Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tudo bem?

Fiz um pequeno grafico/gantt no excel, e tenho uma planilha que a quantidade de colunas é grande.

Assim, para facilitar, gostaria de saber se é possível, VIA FORMULA (e não VBA) eu consigo setar/manter o posicionamento do cursor a partir do valor de uma celula (que no meu caso, seria o valor do dia atual.. tipo usando/comparando com a função "TODAY()").

A dúvida é, eu consigo orientar o posicionamento do cursor (orientado a coluna), a partir de um valor que eu definir?

(detalhe... as colunas A, B, C, D e E estão congeladas já, daí preciso travar que o cursor se inicie a partir da coluna F).

Obrigado !

• 2 semanas depois...
Postado

Dá pra usar um artifício com a fórmula HIPERLINK, que é a única fórmula "ativa" do Excel que eu conheço (as demais apenas retornam alguma coisa mas não fazem).

Supondo que você queira ir para a linha 1 e coluna = coluna que contenha a data de hoje e que a família de datas estejam da célula F1 em diante (F1, G1, H1, ...), você poderia usar, por exemplo:

=HIPERLINK("#" & ENDEREÇO(LIN(F1);CORRESP(HOJE();$F$1:$AG$1;0)+COL(F1)-1);"IR PARA HOJE")

Dá inclusive pra usar um ícone simulando um botão no lugar do Texto Amigável, por exemplo:

=HIPERLINK("#" & ENDEREÇO(LIN(F1);CORRESP(HOJE();$F$1:$AG$1;0)+COL(F1)-1);"📅")

Exemplo no anexo.

HiperlinkColunaDia=Hoje(CdoH).xlsx

• Curtir 1
Postado

Edson, muito obrigado pela explicação e formula. 

Não sabia que conseguiamos criar um icone só com a fórmula. (Testei aqui e deu certinho).

saberia dizer como eu posso alterar a formula para que o dia atual fique no começo da tela (isto é, em seguida das colunas fixas )?

Agradeço muito mesmo pela ajuda !

Postado

Sem VBA fica mais complicado, pois vai depender do nível de zoom que sua planilha está, da resolução e do tamanho do seu monitor (quantas colunas estão visíveis), da largura das colunas, inclusive as à direita, se a Pasta de Trabalho Excel e a janela da da planilha em questão estão maximizadas ou não, etc...

Mas se você sempre usa no mesmo PC e sempre maximizado, dá pra você mandar o link selecionar N colunas adiante da data em questão, de modo que N desloque a data atual para a primeira coluna ao lado da última congelada.

Pra isso você teria que somar um delta no argumento núm_col da função ENDEREÇO (manualmente ajustado até dar certo).

Note contudo que a intenção de seu interesse inicial, a de que a data de hoje seja selecionada, não será mais atendida pois a célula selecionada ficará à frente desta.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...