Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

images.png.acedd2cd9a996ca618be1deef57f103f.pngPretendo alimentar uma carga com uma fonte de 12v 25A e uma bateria Lipo de 11,5v ~4000mAh ao mesmo tempo. Para não danificar a bateria utilizarei diodos shottky de 30A (2 diodos, um para a fonte-carga e outro para a bateria).

Tenho medo de danificar a bateria, então vou manter fonte e bateria "isolados" um do outro pelos diodos.

Vi que é possível carregar indefinidamente em modo flutuante a bateria só com um resistor limitador de corrente (figura), mas não me sinto seguro.

Alguma sugestão de melhorias no circuito sem comutação com relés?

Postado

Bateria de Li-Po é bastante propensa a explodir ou inflamar, é perigoso carregar esse tipo de bateria sem um circuito de proteção adequado, assim como também seria para qualquer outro tipo de bateria de Lítio. Coloque um carregador BMS aí pra gerenciar a carga da bateria e ele cuidará do resto, por exemplo esse abaixo que seria para bateria de Li-Ion:

https://www.usinainfo.com.br/controladores-de-carga/controlador-de-carga-18650-3s-bms-placa-de-protecao-de-carga-para-bateria-18650-3s-25a-12v-5738.html

Ele até serviria para utilizar com baterias de Li-Po, porém você teria que tomar cuidado com o nível de carga. Uma célula de Li-Po nunca pode chegar a menos de 3 V, o ideal é ficar acima disso, esse módulo aí tem proteção contra sobre-descarga é acionado apenas quando alguma cécular atingir 2,54 V, que é muito baixo para Li-Po. Então você mesmo teria que garantir que as baterias nunca sofram sobre-descarga, porque esse módulo acima não protegeria. Mas você pode tentar achar uma placa que seja própria para Li-Po e não ter essa preocupação.

Outra coisa, a tensão máxima de uma célula de Li-Po carregada é de 4,2 V, com 3 células em paralelo você teria 12,6 V, que é a tensão máxima de uma bateria nominal de 11,5 V. Para carregar essas baterias, sua fonte deve ser capaz de fornecer no mínimo 12,6 V, de acordo com as especificações da placa.

Postado

Obrigado Guilherme.

Em função disso eu não vou carregar a bateria, somente alimentar a carga. O circuito somente com os diodos (sem resistor) apresenta algum perigo para a Lipo?

Postado
10 minutos atrás, M1V1 disse:

Obrigado Guilherme.

Em função disso eu não vou carregar a bateria, somente alimentar a carga. O circuito somente com os diodos (sem resistor) apresenta algum perigo para a Lipo?

Ainda sim, pois não há nenhuma proteção para a bateria contra sobre-descarga e monitoramento individual das células. O BMS serve justamente para fazer esse monitoramento e proteção. Mas se você quiser usar mesmo assim, fica por sua conta e risco.

Postado

E se eu colocar o bms, será que consigo usar a fonte também?

Nesse caso faria o circuito com diodos da mesma forma, só que no lugar da bateria entraria o bms +bateria.

Seria um circuito assim:

IMG_20230130_111648274.thumb.jpg.5ffe9cb1a8def15ecb9ca75a11efe5d5.jpg

Mudei pra 15v 20A.

Postado

@M1V1 se a intenção for deixar a bateria apenas flutuando para entrar em uso em caso de falta de energia na fonte, pode até funcionar. Mas eu sugiro tentar fazer algum esquema acionado por um transistor MOSFET de potência em vez de diodo, resultaria em menos perda. Lembre-se que você está lidando com uma alta corrente, um diodo pode fazer você perder facilmente uns 20W, e isso é 20W em cima do diodo que você vai ter que arrumar um jeito de dissipar (precisar de um dissipador robusto e com ventoinha).

Postado

Mais uma vez obrigado.

Se alguém tiver um esquema com MOSFET ou outro por favor me ajude.

Mudei pra 15v 20A.

Seria um circuito com MOSFET comutador de carga semelhante aos de notebook...

Postado
3 minutos atrás, M1V1 disse:

Figure 4.JPG

Esse último aqui acho que até funcionaria, o problema é você achar transistores canal P com baixa resistência de dreno para ter menos perdas e menos aquecimento no componente no nível de corrente que você pretende usar.

Diga, qual seria a aplicação exata desse projeto? Que tipo de carga pretende alimentar? Isso ainda não ficou claro.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...