Ir ao conteúdo

Upgrade de Placa de Vídeo

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, sou novo no fórum, não sei usar muito bem, peço perdão por qualquer coisa haha.
Bom, estou com meu primeiro computador, a configuração é um i7 4770, 16GB RAM 1600MHZ, H81M-C ASUS e uma GTX 1050 TI.
eu estava pensando em trocar de GPU, estava vendo uns testes no youtube com diversas placas de vídeo, e gostaria de saber, qual placa de vídeo vocês me recomendam pra usar com este I7? Eu tinha visto que o teto desse CPU é uma RTX 3060, vale a pena investir numa RTX 3060 ou pegar mais leve e investir em outra placa como uma GTX 1660 SUPER por exemplo?
(OBS: pretendo mais pra frente trocar a placa-mãe, e colocar mais um dual channel de 8 GB, totalizando 32GB)
(OBS 2: pessoal, pretendo sim mais pra frente trocar pra um socket mais atual. Porém esse computador tem um enorme significado para mim. Do meu tio foi passado para mim. Então gostaria de usar ele como segundo computador!)

Postado

3060 ainda é muito pra essa CPU, mas não acho que você deva economizar por dar gargalo. Recomendo trocar esse kit inteiro quando puder já que você consegue muita coisa nova e melhor na mesma faixa de preço.

Ryzen 5 5500 - 649,99

Gigabyte B450 AORUS M - 699,90

2x8gb 3200MHz  - R$ 319,90

Você consegue facilmente vender seu kit atual por um preço semelhante, na faixa dos mil reais e inteirar pra pegar esse que é bem mais atual e possui o dobro ou triplo de performance.

Esse processador consegue levar até 3070 ti sem ou quase nenhum tipo de gargalo.

Postado

Não existe um "teto" para GPU, existe na verdade um "teto" de desempenho que seu processador consegue em determinados jogos. Jogos atuais tendem a dar muito mais trabalho para seu processador, que já está pra completar 10 anos de lançamento ano que vem (ele rendeu bem nos últimos anos). Geralmente no PC consideramos que 60 FPS é a taxa de quadros mínima para se jogar decentemente, e acredito que esse seja seu objetivo, rodar jogos com pelo menos 60 FPS numa qualidade aceitável. Infelizmente seu processador não conseguirá te proporcionar essa experiencia em certos games, apesar da RTX 3060 ser suficiente para rodar praticamente qualquer jogo atual a 60 FPS em 1080p ou 1440p (desde que não abuse da qualidade gráfica). Então fica um grande desequilibrio no seu PC, e reduzir a placa de vídeo não vai mudar isso, seu processador vai continuar sendo fraco para certos jogos, só que em vez de você ainda puder aproveitar jogos no Ultra 30 FPS, você talvez tenha que colocar no médio para a placa de vídeo mais fraca também aguentar 30 FPS.

• Curtir 1
Postado

@Goner Entendi. Obrigado!

@GuilhermeGB Sim, essa é a ideia, como disse, rodar jogos numa qualidade aceitavel, pelo menos 60 FPS. Nem que seja com o VSync ligado. Eu até pensei anteriormente em trocar para um I7-4790K, porém, não tem uma diferença gritante do 4770 para o 4790K. Pelo visto, será melhor investir em um socket mais atual, correto?

• Solução
Postado
4 minutos atrás, ginger1939 disse:

@GuilhermeGB Sim, essa é a ideia, como disse, rodar jogos numa qualidade aceitavel, pelo menos 60 FPS. Nem que seja com o VSync ligado. Eu até pensei anteriormente em trocar para um I7-4790K, porém, não tem uma diferença gritante do 4770 para o 4790K. Pelo visto, será melhor investir em um socket mais atual, correto?

Sim, exato, não vai ter ganho mantendo o soquete. Ganho real só pegando algo recente, de preferência um Core i5 ou Ryzen 5, você ficaria espantado ao ver a diferença entre esses processadores nos jogos mais novos. Só pra você ter uma ideia, veja um comparativo entre um i7 3770K e um i7 13700K (junto com uma RTX 4090):

Postado

@GuilhermeGB Caramba. Fiquei sem palavras. Bom, de fato o jeito será atualizar para um socket mais atual. Obrigado por esclarecer! Abraço.

