Ir ao conteúdo

Recomendação de placa-mãe para Ryzen 5 5600

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Olá!

Conforme imbróglio narrado neste tópico: 

Vou precisar de uma placa-mãe nova para meu kit Ryzen 5 5600 + rx 6600.

Gostaria de recomendações, quero apenas uma placa segura, com 3 ou 4 entradas sata, 1 conector NVMe, e capacidade para até 32gb de memória.

Não farei overclock.

Fiz uma pesquisa rápida e listei as seguintes opções:

https://www.kabum.com.br/produto/129653/placa-mãe-ASUS-prime-a520m-e-amd-am4-matx-DDR4

https://www.terabyteshop.com.br/produto/16137/placa-mãe-gigabyte-a520m-s2h-chipset-a520-amd-am4-matx-DDR4

https://www.terabyteshop.com.br/produto/20595/placa-mãe-biostar-b550mxe-pro-chipset-b550-amd-am4-matx-DDR4

https://www.terabyteshop.com.br/produto/11008/placa-mãe-gigabyte-b450m-gaming-DDR4-am4

Ps: vou pegar o preço cheio, sem desconto.

Estou vindo de uma b450 da gigabyte, modelo DS3h.

Dúvidas: se eu pegar um modelo "5.." vou precisar atualizar a BIOS com um processador da 4° geração ou vou conseguir usar normal com o meu 5600?

O modelo "4.." só liga se a BIOS estiver atualizada?

Agradeço desde já quem puder ajudar.

Postado

Biostar recomendo manter distancia. Agora entre as outras opções, a única que te proporcionaria uma fácil atualização de BIOS sem necessidade de um outro processador mais antigo, caso a placa venha desatualizada, seria a Gigabyte A520M S2H.

Acontece que o 5600 é um processador da última leva de processadores AMD lançados há mais ou menos um ano (a última leva trouxe o 5600, 5700X, 5800X3D, 5500, 4500, etc), e esses processadores não funciona nas BIOS mais antigas que já eram compatíveis com os primeiros Ryzen 5000 (5600X, 5600G, 5700G, 5800X, etc.) e modelos anteriores, somente em BIOS lançadas mais recentemente. Pode até ser que a maioria das placas hoje já estejam vindo atualizadas de fábrica para os novos modelos de CPU, mas você só vai saber depois que tiver a placa em mãos.

14 minutos atrás, HenriqueV5 disse:

Dúvidas: se eu pegar um modelo "5.." vou precisar atualizar a BIOS com um processador da 4° geração ou vou conseguir usar normal com o meu 5600?

Na verdade os processadores 5000 são de 4ª geração, não confunda 5000 com 5ª geração, os processadores 4000 na verdade são modificações da 3ª geração.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, HenriqueV5 disse:

Ela está danificada

Pensando nesse caso, o que menos te daria menos dor de cabeça pra atualizar Drivers é a A520M S2H, ela já cumpre os requisitos, e aguenta até um Ryzen 7 5700X (acho nada muito além disso) e tá razoavelmente barato. Se você quiser uma outra melhor (o que só vejo necessidade se quiser um upgrade além do R 7 5700X algum dia) vê na Pichau que eles normalmente atualizam a placa-mãe por 18 reais adicionais (a Terabyte também faz, mas é por 40 reais).

Postado

Essa da Bioestar é lixo total mesmo? 

Tá pouco mais de 100 reais mais cara, mas possui mais 2 slots de memória (só precisaria comprar mais 2 pentes pra fechar o dual channel futuramente caso precise de mais memória), 2 slots NVMe e PCI-e 4.0...

A garantia deles é ruim?

• Solução
Postado

@HenriqueV5 Biostar tem BIOS ruim, direto aparece um por aí com problemas relacionados com BIOS, o suporte do fabricante é fraco, e muitos modelos com construção de péssima qualidade, com VRM ruim para aguentar até mesmo um Ryzen 5. Até do lado da Intel, que é uma empresa mais rigorosa com as exigências, já vi usuário tendo limitações para rodar um Core i5 numa placa Biostar.

Postado

3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@HenriqueV5 Biostar tem BIOS ruim, direto aparece um por aí com problemas relacionados com BIOS, o suporte do fabricante é fraco, e muitos modelos com construção de péssima qualidade, com VRM ruim para aguentar até mesmo um Ryzen 5. Até do lado da Intel, que é uma empresa mais rigorosa com as exigências, já vi usuário tendo limitações para rodar um Core i5 numa placa Biostar.

Que pena. Vou de a520 da gigabyte mesmo.

Se precisar de mais memória futuramente eu compro dois pentes de 16gb e vendo os que tenho, não é algo difícil. Quanto ao armazenamento, posso comprar um NVMe com maior capacidade. Só espero não sentir falta do pci-e 4.0.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!