Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Vou comprar uma placa nova e queria saber se consigo fazer undervolt com essa pois achei ela bem completa mas meu processador esquenta muito precisa do undervolt tá sendo o fator crucial na compra é um r5 5600

Postado

Se você tiver um gabinete bem ventilado e um air cooler decente (qualquer um que não seja o da AMD), o seu processador vai ficar bem com as configurações de fábrica. Mas sobre a questão de undervolt, que eu saiba esses chipstes mais simples (A320 e A520) permitem você usar um valor de offset para a tensão, mas você não pode alterar para um valor fixo.

Uma outra forma eficaz de reduzir a temperatura sem mexer com tensão e sem correr o risco de causar instabilidades é mexendo no Precision Boost Overdrive (PBO), onde você pode ajustar as limites de energia e corrente para o processador. Se você diminuir um pouco os valores abaixo do padrão, poderá fazer o processador consumir menos energia e esquentar menos.

Postado

@Kaio Maciel basicamente você ajusta os níveis de energia do processador, que pode acabar interferindo também no boost, já que alguns dos fatores que controlam o boost é a energia disponibilizada. Diminuir os limites pode fazer você perder um pouco de desempenho, e aumentar pode fazer você ganhar desempenho (um pouco também).

Sugiro você dar uma olhada em alguns tutoriais no Youtube, eu mesmo já tentei usar aqui e não gostei tanto do resultado. Até funciona, só que eu consigo melhores resultados com meu ajuste manual de tensão (fixa) e frequência, algo que não dá pra fazer no chipset A520. Como eu tive a sorte de comprar um Ryzen 5 3600 bem refinado, eu consigo fazer o processador rodar em um nível de tensão bem mais baixo que a maioria dos outros Ryzen 5 3600 enquanto faço overclock, por isso que PBO pra mim não é tão interessante.

• 1 ano depois...
Postado

@GuilhermeGB tentei aqui e mesmo no manual não consigo colocar um vcore fixo. Antes tinha uma gigabyte e conseguia o clock e o vcore fixos, mas não sei se essa ASUS permite essas alterações.

Por enquanto vou deixar só no offset, depois pesquiso mais sobre essa placa-mãe.

Se souber de algum canal que tenha tutorial sobre undervolt nessa placa, agradeço.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...