Ir ao conteúdo

Memória em XMP aparentemente não modificou a frequência

Ir à solução Resolvido por Rodrigo Rondon,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoal, tudo bem?

Então, eu tenho duas memórias 8gb 3200mHz (T-FORCE VULCAN PICHAU). Por padrão da JEDEC ambas estavam funcionando com 2400 MHz apenas. Fui na BIOS, ativei o XMP, liberando o perfil de 3200mHz, entretanto, mesmo com ele ativo a memória ainda funciona em 2400.

Meu processador é um Ryzen 5 5600g, e minha placa-mãe é uma A520 DS3H.

Muito obrigado desde já.

Postado

Olá! Boa tarde, tudo bem?

Pode me mandar uma print do CPU-Z na aba Memory e SPD por favor?

Pode ser que houve algum erro ao salvar na BIOS, ou talvez você tenha esquecido de salvar o que é bem improvável...

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, poinc disse:

@ess3ntial Claro!

image.png.ac83c4bd6dda6bca8b00aece46d8d4cb.png

-----------------------------------------------------------------------------------

image.png.70d22055acfb66736dfd8d88c2690f5e.png

É, realmente, não está nos 3200MHz que deveria estar com XMP ativo, estranho, sem querer dar muito trabalho, mas já dando, você pode ir na BIOS e tirar uma foto de onde você ativa o XMP por favor?

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, poinc disse:

@ess3ntial claro, sem nenhum problema.

Quando eu ativei ele ficou assim:

image.thumb.png.d4a313e55546846d0ae54d6bd03d0176.png

Quando desativo ele fica assim:

image.thumb.png.1ef32ca9a7b047857fb96e3fdfb63847.png

Isso já deveria funcionar mas tem alguma coisa lá em Advanced Memory Settings? As vezes alguma opção pode ser importante lá.

@poincEu estava pensando e pesquisando, você já atualizou a BIOS?

@Shaman93O que acha que pode ser?

• Curtir 1
  • Confuso 1
Postado

@ess3ntial olha, eu nunca efetuei uma atualização da minha BIOS. Esse setup é recente, tem um ano mais ou menos. Será que isso tem a ver?

Quanto ao advanced memory settings, são essas opções (a que está em amarelo é SPD Info, que é algo apenas visual, não da para mexer em nada):

image.thumb.png.736b57bde26ddddc71d62d5016a024fa.png

No Memory Submitings, temos isso:

image.png.387ee182a9330472f2f5e7ec21b49455.png image.png.8e3064a4deb89646a5352ba1950d084a.png

Postado

@ess3ntial deu certo, foi falta de atenção mesmo. Por eu ter mais de um SSD, a BIOS inverteu a minha ordem de boot e estava tentando inicializar no SSD que não continha o Windows.

Enfim, funcionou, atualizei a BIOS, ativei o XMP e agora está com 3200mHz.

Muito obrigado mesmo pela ajuda e pela paciência.

Postado
agora, poinc disse:

@ess3ntial deu certo, foi falta de atenção mesmo. Por eu ter mais de um SSD, a BIOS inverteu a minha ordem de boot e estava tentando inicializar no SSD que não continha o Windows.

Enfim, funcionou, atualizei a BIOS, ativei o XMP e agora está com 3200mHz.

Muito obrigado mesmo pela ajuda e pela paciência.

Opa, que bom que funcionou então, que isso, acredito que todos aqui ativos estão para ajudar.

Se poder me ajudar reage aí aos meus posts e me coloca como solução para dar uma força, obrigado!

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...