Ir ao conteúdo

Limpeza da placa de vídeo

Ir à solução Resolvido por JotaCF,

Posts recomendados

Postado

Olá, amigos! Eu estou decida a abrir a placa e a limpar, eu comprei uma MasterGel para usar tanto no processador quanto na placa de vídeo mas ainda tenho algumas duvidas:

1 - Eu posso usar álcool isopropilico junto com o cotonete para limpar o chip gráfico e a parte verde (eu realmente não sei o nome) que fica junto ao chip?

2 - Comprei dois pincéis anti estático mas eu também já vi pessoas usando escova de dente e pincéis comum, nesse caso, se eu fosse usar um pincel ou escova de dente, qualquer pincel serve ou precisa ser com uma cerda específica? A mesma pergunta para as escovas, tem algum tipo de escova que é melhor para usar?

3 - Sobre questão de estática, qual o melhor jeito de retirar a estática do corpo? Vi que tomando banho ajuda muito e até mesmo colocar a mão no gabinete ou na parede, poderiam me dizer se é verdade? Sei que hoje em dia os componentes tem mais resistência à estatística mas prefiro prevenir do que remediar.

4 - Está tudo bem passar a pasta térmica por todo chip do processador ou eu tento usar apenas um pingo no meio?

Acredito que só tenho essas perguntas para fazer porém aceito mais dicas para limpar! Eu gosto muito de ver vídeos sobre isso e entender mais sobre o assunto mas só agora estou tomando coragem para realmente mexer no meu computador para limpar e por isso quero tomar cuidados nesse início para não fazer alguma besteira já que se essa der pau eu não  vou conseguir comprar uma tão cedo... Enfim, tenham um ótimo dia!

• Solução
Postado
29 minutos atrás, youxi disse:

1 - Eu posso usar álcool isopropilico junto com o cotonete para limpar o chip gráfico e a parte verde (eu realmente não sei o nome) que fica junto ao chip?

sim, sem problemas. este álcool é ideal pra componentes eletrônicos justamente porque evapora rapidamente e não causará dor de cabeça de eventuais danos. o PCB da placa também pode tranquilamente receber álcool pra ser limpo.

2 - Comprei dois pincéis anti estático mas eu também já vi pessoas usando escova de dente e pincéis comum, nesse caso, se eu fosse usar um pincel ou escova de dente, qualquer pincel serve ou precisa ser com uma cerda específica? A mesma pergunta para as escovas, tem algum tipo de escova que é melhor para usar?

eu tiro o grosso da poeira com pincel comum de cedas leves e depois uso uma escova de dentes macias pra uma limpeza mais profunda. nunca aconteceu nada quanto a estática, talvez os aparelhos atuais já possuem proteção própria quanto a isso.

4 - Está tudo bem passar a pasta térmica por todo chip do processador ou eu tento usar apenas um pingo no meio?

sim, espalhar sobre todo o chip é o modo ideal de aplicar pasta em chips gráficos. no youtube há vários tutoriais sobre isso, é bem simples.

PS: desconecte as fans se for fazer uma limpeza dela com algum tipo de soprador de ar, quando elas giram ali gera uma energia e pode acabar dando dor de cabeça se você tiver manipulando a placa...

PS²: não aplique nada nos thermalpads que ficam em cima da memória/vrm da placa.

Postado

Se a temperatura não tiver alta, não tem porque trocar a pasta térmica nem remover a poeira. Agora, se tiver, pode usar pincel, escova de dente, cotonete... e mais importante: um assoprão kkk (tem gente que usa ar comprimido, mas eu acho frescura)

A pior coisa que tem é o PC tá funcionando direitinho, aí para de funcionar depois de uma 'manutenção preventiva'.

Sobre estática, basta você encostar na terra ou em algum material não isolado que esteja conectado à terra.

Postado

@rinshun Mas mesmo se for com o objetivo trocar a pasta térmica por uma de melhor qualidade?

Há tempos atrás, minha placa tava desligando por conta de alta temperatura e então eu entreguei ao técnico e ele colocou aquelas pastas que vem com a embalagem cinza e a proteção da ponta laranja, sabe? Por isso queria mudar a pasta térmica e também limpar a placa porque tá cheia de poeira.

Postado
19 horas atrás, youxi disse:

@rinshun Mas mesmo se for com o objetivo trocar a pasta térmica por uma de melhor qualidade?

Há tempos atrás, minha placa tava desligando por conta de alta temperatura e então eu entreguei ao técnico e ele colocou aquelas pastas que vem com a embalagem cinza e a proteção da ponta laranja, sabe? Por isso queria mudar a pasta térmica e também limpar a placa porque tá cheia de poeira.

O lance é que a pasta térmica de melhor qualidade não é tão melhor assim. Mesmo as pastas térmicas de metal líquido, devem fazer uma diferença pequena, de apenas uns 5C. Isso não é solução pra superaquecimento.

image.png.874c45218645a27ff8144c9723949a12.png

Pega lá o HWinfo64 e poe pra monitorar as temperaturas enquanto você joga. Se tudo ficar abaixo de 80ºC não tem porque mexer em nada.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...