Ir ao conteúdo

Indicação de Water cooler ou Aircooler para Ryzen 7 5700x

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Fala galera, preciso da ajuda de vocês, qual uma boa indicação de aircooler ou watercooler para o Ryzen 7 5700x, com possibilidade de futuros overclocks ?

Sei que ele trabalhando em stock já é mais esquentadinho.

Postado

Air Cooler: DeepCool AK400 ~R$ 200,00 para ativar o PBO ou para overclock pesado o Scythe Fuma 2 Rev B ~R$ 400,00.

WC Cooler Master Liquid ML360 V2 ~R$ 610,00 ou se o gabinete não suporta o tamanho o Masterliquid ML240 ~R$ 500,00 (RGB ou sem) ~R$ 600,00 (ARGB).

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Você só veria o benefício de um water cooler se for usar o PBO, o que forçaria o processador a consumir uns 110-120W, porque em stock ele é limitado a 65W (tendo uma eficiência bem impressionante). Mas em vez de water cooler eu ainda preferiria investir num air cooler robusto por costumar custar menos e ser muito mais confiável a longo prazo.

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, Fez1ca disse:

@GuilhermeGB @Imakuni @1lokos Valeu pessoal! Acho que já sei onde vou investir, e se caso eu pegue um water cooler sei que o recomendado é uso de no máximo 2 anos por causa do ressecamento da mangueira, etc..

Valeu pelas dicas!🤘

O recomendado é usar até a bomba explodir, e isso deve demorar pelo menos uns 5 anos. Se só surar 2, você deu um baita azar.

Postado

Desculpa pegar carona aqui no tópico mas @GuilhermeGB tu não indica outras marcas de wc por algum motivo específico ? Tô em dúvida entre algumas opções, tenho um gabinete Lian li Lancool II performance e Ryzen 7 5800x 105w tdp, minhas opções são:

Corsair h150 ou h150i Pro xt 

Lian li Galahad 360mm

Xpg levante 360m

Master Liquid pl360 ou ml360r ou ml360 ilusion

lembrando que o preço não varia tanto entre esses modelos, mas o desempenho das fans levando em consideração cfm, rpm e ruídos muda bastante. Anyway, olhando as especificações de cada um cheguei a conclusão de que o Corsair H150i PRO Xt é o tier 1 dessa lista ganhando em todos os quesitos incluindo preço kkkkk (cada k é uma lágrima)

enfim senhores algo contra o h150i pro xt ? Última dúvida, no manual do meu gabinete fala que suporta radiadores de 360mm na parte frontal, porém as dimensões do radiador wc Corsair é de: 397 x 125 x 120 mm

isso cabe no Lian li lancool performance? Obrigado por tanto família, estou na reta final do meu setup! 

Postado

@Coin_stuff bom, eu não tenho nada contra modelos específicos de water cooler, eu só acho que water coolers no geral são menos confiáveis que um air cooler. Afinal, um air cooler tem apenas ventoinhas soprando sobre um dissipador grande de alumínio que está em contato direto com o IHS do processador, mesmo que a ventoinha chegue a falhar, o dissipador de alumínio ainda vai conseguir segurar as pontas (pelo menos para uso leve). A situação é bem diferente para um water cooler que tem apenas um bloco em cima do IHS, e esse bloco precisa ser refrigerado por um líquido que faz troca de calor em um dissipador ligado através de mangueiras pelo bloco.

Outra questão é que pra você ver diferença entre um air cooler robusto e um water cooler de alto desempenho, só se você tiver um processador bem quente mesmo, como os Core i9 da vida. Processadores intermediários ou alguns modelos high-end em stock terão pouca diferença, o que no fim das contas não vale pagar 2x ou 3x o valor de um air cooler, na minha opinião. Você pode ver aqui o resultado de alguns coolers testados com o Core i9 10900K, resultados obtidos pelo canal Peperaio Hardware:

Screenshot_18.thumb.png.7ed5345987e8e5300fb1179237f19115.png

Lembrando que o 10900K em stock pode consumir facilmente próximo aos 200W, isso é praticamente o dobro de um 5800X em stock. E veja que há pouca diferença entre os modelos de water cooler que estão mais no topo, você pode ver até mesmo o PCYes Sangue Frio 2 240 ali segurando 81ºC, e ele é um water cooler que costuma custar menos de R$500. E eles está empatado tecnicamente com o Gigabyte Aorus WaterForce X 280 que passa dos R$1.000 (atualmente R$1.410 na Kabum).

Quando se trata de processadores mais intermediários, como Ryzen 5 e Core i5, os air coolers e water coolers ficam muito mais parecidos, como você pode ver abaixo.

1597256415_gammaxx400v2r53600.thumb.png.69a85d55f22d91f72598025b036822d5.png

Como base nesses gráficos acho que dá pra imaginar mais ou menos como ficaria a situação de um Ryzen 7, que infelizmente não é incluso nos testes do Peperario Hardware. Então pense bem antes de investir a maior grana num super water cooler sendo que você não vai conseguir ver diferença real no seu tipo de processador.

• Curtir 2
Postado

@GuilhermeGB Você me ajudou a montar meu pc todinho, não sei nem como agradecer. Tem mais de um ano isso provavelmente você não se lembre, hoje se estou na reta final devo isso as suas orientações e dos feedbacks que pego aqui na melhor comunidade de hardware do Brasil.

Por fim, comprei agora na terabyte um scythe fuma 2 rev b, R$485 com frete, vai dar conta sobrando do meu cpu atual e talvez até de um Ryzen 5900x futuramente. 

Agora a cereja do bolo, falta apenas uma gpu de respeito. Tive proposta de uma RTX 3070 tuf utilizada em mineração mas com undervolt visualizando longevidade do hardware ( segundo o dono ) vem com nota fiscal e tudo, qual a sua opinião sobre GPU usada ? Nunca foi aberta, ainda está na garantia, compra pelo  ML. 

tmj gui Deus te abençoe 

Postado

@Coin_stuff acho que me lembro de você, fico feliz que está dando certo.

Sobre a RTX 3070, se ela estiver num bom preço e sempre foi mantida em boas condições, eu não vejo problema. O problema das GPUs de mineração mesmo é operar em más condições e ainda sem manutenção adequada.

Amém, você também!

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...