Ir ao conteúdo

Vale a pena fazer upgrade de um Ryzen 5 3600 para um Ryzen 7 5700x?

Ir à solução Resolvido por jotacaio,

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, tudo bem ? estou pensando em fazer um upgrade do meu Ryzen 5 3600 para um Ryzen 7 5700X, o que talvez possa me deixar com receio de tal upgrade é minha placa-mãe que é uma ASUS b450gaming (1 versão) sem o dissipador nos VRMS, então o fato que é tenho que atualizar a BIOS, mas a pergunta é vocês acham que vai valer a pena esse upgrade ? ou talvez eu possa perder desempenho do processador por ter essa placa-mãe ? obrigado a todos, me ajudem pfv kk

config do pc: 16gb ram 3200mhz, placa-mãe ASUS b450m gaming sem o dissipador de VRM, VGA RX5700XT, FONTE 700W 80PLUS WATER COOLER 150MM, Ryzen 5 3600

Postado

@Erike22 Essa placa-mãe suporta o 5700X mas certamente não aguenta ele, vai ser melhor pra você comprar um Ryzen 5 5600 (não X), já é um upgrade bem decente e sua placa-mãe não irá fritar os VRM.

E sim você precisa atualizar a BIOS para a mais recente.

Postado
8 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@Erike22 Essa placa-mãe suporta o 5700X mas certamente não aguenta ele, vai ser melhor pra você comprar um Ryzen 5 5600 (não X), já é um upgrade bem decente e sua placa-mãe não irá fritar os VRM.

E sim você precisa atualizar a BIOS para a mais recente.

realmente esse era meio receio. qual placa-mãe recomenda eu comprar para suportar um Ryzen 7 5700x ? tenho fonte de 700w 80 plus

Postado

@josecaiof certo, perdão, monitor full HD para jogos.
Minha config inteira é 16gb ram 3200mhz, placa-mãe ASUS b450m gaming sem o dissipador de VRM, VGA RX5700XT, FONTE 700W 80PLUS WATER COOLER 150MM, Ryzen 5 3600
Qual placa-mãe seria a mais indicada para eu poder dar upgrade no meu processador para um Ryzen 7 5700x ?
Realmente não me atentei a por a config do pc, desculpa

Postado

@Erike22 tenho exatamente essa configuração com o 5700x.

Tinha um 2700x e fiz a troca e foi a melhor coisa que fiz. O 2700x tinha um TDP de 115w e ele judiava dos VRMs.

Quanto a placa aguentar, o 5700x tem um TDP de 65w,, que é o mesmo do seu 3600. Então quanto a consumo de energia eles são iguais, 

Em teste de desempenho e benchmarks chego aos valores esperados com ele.

Resumindo, na minha opinião, pode ir sem medo.

• Curtir 1
Postado

sua placa-mãe tambem não tem dissipador nos VRMS ?

3 minutos atrás, josecaiof disse:

@Erike22 vamos lá, por partes. qual o modelo e marca exato da fonte?

Fonte Gigabyte B700H 700W 80Plus Bronze PFC Ativo, GP-B700H

6 minutos atrás, djfulano disse:

Postado

@Erike22 beleza. eu iria de 5600, excelente pra jogos, praticamente mesma performance do 5600x. você consegue importar por bom valor, e até parcelar sem juros. trocar a placa-mãe pra usar esse cpu ou o 5700x pra JOGOS, não será necessário, nada além de atualizar o BIOS. se quiser pegar uma placa-mãe nova mesmo assim é outro papo.

Postado

@djfulanosua placa-mãe tambem não tem os dissipadores nos VRMS ?

2 minutos atrás, josecaiof disse:

@Erike22 beleza. eu iria de 5600, excelente pra jogos, praticamente mesma performance do 5600x. você consegue importar por bom valor, e até parcelar sem juros. trocar a placa-mãe pra usar esse cpu ou o 5700x pra JOGOS, não será necessário, nada além de atualizar o BIOS. se quiser pegar uma placa-mãe nova mesmo assim é outro papo.

na sua opinião mesmo sem o dissipador você acha que essa plaquinha segura o 5700x ou só com upgrade mesmo de placa-mãe ?

• Solução
Postado

@Erike22 pra jogos? com certeza. nunca será usado 100% como em teste de stress, fora que o consumo do 5700x não é igual de um 2700x da vida que fazia essas placas mais simples sofrerem. novamente, usar o 5700x somente pra jogos é meio desperdício, mas a escolha é sua.

Postado
1 hora atrás, Erike22 disse:

@djfulanosua placa-mãe tambem não tem os dissipadores nos VRMS ?

na sua opinião mesmo sem o dissipador você acha que essa plaquinha segura o 5700x ou só com upgrade mesmo de placa-mãe ?

Também não tem dissipador, é a mesma placa-mãe sua.

A placa-mãe segura muito bem o 5700x.  Uso tanto para jogos quanto para render.

Sobre a escolha 5600 ou 5700x, vai depender de  quanto quer gastar e a longevidade que espera.

5600 hoje atende todos os requisitos para jogos. Mas pela diferença de preço entre eles acho que vale a pena o 5700x.

Obs. Usei essa prime b450 por 3 anos com o 2700x, e agora tô com o 5700x nela. Ele é dura na queda. Rs

• Curtir 1
Postado

Apesar do 5700x ser bem superior ao 2700x, ele consome bem menos.

As pessoas tem a tendência de achar que um processador mais forte vai exigir mais do VRM. Neste caso o 5700x vai exigir mais ou menos o mesmo que um Ryzen 3600 ou 5600...

Obs: consumo do 5700x = 5700g

124883.png

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...