca fez, veja alguns vídeos tutoriais e procure o modelo de sua MB.

PS2: precisa de um "jumper" e aí tem que ver se tem algum disponível no HD ou na unidade de dDVD(se tiver)

PS3: fotografe a posição para poder recolocar o "jumper" senão perde a configuração do HD ou DVD

Postado

@PedraX eu esqueci de comentar, mas já tinha tirado a bateria e não deu em nada, ainda assim tentei pelos pinos da placa (no jumper) e não funcionou.

Tirei o 5600X e coloquei de volta o 1600 AF, e recebi de novo a mensagem de "New CPU installed...", mas dessa vez cliquei no N dai a tela ficou preta, apareceu de novo a mensagem e apertei no N de novo e por fim carregou o sistema, como se tivesse tudo normal.

Reiniciando o PC, ficou aparecendo a mensagem, então na BIOS desativei o fTPM e ficou normal. Tirei o 1600 AF e coloquei novamente o 5600X mas desandou tudo de novo, o computador nem bipa, abre direto a BIOS.

Tem mais uma versão de BIOS disponivel, será que se eu atualizar com o 5600X instalado resolve alguma coisa?

Postado
14 horas atrás, preguiça_atomica disse:

Tem mais uma versão de BIOS disponivel

Hummm, o que recomendo:

Primeiro faça Clear CMOS por jumper.

Para ter certeza que está fazendo certo, a situação melhor é a seguinte:

Tire o máximo de componentes, deixe só o mínimo para instalar: a VGA, 1 pente de memória e um SSD com o Sistema operacional e a R5 1600AF.

Aí, depois de  jumpear a MB(com  o fonte desligado com certeza), deixe o PC bootar depois do jumper colocado, aí desligue e retire o jumper

Religue ,espere os bips de alteração de hardware e o sistema deve carregar normal

Com a nova BIOS carregada em um pendrive religue o PC e use a ferramenta da BIOS para atualizar na BIOS 4.6

Quando rebootar, talvez o PC não ligue normal porque a BIOS é para o Ryzen 5xxx, mas isso depende da MB. A minha é ASRock X470 e religou normal na CPU original, era um R7 1800X,

Mas mesmo que não religue com a R5 1600AF é normal.

Desligue e desmonte a R5 1600AF e coloque o 5600X.

Aí sim, deve ligar normal. Vai dar os bipes de alteração de hardware e deve carregar o Windows.

Depois você religa o restante dos periféricos.

• mês depois...
Postado

@PedraX Opa, foi mal a demora meu jovem.

Sobre tua recomendação, não funcionou. Nada funcionou...

Já tentei 4 versões de BIOS, resetando no jumper, pela pilha, ativando e desativando configurações, e o problema continua.

Um amigo que trabalha com manutenção de computadores deu uma olhada e também não conseguiu solucionar...

Pesquisando em alguns fóruns gringos a gente achou vários relatos do mesmo problema que o meu, independente de marca e modelo da placa-mãe, mas a grande maioria com placas-mãe da Gigabyte, porém quase todos na plataforma AM4, do pessoal fazendo um up de CPU pro R5 3600/5600 ou R7 5700, acho que só um caso de Intel...e ninguém resolveu  problema.

Bom, de qualquer modo já mandei email pra ASRock, e acho que vou mandar pra AMD também, vai que né. To no aguardo de milagres.

• Curtir 1
Postado

@preguiça_atomica

Colega, acho que é a peça que não é compatível com o BIOS/UEFI e por isso aparece essa mensagem te pedindo para escolher YES ou NO.

Disseram por estes dias que se tem que atualizar um firmware á parte que pode estar em um chip ou embutido no chip do BIOS/UEFI.

Nesse firmware existe uma lista de IDs ou algoritmos de peças aceitas e quando alguma é diferente dessa relação o firmware apresenta a mensagem dando problema na nova peça instalada.

É mais ou menos isso que entendi nos relatos que li aqui no fórum.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...