Ir ao conteúdo

Ligação das Fans do Sharkoon TG4

Ir à solução Resolvido por Benzeno,

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal, estou com um duvida em relação a ligação das fans do Sharkoon TG4 na mb z690m.

Minha duvida é, o gabinete possui 4 fans, posso ligar eles nas sys fans ? posso ligar tb 1 das fans sys pump ?

Att

Charles

Postado

@Charles Garrotti Pelo vídeo eu consegui ver que as ventoinhas vem com adaptadores Molex macho-fêmea, então você consegue ligar elas em série direto na fonte.  Como são conexões de 3 pinos, mesmo conectando pela placa-mãe não teria controle de velocidade pelo PWM. Em ambos os casos as ventoinhas irão funcionar na rotação máxima.

* Você até conseguiria fazer um controle da rotação das ventoinhas de 3 pinos por controle da diferença de potencial aplicada, mas ai teria que ver se a sua placa-mãe consegue fazer isso.

• Solução
Postado
13 minutos atrás, Charles Garrotti disse:

@Benzeno Entendi, 

tem algum problema de usá-las na velocidade máxima ? Pode ocasionar um desgaste desnecessario ?

Sem problemas, elas foram feitas para operar na velocidade máxima.

Obviamente a vida útil delas é inversamente proporcional ao esforço mecânico. No entanto, o benefício de garantir a integridade dos demais componentes (CPU/GPU/placa-mãe) fornecendo a melhor refrigeração que você consegue com a ventoinhas que tem é maior do que a desvantagem supracitada. Ventoinhas são relativamente baratas quando comparadas aos demais componentes.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...