7 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Sim, exato, não vai ter ganho mantendo o soquete. Ganho real só pegando algo recente, de preferência um Core i5 ou Ryzen 5, você ficaria espantado ao ver a diferença entre esses processadores nos jogos mais novos. Só pra você ter uma ideia, veja um comparativo entre um i7 3770K e um i7 13700K (junto com uma RTX 4090):

@GuilhermeGB @GuilhermeGB

Postado

@ginger1939 fico contente em ajudar. Não sei se você percebeu, mas a diferença não é apenas na média de FPS, mas na estabilidade (observe o 1% Low e a linha do frametime, por exemplo). Em algumas horas o 3770K tinha médias até boas, mas o desempenho estava muito instável (um caso crítico foi no Spider Man), às vezes é difícil perceber pelo vídeo, mas jogando você sente que o jogo não está fluido e a jogabilidade está desconfortável.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Sim. Foi a primeira coisa que vi no vídeo, 1% Low do 3770K estava gritante. O meu 4770 só aguenta ainda graças aos seus 8 threads assim como o 3770K. Posteriormente o Hyper-Threading, caso contrário, não rodaria quase nada do que eu costumo jogar.

Postado
7 minutos atrás, ginger1939 disse:

@GuilhermeGB Sim. Foi a primeira coisa que vi no vídeo, 1% Low do 3770K estava gritante. O meu 4770 só aguenta ainda graças aos seus 8 threads assim como o 3770K. Posteriormente o Hyper-Threading, caso contrário, não rodaria quase nada do que eu costumo jogar.

8 threads hoje em dia não são nada, 12 é o mínimo pra jogar de forma estável. 

Em qualquer jogo seu i7 vai ficar 80-90% de uso

Postado

@Goner Concordo com você, porém só tem um caso cujo eu ainda acho um 4/8 decente. no caso o I3 13100F, um baita processador de entrada. Posso estar falando besteira, mas ele é um cpu decente graças a sua litografia e algumas tecnologias mais recentes. É o único caso onde acho um 4/8 bom.

Postado
4 minutos atrás, ginger1939 disse:

@Goner Concordo com você, porém só tem um caso cujo eu ainda acho um 4/8 decente. no caso o I3 13100F, um baita processador de entrada. Posso estar falando besteira, mas ele é um cpu decente graças a sua litografia e algumas tecnologias mais recentes. É o único caso onde acho um 4/8 bom.

13100f é um processador terrível. Não possui nenhuma evolução em relação ao 12100f e é bem mais caro. 

Postado
1 minuto atrás, Goner disse:

13100f é um processador terrível. Não possui nenhuma evolução em relação ao 12100f e é bem mais caro. 

Entendi, só teve de fato uma boa evolução do 10105f para o 12100f, correto? Pois pelo que me lembro, o I3-10105F foi um desastre também né?

Postado

@ginger1939 o i3 12100F, mesmo tendo apenas 4 núcleos/8 threads, consegue ficar entre um i5 10400F e um i5 11400F, ambos de 6 núcleos/12 threads. Ainda existem raras exceções onde a quantidade de threads pode fazer mais diferença que o "poder bruto" de cada núcleo, nesses caso o i3 pode ficar um pouco atrás. É preferível ter um processador com threads sobrando, ele conseguiria ter mínimas mais estáveis porque consegue lidar com processos do Windows ou de outros programas no background sem atrapalhar o jogo, é por isso que dizemos que 12 threads é o "mínimo".

Postado
2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@ginger1939 o i3 12100F, mesmo tendo apenas 4 núcleos/8 threads, consegue ficar entre um i5 10400F e um i5 11400F, ambos de 6 núcleos/12 threads. Ainda existem raras exceções onde a quantidade de threads pode fazer mais diferença que o "poder bruto" de cada núcleo, nesses caso o i3 pode ficar um pouco atrás. É preferível ter um processador com threads sobrando, ele conseguiria ter mínimas mais estáveis porque consegue lidar com processos do Windows ou de outros programas no background sem atrapalhar o jogo, é por isso que dizemos que 12 threads é o "mínimo".

Faz sentido, não tinha conhecimento dessa parte. Até então a ideia de um futuro upgrade de socket, era para um i3 13100f, ou um 12100f. Mas pelo visto um I5 seria um investimento melhor... Bom, fora os i3, estava de olho em um i5 12400f.

Postado

@ginger1939 12400F é um excelente processador, só que acho salgado o preço atual dele. O local mais barato que encontrei ele está custando R$1.150, o Ryzen 5 5600, processador equivalente (um poquinho abaixo), está por R$860, uma economia de R$300 que já quase paga um par de memórias DDR4.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...