Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite galera, beleza com vocês?

Galera, do meio para o fim desse ano, estou planejando fazer um upgrade no meu setup e tenho algumas duvidas que queria ajuda para esclarecer.

O meu pc atual é:

placa-mãe: PRIME A320M-K

FONTE: REDRAGON RGPS 80 PLUS BRONZE 600 WATS

PLACA DE VÍDEO: GTX 1660

PROCESSADOR: Ryzen 5 2600

RAM: 16 GBS DE RAM 2666 MHz

ARMAZENAMENTOS: 120 GBS SSD (WINDOWS) , 1 TERA HDD 7200 RPM , SSD 500 GBS.

ADICIONAL: 5 FANS NO GABINETE

O quê estou pensando é em comprar um Ryzen 5 5600/5600 X e uma RTX 3060.

Porém, tenho algumas perguntas:

- Minha fonte atual aguentaria esse upgrade ou é melhor comprar uma fonte com mais wats? 

- Minha placa-mãe suporta esse processador e essa placa de vídeo? 

- Seria necessário comprar pentes de memória RAM com mais velocidade? as minhas atuais diminuiram o desempenho do pc com essas novas peças?

Desde já, muito obrigado pelo suporte!

Postado

Boa noite!

1º A fonte recomendada para um sistema com a RTX 3060 é de 550w, então você vai ter um pouco de folga.

2º A A320M-K só suporta Ryzen até 3rd Gen sem vídeo integrado.

3º Se você não for nenhum entusiasta a diferença de uma memória em dual channel a 2666mhz para um dual channel a 3200mhz é mínima.

• Obrigado 1
  • Solução
Postado
6 minutos atrás, Sanma disse:

2º A A320M-K só suporta Ryzen até 3rd Gen sem vídeo integrado

@Sanma Correção, com atualização de BIOS ela suporta.

14 minutos atrás, Gabriel G Lopes disse:

O quê estou pensando é em comprar um Ryzen 5 5600/5600 X e uma RTX 3060.

Porém, tenho algumas perguntas:

- Minha fonte atual aguentaria esse upgrade ou é melhor comprar uma fonte com mais wats? 

- Minha placa-mãe suporta esse processador e essa placa de vídeo? 

- Seria necessário comprar pentes de memória RAM com mais velocidade? as minhas atuais diminuiram o desempenho do pc com essas novas peças?

1- Sim ela suporta.

2- Sim, mas precisa atualizar a BIOS.

3- Não, seria menor do que com um kit 3200mhz por exemplo, mas da pra fazer OC manual para tirar um cadin a mais desses seus pentes (assumindo que seja um kit 2x8).

• Curtir 1
Postado

@PlayerUzumaki Boa noite, primeiramente obrigado!

Atualização de BIOS? como funciona isso?

O meu medo com a fonte é que sobrecarregue ela, já que tenho 3 armazenamentos e 5 fans também, mas se ela consegue empurrar essa configuração com folga, então beleza.

@Sanma Obrigado pela resposta!

Postado
18 minutos atrás, Gabriel G Lopes disse:

O quê estou pensando é em comprar um Ryzen 5 5600/5600 X

Aliás, pegue o 5600 não X, o 5600X é mais caro por nada.

agora, Gabriel G Lopes disse:

@Gabriel G Lopes É só dar uma olhada no youtube, caso não se sinta confiante para fazer o processo leve a uma assistência de confiança para que façam o serviço para você.

1 minuto atrás, Gabriel G Lopes disse:

O meu medo com a fonte é que sobrecarregue ela, já que tenho 3 armazenamentos e 5 fans também

Mal usa energia essas coisas, ela não vai suportar com MUITA folga, mas é o suficiente para o que tem.

• Obrigado 1
Postado
1 minuto atrás, Gabriel G Lopes disse:

O meu medo com a fonte é que sobrecarregue ela, já que tenho 3 armazenamentos e 5 fans também, mas se ela consegue empurrar essa configuração com folga, então beleza.

@Sanma Obrigado pela resposta!

Quanto a isso pode ficar despreocupado, seu sistema inteiro só vai utilizar 550w em casos completamente extremos.
Utilização de maneira convencional não vai forçar o sistema a esse limite.

• Obrigado 1
Postado
2 minutos atrás, Sanma disse:

seu sistema inteiro só vai utilizar 550w em casos completamente extremos.

550W? A 3060 em pico mal usa 170W, o CPU nem 70W direito usa. o sistema deve ficar por volta dos 350-400W em pico máximo.

• Curtir 1
Postado
9 minutos atrás, Gabriel G Lopes disse:

Esse vídeo vai te ajudar na atualização de BIOS, não é nada complicado. Certifique-se de sempre pegar a versão mais atualizada.

OBS. Atualização de BIOS é feita antes de colocar o processador novo. Precisa estar com o antigo instalado para atualizar. Somente as versões acima da 5862 aceitam o Ryzen 5 5600, certifique-se de estar nela ou acima.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

@Gabriel G Lopes Só para reafirmar, se você atualizar o BIOS sem os dois processadores em mãos ficará sem PC. Como o EEPROM desta placa é diminuto irá apagar todas as strings dos processadores Ryzen de 1ª e 2ª geração, além do suporte aos Athlon e série A. Você vai flashar, retirar o CPU antigo que não funcionará mais nela, e colocar o novo.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • mês depois...
Postado

@Sanma @Phoenyx @PlayerUzumaki

Eae galera beleza? 

voltando aqui 2 meses depois, pois consegui o dinheiro e estava pensando em pegar uma 3060 ti no lugar da 3060, teria algum problema com a minha fonte atual? 

Entrei no power calculator hoje, calculei e deu que preciso de uma fonte de 450/500 wats, a minha é 600 wats, procede essas informações? 

Desde já, obrigado!

• mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...