Ir ao conteúdo

Dell Inspiron 15 não detecta nenhum dispositivo USB

Ir à solução Resolvido por joe_federal,

Posts recomendados

Postado

De uma hora para outra, talvez após alguma atualização, não sei dizer ao certo, todas as portas USB do meu notebook pararam de funcionar. Nenhum dispositivo USB está sendo detectado pelo meu PC. Nem aparece aquela mensagem de "Dispositivo USB não reconhecido". Mouse e teclado não acendem a luzinha. Esses mesmos mouse e teclado funcionam em outro computador. Já tentei diversas soluções encontradas na internet. Desabilitei e habilitei os dispositivos, desinstalei e instalei os dispositivos, já tentei alterar a suspensão seletiva, configuração de economia de energia. Já tentei atualizar os drivers, mas diz que os mais atualizados estão instalados. Enfim, já não sei o que fazer. Alguém poderia me ajudar, por favor?
Caso ajude, informações do meu pc:

Dell Inspiron 15, Windows 10 x64 VERSÃO 22H2, Intel(R) Core(TM) i5-1035G1 CPU @ 1.00GHz   1.19 GHz, RAM 8 GB

• Solução
Postado

Uma alternativa é subir um sistema operacional qualquer que não precise de instalação no HD/SSD para fazer o teste da porta USB.

Exemplo: você pode baixar e preparar um pendrive ou DVD com o Linux, Hirens boot e etc;

Depois entre na UEFI e sete o boot para a mídia escolhida.

O boot concluiu, o sistema de teste subiu e a sua porta USB funcionou, então você tem um problema lógico (um reparo no Windows pode resolver). 

Se a porta USB não funcionar nesse sistema de teste, então você pode ter um problema físico. 

Dica: acesse a UEFI e veja se as portas USB estão habilitadas. 

Veja no site do fabricante se o seu modelo possui alguma correção de BIOS relativa a porta USB.

https://www.dell.com/support/home/pt-br?app=drivers

Postado

@joe_federal Obrigado, camarada! Abri a UEFI e o dispositivo estava funcionando. Fucei um pouco aqui e vi que as portas USB externas estavam desabilitadas, apenas habilitei e voltaram a funcionar. Você sabe o que pode ter ocasionado essa "desabilitação"? Obrigado novamente!!  

• Curtir 1
Postado

@Lucas Tótola

Alguém pode ter acessado a UEFI e alterado a opção;

Atualização de BIOS;

Pilha fraca (deixa de salvar as configurações personalizadas na UEFI e ela assume o valor default);

Diodo na placa-mãe próximo a pilha com defeito (nesse caso mesmo que a pilha tenha carga, as configurações da UEFI não são salvas, mas é algo raro).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...