Ir ao conteúdo

Melhor gabinete com airflow

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, estou com um problema no meu PC que está congelando a tela depois de uns 20 min de jogo e só volta depois de reiniciar. A temperatura dele está bem alta enquanto está em jogo e penso em comprar um gabinete mesh para ajudar na circulação de ar, e trocar a fonte também. Minha dúvida é sobre qual gabinete seria melhor para mim, olhei o Montech x3 e me interessou, mas vi que as fans que vem nele são molex, nunca usei fan no meu PC, então não sei como funciona. Gostaria de uma em que eu tivesse mais controle sobre a velocidade dos fans e não um que funcionasse sempre a 100% como os molex, por causa do som que acredito que possa incomodar e nem sempre vai ser necessário estar em 100%. Eu comprando esse gabinete e comprando outra fan por fora, que seja aRGB, o gabinete vai ter suporte para ela? Para o controlador, no caso. Minha placa-mãe é a ASUS Prime A320M-K/BR, podem me informar se ela tem suporte para conectar esses fans?

Placa-Mãe A320M-K/BR ASUS

Processador Ryzen 5 Pro 3350G

Cooler do Processador Pichau Gaming Sage

Fonte AZZA PSAZ-550W 80 PLUS

Memória Interna SSD 500GB

memória RAM 16GB (2x8) 3000Mhz

Gabinete atual TGT Combat

Gabinete Gamer Montech x3 MESH, Mid Tower, White, ATX, Com 6 Fans RGB, Vidro Temperado, X3 MESH (W) (terabyteshop.com.br)

Gabinete Gamer Montech AIR 100 ARGB, Mini Tower, White, mATX, 4 Fans, Vidro Temperado (terabyteshop.com.br)

Gabinete Gamer Montech AIR X ARGB, Mid Tower, Vidro Temperado, White, E-ATX, Sem Fonte, Com 3 Fans (terabyteshop.com.br)

Esses são alguns gabinetes em que estava interessado, caso tenham outras sugestões, fiquem à vontade. Desde já, obrigado.

Postado

O X3 Mesh tem um airflow eficiente com os 6 fans (3x140mm e  3x120mm) pre-instalados, vide no review do Gamers Nexus.

O fato dos conectores dos fans serem Molex significa:

• Não consegue controlar a rotação dos fans, vão ficar sempre em 100%, para controlar precisa de fans com conector PWM (4 pinos), ligados numa controladora ou na placa-mãe.
  • O "fru fru rainbow" dos fans é "RGB Rainbow" fixo - cada fan tem 3 LEDs: Red, Green, Blue. Mas felizmente tem opção de desligar pelo botão LED do gabinete. Com fans ARGB ligados numa controladora e/ou placa-mãe com suporte consegue centenas de efeitos.

Ou compre um gabinete que venha sem fans e compre um conjunto de fans de qualidade - como as Scythe Kaze Flex que custam uns R$ 80,00 cada - sem "fru fru".

Exemplos  - sem fans:

SuperFrame Overtake, mid-tower com bom espaço, frente mesh (tela), sem fans.

DeepCool CC560 mid-tower com bom espaço, frente com grades, sem fans.

Com fans:

Montech Air 1000 Lite (3 fans)

Postado

@1lokos Então eu posso comprar o x3 Mesh e trocar as fans que já vem pré instaladas por uma PWM, e ela vai funcionar de boas? Tem espaço nesse gabinete para o controlador? E caso minha placa-mãe não tenha as entradas para os conectores de 4 pinos, só com o controlador eu já consigo fazer as fans funcionarem? Vou olhar os modelos que você indicou.

• Solução
Postado

No caso basta comprar um conjunto de fans PWM e controladora, que permita ser gerenciada por um PMW da placa-mãe, assim a RPM dos fans será ajustada pelo BIOS em função da temperatura do CPU.

Mas só compensará pegar o Montech 3 Mesh em promoção por menos de R$ 300,00 já que vai ter que gastar quase o valor de outro gabinete com fans e controladora de boa qualidade.

Postado
45 minutos atrás, 1lokos disse:

No caso basta comprar um conjunto de fans PWM e controladora, que permita ser gerenciada por um PMW da placa-mãe, assim a RPM dos fans será ajustada pelo BIOS em função da temperatura do CPU.

Mas só compensará pegar o Montech 3 Mesh em promoção por menos de R$ 300,00 já que vai ter que gastar quase o valor de outro gabinete com fans e controladora de boa qualidade.

Peguei ele mesmo, por menos de 300. As fans vou comprar só se necessário, vou ver se as que vem nele já são boas. Obrigado pela resposta, foi bem detalhado, ajudou bastante.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!