Ir ao conteúdo

Upgrade de placa de vídeo para Ryzen 3 3200g

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Vou comprar uma placa de vídeo pro meu Pc, atualmente tenho um Ryzen 3 3200g (vídeo integrado) e sem placa dedicada no Pc, venho pensando em comprar uma 1660 super, e descobri que teria gargalo por conta do processador ser antigo, perda de até 40% de desempenho dependendo do jogo. Queria saber se devo investir em uma placa mais nova mesmo assim, e dar um upgrade futuro no processador, ou se deveria comprar uma placa mais antiga pra não tem gargalo. Qualquer opinião é bem vinda, valeu!

• Solução
Postado

Você pode investir na placa e trocar o processador depois, não tem problema algum, e mesmo com gargalo você ainda notaria melhorias no desempenho. Agora o mais importante é você ter uma fonte de qualidade para evitar problemas no seu PC.

Deixo uma observação que gargalo não se mede gargalo em %, os sites que fazem isso passam informação incorreta. Gargalo é relativo, depende de jogo pra jogo, varia também com a qualidade gráfica, resolução e etc. Mas é fato que o 3200G vai causar um gargalo significativo na GTX 1660 Super em grande parte dos jogos mais recentes. Ela é uma placa que rodaria a grande maioria dos jogos a 60+ FPS quando configurados adequadamente, mas em alguns casos esse processador pode limitar o FPS bem abaixo disso, ou pode até alcançar essa taxa de 60 FPS, mas oferecendo muitas quedas, impedindo que você tenha uma experiência mais fluida.

• Obrigado 1
Postado

em 2020, eu usava minha RTX 2060 com um R5 3400G e isso nunca me limitou porque sempre cravei o fps a 60. isso de gargalo depende muito do cenário. e como o colega falou acima, depois você pode fazer upgrade e pegar outra cpu. mas se não tiver condição de pegar uma fonte decente (caso ainda não tenha), inverta a prioridade: primeiro fonte, depois gpu e futuramente cpu.

• Obrigado 1
Postado

@josecaiof pois é, no caso do 3400G, ele é um CPU com 4 núcleos e 8 threads, então ele tem um pouco mais de "folego" para encarrar alguns jogos em relação ao 3200G, que tem apenas 4 núcleos e 4 threads. Mas se não for pra jogar nenhum AAA atual, ainda dá pra se divertir bem com CPU de 4 núcleos e 4 threads.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!