Ir ao conteúdo

dicas para upgrade de hardware

Ir à solução Resolvido por Diego Mendes Rodrigues,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde Galera, beleza?

Galera, esse ano pretendo começar a comprar as peças do meu novo Pc (dar um upgrade no Hardware) E já de agora, queria algumas dicas de peças que poderia comprar futuramente, quero peças que aumentem consideravelmente o desempenho que meu Pc tem hoje.

O Pc que tenho atualmente: 

placa-mãe: A320 PRIME

FONTE: REDRAGON RPGS 600 WATS

memória RAM: 16 GBS 2400MHZ

PROCESSADOR: Ryzen 5 2600

GPU: GTX 1660

Desde já, obrigado!

• Solução
Postado

@Gabriel G Lopes , bom dia.

Inicie pelo processador, um AMD Ryzen 5600.

Você pode comprar no AliExpress ou em lojas nacionais.

Caso queira resfriar ainda melhor o Ryzen 5600, pode utilizar o Air Cooler DeepCool Gammaxx AG400.

Depois pode colocar 16GB (2*8GB) ou 32GB (2*16GB) de memória RAM, na frequência de 3200MHz.

Essa frequência é a recomendada para os processadores da linha AMD Ryzen 5000, além de ser suportada pela sua placa-mãe.

Existem boas opções com excelentes preços no AliExpress.

Na sequencia colocaria um SSD SATA III, com o tamanho que você achar necessário, como 500GB ou 1TB.

Neste ponto, com um novo processador, SSD e memória RAM novos, seu computador será outro!

Sua placa-mãe possui o slot PCIe 3.0 para colocar a placa de vídeo.

Você precisa ver se sua placa de vídeo (GeForce GTX 1660) te atende atualmente, pois suas opções de expansão estão na linha 20XX, como por exemplo: RTX 2060 Super, RTX 2070, RTX 2080.

Caso altere sua placa de vídeo, recomendo que você reveja sua fonte, pensando no consumo (TDP) dos componentes, como:

OPÇÃO 1

- Processador AMD Ryzen 5600 (65W), DeepCool Gammaxx AG400 (5W), memória RAM (10W), SSD (5W), placa-mãe (70W), fans do gabinete (25W), outros (30W) = 210W

- GeForce GTX 1660 = 120W

Total = 330W

Fonte recomendada: 550W Plus Gold, PCF Ativo ou 650W Plus Gold, PCF Ativo (melhor opção)

OPÇÃO 2

- Processador AMD Ryzen 5600 (65W), DeepCool Gammaxx AG400 (5W), memória RAM (10W), SSD (5W), placa-mãe (70W), fans do gabinete (25W), outros (30W) = 210W

- GeForce RTX 2060 Super 8GB = 160W

Total = 370W

Fonte recomendada: 650W Plus Gold, PCF Ativo ou 750W Plus Gold, PCF Ativo (melhor opção)

Recomendo as fontes da XPG, como por exemplo a XPG Core Reactor, 750W, 80 Plus Gold Modular.

Espero ter ajudado.

Abraço!

Diego

• Curtir 2
Postado

@Diego Mendes Rodrigues Primeiramente Muito Obrigado pelo comentário!!

Eu estava pensando também em trocar a placa-mãe para conseguir por Ssds mais rápidos e placas mais novas, tem alguma placa-mãe que você me recomenda?

nos preços atuais, estava interessado em uma 3060 Ti mas não sei se os preços aumentaram com o passar dos meses.

Desde já, obrigado!

Postado
6 horas atrás, Gabriel G Lopes disse:

@Diego Mendes Rodrigues Primeiramente Muito Obrigado pelo comentário!!

Eu estava pensando também em trocar a placa-mãe para conseguir por Ssds mais rápidos e placas mais novas, tem alguma placa-mãe que você me recomenda?

nos preços atuais, estava interessado em uma 3060 Ti mas não sei se os preços aumentaram com o passar dos meses.

Desde já, obrigado!

Eu gosto das placas-mãe da ASUS, como:

- ASUS TUF Gaming B550m Plus https://pt.aliexpress.com/item/1005004418395018.html

- ASUS TUF GAMING B550M-PLUS WIFI II https://pt.aliexpress.com/item/1005002988281039.html (utilizo essa)

Essas placas são bem estáveis e completas. 

Existem também as placas da Soyo, que cada vez mais o pessoal está utilizando.

https://pt.aliexpress.com/w/wholesale-soyo-b550m.html?catId=0&initiative_id=AS_20230205232838&origin=y&SearchText=soyo+b550m&spm=a2g0o.detail.1000002.0

Quanto a placa de vídeo RTX 3060 Ti, está complicado saber se o valor irá baixar, já que cada vez mais a GeForce, AMD e Intel estão entrando nessa briga.

Eu utilizo uma RTX 3070, sendo que comprei ela no AliExpress faz pouco tempo.

Espero ter ajudado.

Abraço,

Diego

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!