Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia!

Tenho 1 rede, com 2 roteadores o principal e o secundário e 1 impressora(conectada no roteador principal), nos computadores ligados no segundo roteador eu não consigo localizar a impressora, porém a internet nos computadores que estão conectados no roteador secundário ela funciona normal.

alguém pode me ajudar? 

Postado

@João Mateus_611666 O Segundo roteador deve estar fazendo NAT e criando uma outra rede para os computadores conectados.

Para localizar a impressora, os computadores devem estar na mesma rede.

Então para resolver essa questão, você pode ou inserir manualmente o IP da impressora (ele não localiza por que não está na mesma rede, mas conecta se indicar o IP), ou usar o segundo roteador em modo AP/Bridge.

Se o roteador não tiver essa função, você pode desativar o DHCP desse roteador, e liga-lo ao primeiro através de uma das portas LAN, e não pela porta WAN.

Postado

@João Mateus_611666 A causa (muito comum) desses problemas é que ligou errado os roteadores, usando a porta WAN do segundo para ligar ao primeiro, segmentando assim as redes. 
Isso provoca usa série de problemas e uma queda de performance que pode chegar a uns 50% na rede do segundo. 

Eu postei umas vezes números, desenhos, explicação e roteiro de como arrumar isso em 

+ detalhes em  

Exemplo

RESUMO

Se fez isso... nunca conecte roteadores secundários via porta WAN. Isso cria outras redes IP e segmenta o tráfego. A primeira rede não vê as outras. As outras vêem a primeira apenas porque nela é que está o gateway padrão da primeira LAN com a WAN. Fora isso quase nada funciona mais direito. 
Incorre em múltiplo NAT e pode perder metade da banda nas redes que não a primeira só por causa disso. 
Nada vai funcionar direito com dispositivos que não estejam na mesma rede IP. Isso inclui espelhamento de tela de celulares, compartilhamento de arquivos, impressoras wifi, lâmpadas e acessórios smart  e outras coisas.
Encaminhamento de portas tem que ser repetido em TODAS as redes secundárias. Broadcast de rede não passa pelos roteadores e assim coisas como Wake-on-LAN não vão funcionar.
Desconexão temporárias por alguns segundos  acontecem quase sempre devido aos intervalos de lease de DHCP. 
Acesso remoto é um pesadelo. 

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado
Em 09/01/2023 às 11:56, arfneto disse:

@João Mateus_611666 A causa (muito comum) desses problemas é que ligou errado os roteadores, usando a porta WAN do segundo para ligar ao primeiro, segmentando assim as redes. 
Isso provoca usa série de problemas e uma queda de performance que pode chegar a uns 50% na rede do segundo. 

Eu postei umas vezes números, desenhos, explicação e roteiro de como arrumar isso em 

+ detalhes em  

Exemplo

RESUMO

Se fez isso... nunca conecte roteadores secundários via porta WAN. Isso cria outras redes IP e segmenta o tráfego. A primeira rede não vê as outras. As outras vêem a primeira apenas porque nela é que está o gateway padrão da primeira LAN com a WAN. Fora isso quase nada funciona mais direito. 
Incorre em múltiplo NAT e pode perder metade da banda nas redes que não a primeira só por causa disso. 
Nada vai funcionar direito com dispositivos que não estejam na mesma rede IP. Isso inclui espelhamento de tela de celulares, compartilhamento de arquivos, impressoras wifi, lâmpadas e acessórios smart  e outras coisas.
Encaminhamento de portas tem que ser repetido em TODAS as redes secundárias. Broadcast de rede não passa pelos roteadores e assim coisas como Wake-on-LAN não vão funcionar.
Desconexão temporárias por alguns segundos  acontecem quase sempre devido aos intervalos de lease de DHCP. 
Acesso remoto é um pesadelo. 

Opa, boa tarde!

Aproveitando essa sua aula, fiquei com uma dúvda.

Na minha casa tem o modem da vivo, numa das portas eu conecto o meu desktop e em outra porta eu conecto no roteador mesh da tenda. Não desabilitei o wifi da vivo - mesmo sem ninguem usar (acabei esquecendo). Apenas uso o wifi da rede mesh, inclusive a impressora está configurado nessa rede. O que ocorre é que o pc esta com gateway diferente da impressora, logo no desktop não consigo usar - pingo o ip da impressora no desktop e da timeout.

Se colocar o modem da vivo em bridge resolve meu problema? Ou devo fazer outras coisas a mais?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!